Ano XIII | Edição 757 | 27 de Junho de 2017

PARNAMIRIM

07 de Agosto de 2015

Educação prepara vasta programação para o Mês do Estudante 2015

noticia

No dia 11, dia do estudante acontecerá a Caminhada dos Estudantes: Educação pela paz: não a violência e sim a cidadania!

Com muitas atividades lúdicas, artísticas e culturais, foi aberto na última quarta-feira, dia 5, o Mês do Estudante 2015, iniciativa da Prefeitura Municipal de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC. A solenidade de abertura foi realizada no Auditório da Escola Municipal Augusto Severo, às 8 horas, onde ocorreu o lançamento das Campanhas "Fora da Escola Não Pode" e "Educação para Convivência com o Semiárido", por meio de duas palestras, que foram promovidas pela Promotora de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Parnamirim, Isabelita Garcia e por representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SEMUR.

Após a abertura, haverá uma vasta programação, com várias atividades para os estudantes de Parnamirim, conforme abaixo: 

Dia 11 de agosto de 2015 (terça-feira - dia do estudante): Caminhada dos Estudantes: Educação pela paz: não a violência e sim a cidadania!: Mobilização dos estudantes em prol da cidadania, em caminhada finalizada com apresentações culturais. Local: Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal .Horário: Das 14 às 17 horas. 

Dias 17, 18, 20 e 21 de agosto de 2015: Projeto Cena Ambiental: Espetáculo Itinerante com Bonecos de Animação - STR Produção e Marketing Ambiental.Locais: Escolas Municipais Maria Francinete Gonçalves Maia (Nova Parnamirim), Erivan França (Pirangi do Norte), Hélio Galvão (Vale do Sol) e Maria Fernandes Saraiva (Bela Parnamirim) Horários: Das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas. 

Dia 19 de agosto de 2015 (quarta-feira): Bate papo com o escritor André Neves (Mediadores de Leitura e Estudantes Leitores). Local: Auditório Vinícius Medeiros da Silva (E. M. Augusto Severo) Horário: Das 08 às 12 horas. 

De 24 a 28 de agosto de 2015: Semana do Bebê 2015 / Semana da Educação Infantil 2015 Dias 25 e 26 de agosto de 2015: Lançamento do Livro "Como lidar com o Bullying", com a presença do autor Mário Ênzio Filho; Local: Auditório Vinícius Medeiros da Silva (E. M. Augusto Severo) Horário: Das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas 

Dia 26/08/2015 (sexta-feira): Final do Concurso da Mais Bela Voz Estudantil  Encerramento da Semana do Estudante 2015. Local: Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal. Horário: A partir das 19 horas.

 

Câmara Municipal disponibiliza vídeos das sessões ordinárias na TV Câmara

noticias 07 de Agosto de 2015

Todos os vídeos com as sessões ordinárias realizadas na atual legislatura, estão disponíveis

A Presidência da Câmara Municipal de Parnamirim (CMP), através da Assessoria de Imprensa, começou a disponibilizar todos os vídeos com as sessões ordinárias realizadas na atual legislatura. São mais de 60 vídeos que podem ser acessados no site da Câmara, no espaço destinado à "TV Câmara".

A transmissão ao vivo das sessões e audiências públicas, além das reprises, continuam disponibilizadas no mesmo espaço. "É mais um meio de garantir a transparência dos nossos atos. Qualquer cidadão pode verificar e acompanhar os trabalhos do Legislativo municipal", diz o presidente da CMP, vereador Ricardo Gurgel (PSB).

A Assessoria de Imprensa da CMP explica que os vídeos estão, gradativamente, sendo enviados ao site da Câmara. A expectativa é de que ainda este mês todos os arquivos estejam disponíveis. A TV Câmara - que utiliza um canal do site YouTube - também exibe as edições do programa "Câmara Informa" e os vídeos podem ser acessados a qualquer momento. "Através da assessoria de imprensa, queremos dar visibilidade às atividades da Câmara. A disponibilização desses vídeos é um avanço nesse sentido", completa Ricardo Gurgel. 

Barreira do Inferno é o segundo ponto turístico mais visitado do RN

07 de Agosto de 2015

As vésperas de completar 50 anos de atividades, O Centro de Lançamentos Barreira do Inferno ou simplesmente Barreira do Inferno é atualmente o segundo ponto turístico mais visitado do estado, chegando a receber cerca de 100 mil visitantes por ano. 

Fundada em 1965 o local se tornou a primeira base de foguetes da América do Sul e está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, distante 12 km de Natal.

Sempre aberto ao público, o local funciona de domingo a domingo, no horário das 8h30 às 15h30 e recebe diariamente uma média de 500 visitantes.

Além dos aspectos turísticos a Barreira do Inferno abriga também muito conhecimento científico através de projetos desenvolvidos em parcerias com universidades federais e institutos astronômicos internacionais. Ao todo, três mil foguetes de pesquisa já foram lançados pela base desde sua fundação. 

Ministro do Turismo garante cursos para Parnamirim

noticias 07 de Agosto de 2015

O curso de cozinheiro será um dos serão oferecidos pelo Pronatec, em Parnamirim

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, firmou um convênio com o prefeito Maurício Marques, de Parnamirim, para promover a qualificação de pessoas através do Pronatec Turismo. O acordo, publicado na edição da quarta-feira (29) do Diário Oficial da União, tem duração de dois anos.

Serão 120 vagas para profissionais que atuam como agente de informações turísticas, cozinheiro, garçom, salgadeiro, confeiteiro, preparador de doces e conservas. A execução do programa será feita em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do município.

O Pronatec Turismo já beneficiou outras cinco cidades do Rio Grande do Norte, além de Parnamirim. Profissionais dos municípios de Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape e Tibau do Sul serão qualificados por meio do programa. A expectativa é que, até o final do ano, sejam abertas 700 vagas no estado.

O Senac é o principal executor dos cursos profissionalizantes no estado. Os interessados devem acompanhar a publicação das datas de pré-matrículas e ficarem atentos aos cursos e ao número de vagas disponíveis junto aos órgãos municipais de turismo.

Desde o início de julho, já foram publicados no Diário Oficial da União 30 acordos de cooperação técnica que instituem parcerias entre o Ministério do Turismo e órgãos estaduais e municipais de Turismo, com o objetivo de implantar o Pronatec Turismo e iniciar as aulas das novas turmas de 2015. 

Pium Artes realiza mais uma edição com apresentação de músicas, danças e artesanato

noticias 07 de Agosto de 2015

O Projeto Pium Artes, realizado na ultima sexta-feira de cada mês cresceu em público e em diversidade tomando o chão tradicional do largo da feirinha de frutas da comunidade. Produzido pela Fundação Parnamirim de Cultura, em parceria com artistas e produtores, o evento apresentou mais uma edição na noite da última sexta-feira (31) com a performance de músicos, artesãos e poetas.

O cantor e compositor Ismael Alves abriu a programação trazendo um repertório composto de canções autorais e interpretações autores regionalistas como Vital Farias, Elino Julião e Renato Teixeira.

Um dos pontos altos da noite foi a apresentação especial do Grupo de Danças e Cantares Portugueses que veio de Goiás para uma temporada potiguar. Os integrantes vestidos com figurinos tradicionais apresentaram danças típicas lusitanas.

O duo Regina e Mazinho apresentou um repertório com clássicos da MPB que contou com a participação do poeta mossoroense  Antonio Francisco, um dos grandes nomes da literatura sertaneja do pais.

Radicado em Pium e parceria da iniciativa, o produtor cultural Nelson Rebouças destaca que o projeto é uma grande janela para os artistas radicados na comunidade."O Pium Artes é uma grande oportunidade para mostrar os talentos que vivem em Pium. Artistas como Karol Pozadski, Mirabô, Kiko Alves, Arlindo Ricarte, Lupe Albano, Oswin Loss que deverão mostrar seus trabalhos futuramente", afirma.

O presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes destaca o crescimento do projeto:"O Pium Artes está constituindo a feirinha de frutas do Pium como mais um espaço cultural da cidade, espaço de encontro e fruição cultural. A próxima edição será no dia 28/8 e virá recheada de boas apresentações artísticas e culturais, além da tradicional exposição de artes e artesanatos", destacou. 


JM