Ano XIII | Edição 757 | 27 de Junho de 2017

GERAL

07 de Agosto de 2015

Rio Grande do Norte será destaque em programas de TV

noticia

Na Praia de Galinhos serão mostrados seus burros-táxis e o passeio de barco

Não só o carro-chefe Sol e Mar, mas aspectos pitorescos do Rio Grande do Norte: personagens, iguarias e riquezas materiais e imateriais serão transmitidos em rede nacional por 12 programas de TV. Uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN), Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) e ABIH/RN viabilizou o apoio logístico necessário à vinda das equipes de reportagem das emissoras SBT, Record e Rede TV. 

Na próxima terça-feira (10), a equipe do Domingo Espetacular, da TV Record, desembarca em Natal para uma série de sete matérias a serem exibidas a partir de setembro, no quadro mais pitoresco do programa: o Achamos no Brasil, comandado pelo repórter Samukinha. Cada matéria tem uma duração média entre 15 e 30 minutos. A equipe permanece no Rio Grande do Norte até 20 de agosto, ciceroneados pela jornalista Mauriceia Cavalcante. 

Na pauta do programa estão matérias pré-agendadas no Castelo de Bivar (Carnaúba dos Dantas); na "capital mundial do bordado", em Timbaúba dos Batistas; em Barra de Cunhau para mostrar a pesca do caranguejo; na Praia de Galinhos e seus burro-táxis e o passeio de barco; no Mercado da Redinha para mostrar a receita da ginga-com-tapioca; além de imagens da travessia do Rio Sagi até a Paraíba, com o guia Toreba, em Baía Formosa; e a "começão" de ostras no Bar da Ostra, em Georgino Avelino. 

"São histórias inéditas e singulares, que mostram outros aspectos do nosso Estado que merecem ser apreciados. Não temos apenas sol e mar, mas cultura viva, gastronomia e um povo acolhedor que também formam o mosaico de atrativos potiguares. E isso tudo vai ser mostrado em programas de ótima audiência, em canal aberto de televisão. É uma excelente vitrine para nosso Estado", comentou o secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar.

Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, a proposta do programa vai de encontro ao projeto de roteiros turísticos com foco na interiorização, já elaborado pela equipe da Emprotur. "Esses roteiros, inclusive, serão divulgados a partir desta segunda-feira no Turismo Week (evento realizado pela Associação Brasileira de Operadores de Turismo) - uma campanha que reúne as melhores ofertas de viagem para o Brasil e o mundo. Apresentaremos lá esses roteiros para o interior do nosso Estado". 

Nas próximas semanas, outras equipes de reportagem chegam ao Estado para produzirem suas matérias. A estimativa é que cada um dos 12 programas de TV grave pelo menos três matérias para serem exibidas ao longo de sua programação, nos meses de setembro e outubro, totalizando 36 transmissões com o Rio Grande do Norte sendo o foco principal. O trabalho de prospecção junto às redações de cada programa foi realizado por Mauriceia Cavalcante, através de sua RN Vídeo Produções. 

Beco do Picado comemora dois anos de atividades nesta sexta

noticias 07 de Agosto de 2015

A data será comemorada com mais uma Sexta-Feira Samba

O Espaço Cultural Beco do Picado, localizado no Centro de Parnamirim, irá celebrar dois anos de atividades e intervenções artísticas na próxima sexta-feira (07) a partir das 17h. O aniversário será comemorado com mais uma edição da Sexta-Feira Samba, onde subirão ao palco os grupos Nuance e a cantora Ana Tomaz. 

A primeira atividade artística de resgate cultural do Beco, capitaneada pela Prefeitura, através da Fundação Parnamirim de Cultura, foi realizada em agosto de 2013 com o evento "Intervenção Fotográfica Ao Cotidiano". Desde então foram realizados 43 eventos, com a participação de 147 grupos. O Beco tem se consolidado como principal referência cultural da cidade.

No palco do beco já se apresentaram artistas como Antonio de Pádua, Di Steffano, Chico Beethoven, Jailton Alves, Ismael Alves, Dumangue, Camarones Orquestra Guitarrística, Mobydick, Adriano Azambuja, Rastafeeling, além de grupos internacionais da Alemanha e Chile. 

Com a diversidade como tônica, o beco já recebeu diversos ritmos. A população já pode se divertir ao som do samba, choro, forró, MPB regional, reggae, rock e brega, com destaque para o Festival Som do Beco realizado em dezembro e 2014, o Carnaval Multicultural do Beco do Picado deste ano e a recente Festa do Sabugo. 

STTU limita as conversões à direita na Av. Salgado Filho

noticias 07 de Agosto de 2015

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) iniciou, nesta semana, uma série de testes para melhorar a fluidez no trânsito na avenida Salgado Filho. A primeira delas é limitar a conversão à direita ao longo da avenida Salgado Filho e o trecho da avenida Hermes da Fonseca, na altura do cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar entre as 17h e 19h, no sentido centro/ bairro.

De acordo com a secretaria, a conversão à direita será permitida apenas nos cruzamentos com as avenidas Alexandrino de Alencar, Bernardo Vieira, Antônio Basílio e Nascimento de Castro, nas demais ruas e avenidas os motoristas não poderão fazer a conversão. Já nas vias paralelas à Salgado Filho como Rui Barbosa, Romualdo Galvão e Prudente de Morais prosseguem com trânsito normal.

Segundo o secretário adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro da Silva neste período de testes "a conversão a direita somente será liberada para os ônibus, transporte de valores e ambulâncias". 

Dados da STTU apontam que, por dia, cerca de 370 mil pessoas passam pela avenida Salgado Filho todos os dias, sendo 220 mil somente nos transportes coletivos com 1.800 viagens ônibus/dia e 7.500 veículos particulares hora/pico. 

Radares instalados na BR-101 começam a multar por excesso de velocidade

noticias 07 de Agosto de 2015

A velocidade máxima permitida será de 80 Km/h nas vias principais e 60 Km/h nas marginais

Os radares eletrônicos instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no trecho da BR-101, entre os bairros de Potilândia (próximo a Arena das Dunas) e Neópolis (entre o pórtico dos Reis Magos e o túnel de acesso ao conjunto Jiqui) começaram a multar por excesso de velocidade a partir da segunda-feira (3).

Os equipamentos já estavam instalados desde o mês de maio, mas só agora estão registrando a velocidade dos veículos - até mesmo nas pistas marginais - no trecho de Potilândia. A velocidade máxima permitida será de 80 Km/h nas vias principais e 60 Km/h nas marginais.

Os quatro equipamentos estavam funcionando apenas para testes e por isso as infrações não vinham sendo registradas para efeito de cobrança das multas e também pela necessidade de passarem por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

 

VELOCIDADE

A instalação dos equipamentos é parte do Plano Nacional de Controle de Velocidade, iniciado pelo DNIT em todas as rodovias federais no ano de 2011. No estado, o departamento já instalou 66 pardais. 

 

 

 

 

TAC das Casas do Estudante de Natal é assinado pelo Governo do Estado

noticias 07 de Agosto de 2015

A Casa do Estudante Masculina de Natal se localiza no centro da capital

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), assinou na tarde da última terça-feira (4), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), elaborado pelo Ministério Público, que oficializa a relação legal entre o Estado e a Entidade das Casas do Estudante, masculina e feminina, de Natal. A discussão, que levou à assinatura do TAC, foi levantada em uma audiência pública promovida pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), realizada no dia 19 de junho.

Na época, durante a audiência pública, os representantes das quatro Casas do Estudante existentes no Rio Grande do Norte apresentaram os principais problemas enfrentados pelas entidades no que diz respeito à infraestrutura dos prédios, alimentação, segurança e regularização jurídica. Posteriormente, no dia 25 de junho, a deputada convocou uma reunião em seu gabinete que reuniu a representação dos estudantes, Ministério Público, OAB/RN e Sethas. Na reunião, foram definidos os detalhes do TAC que veio a ser assinado na terça-feira. 

A deputada Cristiane Dantas, que intermediou o diálogo entre o Governo do Estado e os estudantes, comemorou a assinatura do TAC. "É com muita satisfação que vejo concretizada, por meio da atuação do nosso mandato, a reivindicação dos estudantes que moram nessas casas. Levantamos o debate com muito critério, ouvindo as partes e encaminhando as sugestões viáveis para ambos os lados. Agora, os estudantes têm a segurança jurídica de contar com o apoio do Estado na manutenção das Casas em Natal", disse Cristiane Dantas.

  

TAC

O Termo de Ajustamento de Conduta, elaborado pelo Ministério Público, oficializa o fornecimento pela Sethas, do café da manhã e almoço, material de limpeza, um auxiliar de serviços gerais, porteiro para exercer o controle de entrada e saída de pessoas, além da manutenção das sedes, promovendo as reformas necessárias nas unidades. 

O TAC foi assinado pela secretária da Sethas, Julianne Faria, pelo promotor de Justiça, Jann Polacek Melo Cardoso, e pelos presidentes das Casas masculina e feminina, Jorge Danilo da Silva e Rafaela Carla Rocha, respectivamente. De acordo com a deputada Cristiane Dantas, a intenção agora é batalhar para que mais dois TAC's semelhantes sejam assinados, para beneficiar as Casas do Estudante de Caicó e Mossoró. 

Lei que regulamenta licitação do transporte público também inclui climatização nos ônibus

noticias 07 de Agosto de 2015

Em breve, todos os transportes urbanos de Natal podem ser climatizados

Aprovada com 93 emendas na Câmara Municipal de Natal, a lei que regulamenta a licitação do transporte público inclui climatização, acessibilidade, frota reserva, ampliação da gratuidade para idosos e fim da dupla função dos motoristas de ônibus. Foram algumas das propostas encartadas e aprovadas pelos vereadores no texto que será enviado para o prefeito Carlos Eduardo (PDT) em até cinco dias. A prefeitura, por sua vez, terá 15 dias para se pronunciar se veta, ou sanciona, a lei.

A adoção de ar-condicionado nos veículos, conforme a proposta do vereador Sandro Pimentel (PSTU), deverá ser implantada inicialmente em 20% da frota e será um pré-requisito para inclusão de novos ônibus no sistema de transporte.

A questão da acessibilidade, colocada em emenda da vereadora Eleika Bezerra (PSDC), garante o uso de piso baixo nos ônibus dos tipos Regular I e II (ônibus e micro-ônibus). A proposta estabelece que o equipamento seja oferecido inicialmente em 10% da frota. O percentual de aumento ao longo de 10 anos de forma que ao fim do período esteja disponível em todos os veículos. A medida visa atender pessoas com algum tipo de deficiência, idosos e gestantes.

Na parte estrutural dos ônibus, os vereadores também aprovaram emenda do vereador Aquino Neto (PROS) para que seja instalado nas portas de todos os veículos, de forma gradativa, no prazo de 10 anos, mecanismo de travamento nas catracas para quando o veículo atingir a lotação. Além disso, a mesma emenda prevê que deve estar indicado nas portas o número de passageiros embarcados, obedecendo o limite de quatro passageiros em pé por metro quadrado.

O vereador Hugo Manso (PT), por sua vez, encartou emenda ao texto-base que estabelece percentual de 6% da frota em situação de reserva. O argumento é que a população não seja prejudicada em casos de eventuais problemas com os veículos.

Propostas dos vereadores Paulo Freire (PROS) e Adão Eridan (PR) tratam dos pontos de ônibus. Na proposta de Freire, as empresas ficam responsáveis pela padronização e manutenção dos locais. O edital de licitação, segundo a emenda, vai conceder pontos extras a empresas que adotarem as paradas de ônibus. 

Na emenda de Eridan, é proposto que as paradas, abrigos e terminais sejam padronizados com cobertura, assentos e iluminação. 

Sistema de monitoramento em creche possibilita maior segurança

noticias 07 de Agosto de 2015

O sistema de monitoramento já existe em algumas creches


Por Marcos Neruber

Especial para o JM


 

A preocupação com a vulnerabilidade das crianças na escola sempre tirou o sono de muitos pais. Seja nas unidades localizadas no que os especialistas chamam de áreas de risco, seja em escolas situadas em bairros considerados seguros, há sempre o temor de furtos, danos ao patrimônio e abordagem dos alunos por traficantes. 

Pensado nisso uma escola de Natal decidiu instalar câmeras de monitoramento e transmitir as imagens em tempo real aos pais ou responsáveis, com a intenção de aumentar a segurança das crianças e aproximar a família do desenvolvimento escolar. "É pela segurança e para que os pais possam compartilhar do crescimento delas" explica a gestora Bianca Cavalcante.

Por meio de senhas, pais ou responsáveis (de pequenos na faixa etária entre zero e seis anos) poderão visualizar na tela do computador toda movimentação no ambiente escolar. O sistema de monitoramento já existe em algumas creches de Porto Alegre, São Paulo e Brasília, mas no Rio Grande do Norte o sistema é inovador.  

"Na matrícula, o pai ganha um login e uma senha e pode acessar. Quando coloquei, foi no sentido de a mãe matar a saudade e ver o desenvolvimento da criança que muitas vezes ainda não fala" comenta Bianca Cavalcante. 

Obra no conjunto Alagamar é embargada por descumprir licença

noticias 07 de Agosto de 2015

O prédio foi embargado porque teve sua estrutura comprometida com o desabamento da fachada

Na manhã da última sexta-feira, 31, a equipe Fiscalização Urbanística da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) embargou a construção de um prédio no conjunto Alagamar, no bairro Ponta Negra.  O embargo se refere ao prédio que teve sua estrutura comprometida com o desabamento da sua fachada e afundamento dos pilares em 2013. Os técnicos constataram que o projeto que está sendo reerguido é diferente do projeto anteriormente licenciado. O proprietário foi notificado a paralisar a obra imediatamente.

A obra foi retomada de forma irregular, com as licenças vencidas. O proprietário protocolou este mês na secretaria, o pedido de renovação das licenças apresentando o mesmo projeto aprovado em agosto de 2007, que previa a construção de um prédio de sete pavimentos. Porém o que foi identificado no local foi elevação de uma edificação de 10 pisos, o que motivou o indeferimento do pedido de renovação.

Segundo o supervisor da área, o fiscal urbanístico, Rana Santos, foi entregue ao responsável pela obra duas multas, uma por modificação de projeto e outra por ultrapassar o limite da taxa de ocupação que é de 80 por cento. "O proprietário já havia sido notificado anteriormente por construção irregular, mas continuou executando diferente do que fora aprovado, inclusive com a elevação de pavimentos a mais", ressalta ele.  

Santos explica, que caso ele decida pela renovação das licenças terá que promover a demolição dos 3 andares a mais construídos."Hoje o novo Plano Diretor não permite naquela área construções acima de 4 pavimentos" conclui.  

O supervisor de fiscalização - Zona Sul da Semurb, Rana Santos, explica que quando uma construção irregular é identificada, ela passa por três etapas - a intimação, quando o proprietário tem três dias para comparecer a secretaria e resolver a situação, caso não apresente a documentação, a intimação é convertida em um auto de infração e é dado um prazo de 30 dias para apresentar a defesa e a obra deve ser paralisada. Nos casos de descumprimento do embargo, ou seja, há continuidade dos serviços, a obra é interditada com o aparato policial.

Rana esclarece ainda que nos casos em que a fiscalização constata recuos, taxa de ocupação e índice de aproveitamento acima do permitido, construção em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) ou em área pública o embargo é realizado imediatamente.

 


JM