Ano XIII | Edição 757 | 27 de Junho de 2017

ESPORTE

07 de Agosto de 2015

Alecrim FC comemora centenário e incentiva a doação de sangue

noticia

A sede do Alecrim FC se localiza na Rua dos Caicós, no bairro do mesmo nome

Mais um time do Rio Grande do Norte, comemora 100 anos de existência. O Alecrim FC, o caçula dos três maiores times de Natal. No dia 15 de agosto de 1915 um grupo de rapazes formado por Lauro Medeiros, Pedro Dantas, Cel. Solon Andrade, José Firmino, Café Filho (ex-Presidente da República e ex-goleiro do Alecrim em 1918 e 1919), Humberto Medeiros, Gentil de Oliveira, José Tinôco, Juvenal Pimentel e Miguel Firmino, em reunião realizada na casa do Cel. Solon Andrade, fundaram no então longínquo bairro do Alecrim, próximo da atual Igreja São Pedro, o Alecrim F.C. A idéia inicial que motivou a fundação do clube esmeraldino tinha como objetivo principal ajudar de forma filantrópica as crianças pobres do bairro que lhe deu origem.

Alguns "pesquisadores" afirmam que o Alecrim foi fundado em 15 de agosto de 1917. Entretanto, no dia 26 de setembro de 1916, o jornal A República n.º 215 publicava a seguinte notícia na coluna "VÁRIAS": "No bairro do Alecrim, alguns moços fundaram o Alecrim Foot Ball Club que manterá uma escola nocturna gratuita para o ensino às creanças pobres daquelle bairro. Louvamos a iniciativa dos jovens daquella associação, que por esta forma esforçam-se para extinguir o analphabetismo que em grande escala se desenvolve no nosso paiz" (grafia da época).

Na época, jogadores e torcedores de ABC e América faziam parte da elite da cidade, enquanto o Alecrim F.C. era composto basicamente de negros e descendentes de índios, o que os expunham a todo tipo de preconceito, que aliás, era muito comum no início do desenvolvimento do esporte bretão em nosso país.

Os grandes dirigentes, baluartes e abnegados da história do Alecrim foram: Bastos Santana, Severino Lopes, Humberto Medeiros, Cel. Veiga, Cel. Pedro Selva, Clóvis Mota, Walter Dore, Braz Nunes, Rubens Massud, Wober Lopes Pinheiro, Gabriel Sucar, Cel. Solon Andrade, além do grande patrono Monsenhor Walfredo Gurgel. Foi na gestão do Governador Walfredo Gurgel que foi doado o terreno da Av. Alexandrino de Alencar, posteriormente vendido ao Ministério da Marinha que proporcionou recursos para a compra do terreno da atual sede .

Os jogadores que foram considerados os melhores da história do clube foram:  Pindaró, Foster, Caçula, Veiga, Mundico, Gentil, Sansão, Manuelzinho, Perequeté,  Zezé, Berilo, Miltinho, Orlando, Miro, João Paulo, Capiba, Sileno, Anchieta, Vasconcelos (ex-jogador do Náutico, Palmeiras, Internacional e Colo-Colo do Chile), Odilon, Alberí, Baíca, Curió, Valter Cardoso, Saraiva, Ticão, Icário, Burunga, entre outros. 

Em 2001, alguns jornalistas, pesquisadores e torcedores elegeram o Alecrim do século: Manuelzinho, Saraiva, Miro, Berilo e Anchieta. Valdomiro, Pedrinho e Vasconcelos. Zezé, Odilon e Icário. Técnico: Pedrinho Teixeira (Pedro 40).

 

DOAÇÃO DE SANGUE

Um século de existência. Às vésperas de comemorar o seu 100º aniversário, o Alecrim Futebol Clube planejou um grande gesto de solidariedade. De 5 a 8 de agosto os cem primeiros doadores de sangue que comparecerem ao Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol) receberão uma camisa alusiva ao centenário do Alecrim.

"A campanha de doação de sangue é uma das ações das festividades do centenário. 

Nosso objetivo é conscientizar a população, principalmente o torcedor do Verdão sobre a importância da doação de sangue e que o resultado desta parceria seja o aumento das doações", falou o vice-presidente do Clube, Marcos Vinícius.

A abertura da campanha aconteceu na última quarta-feira (5), às 9h, na sede do Hemonorte e contou com a presença da Diretoria do Alecrim e do Corpo diretivo do hemocentro. 

Militares de vários estados participam do 5º PM Combat em Natal

noticias 07 de Agosto de 2015

Profissionais da segurança pública de vários estados do Brasil estarão reunidos no próximo dia 29 de agosto para participar do 5º PM COMBAT. Ocorrido pela primeira vez em 2010, a competição busca reunir, incentivar e divulgar a prática das Artes Marciais entre os Policiais Militares e demais profissionais da segurança pública.

O evento esportivo reúne atletas para confrontos em diversas artes marciais. O encontro acontece num sábado a partir das 16 horas no Quartel do Comando Geral da Policia Militar do RN situado à Av. Rodrigues Alves, bairro Tirol em Natal. O acesso para assistir às lutas é aberto ao público geral, bastando apenas comparecer ao quartel e doar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto podendo ser efetuadas com a doação de uma lata de leite. Os atletas interessados podem competir nas modalidades de Jiu-Jitsu, Muay Thai, Boxe, Karatê, Tae Kwon Do, Judô, Submission e MMA (Mixed Martial Arts).

Policiais Militares, Bombeiros, Agentes Penitenciários, Guardas Municipais, Militares das Forças Armadas, Policiais Civis, Federais e Rodoviários Federais podem se inscrever em todas as modalidades. Já os atletas civis poderão disputar apenas as modalidades Boxe e Muay Thai. 

Mais informações podem ser obtidas com M Sergio, um dos organizadores do evento, através do telefone 98832-7990. 

ABC contrata dois novos reforços que devem estrear na próxima semana

noticias 07 de Agosto de 2015

Márcio Passos foi campeão no Irã e quer usar a experiência que tem para ajudar o ABC

Os reforços anunciados pela diretoria abecedista para a sequência de disputa do Campeonato Brasileiro da Série B vão chegando e, sem perder tempo, logo iniciam os treinamentos com o comando do técnico Toninho Cecílio.

Na última terça-feira (4), o mais novo contratado do ABC FC, o lateral direito Ednei, se apresentou à comissão técnica, fez os exames médicos e logo iniciou os treinos. Comandado pelo preparador físico Flávio Paiva, o lateral fez uma atividade de coordenação, agilidade e velocidade aliada com fundamentos e uma movimentação de resistência de velocidade.

O volante Márcio Passos, que se apresentou na sexta-feira passada, dia 31 de julho, vai intensificando os treinamentos físicos para recuperar o condicionamento. Na terça-feira 4, o defensor participou de um treino de resistência especial através de mini-jogos em campo reduzido.

Os dois reforços trabalham sob os cuidados do Departamento de Preparação Física e Fisiologia e treinam para atingir a forma física ideal para iniciarem as atividades com o grupo.

Após atuar pelo América entre os anos de 2011 e 2014, Márcio Passos foi campeão no Irã e quer usar a experiência que tem para ajudar o ABC a sair dessa situação turbulenta. O volante acertou com o Mais Querido até o fim do Campeonato Brasileiro e espera ter mais uma "missão bem sucedida" na carreira. 

O ABC também oficializou a contratação do lateral-direito Ednei, que estava no XV de Piracicaba. O jogador de 29 anos fica no Alvinegro até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. O reforço veio por indicação do treinador Toninho Cecílio, com quem trabalhou durante o Campeonato Paulista. Ednei chegou a Natal na última segunda-feira, dia 3 e se apresentou na terça-feira para os exames médicos e início dos treinamentos.

América-MG, Itumbiara, Rio Branco-AC, Veranópolis, Internacional e Chapecoense estão entre os clubes já defendidos pelo lateral-direito, que também tem passagem pelo futebol da Armênia. 


JM