Ano XIII | Edição 757 | 27 de Junho de 2017

CIDADES

07 de Agosto de 2015

Equipe do NASF cria grupo com crianças das comunidades rurais de São José

noticia

Nesses encontros participam crianças com idade entre cinco e nove anos

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretária de Saúde e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por assistentes social, educador físico e psicólogo, deu início ao grupo terapêutico com crianças das comunidades rurais.

O projeto aconteceu inicialmente na comunidade do Vale do Lírio, com o objetivo de trabalhar a atenção e cuidados em saúde de crianças encaminhadas para atendimento psicológico em sua área de abrangência.

O grupo terapêutico infantil possibilita que a criança seja repensada dentro das suas questões singulares, como também queixas familiares. Nesses encontros serão desenvolvidas atividades lúdicas com a intenção de trabalhar queixas sobre limites transgredidos, dificuldade familiar, ajuda mútua,  aperfeiçoamento da convivência, entre os diferentes e alguns temas que irão surgir de acordo com o desenvolvimento do grupo.

Serão realizados seis encontros mensais, e um espaço coletivo como dispositivo terapêutico será criado. Nesses encontros participam crianças com a idade entre cinco e nove anos de idade.

Na terça-feira (21), houve o segundo encontro deste grupo, onde foi percebido o envolvimento afetivo de crianças com as facilitadoras estabelecendo assim o vínculo de confiança com o trabalho que está sendo desenvolvido. Este vínculo se estende com os pais e/ou familiares, que estão confeccionando um tapete para alegrar um pouco mais o ambiente onde são realizados os encontros mensais.

 

Festa do Balão em Nísia Floresta

07 de Agosto de 2015

Nos dias 28 e 29 de agosto a Prefeitura Municipal de Nísia Floresta promove a 10ª edição da Festa do Balão. A expectativa dos forrozeiros é grande para o principal evento de entretenimento do município.

Como vem acontecendo nas últimas edições, as atrações demoram para serem divulgadas, tendo a justificativa de atraso na entrega da documentação. A promotora do evento só apresenta os artistas quando todos os contratos estiverem 100%. Entretanto, sempre tem um ou duas que, ao fecharem o contrato, já colocam a cidade em sua agenda de shows.

Desta vez, a primeira foi a banda Bonde do Brasil, que colocou a cidade de Nísia Floresta na agenda do mês de agosto, mais especificamente no dia 28 - sexta-feira - mesma data da festa local. 

Campus Central da UFRN ganha mais duas linhas de ônibus

noticias 07 de Agosto de 2015

A Linha 48, que faz o circuito Zona Leste/Zona Sul, é o oitavo ônibus circular que faz o percurso Via Direta/UFRN

A Linha 48, que faz o circuito Zona Leste/Zona Sul, é o oitavo ônibus circular que faz o percurso Shopping Via Direta/ Campus Universitário. O retorno da Linha 48 e a disponibilidade do oitavo circular são fruto de iniciativas da gestão da UFRN e da representação estudantil da universidade junto ao Prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Na terça-feira, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), por meio de redes sociais, anunciou as mudanças que beneficiam não apenas a comunidade universitária, mas também o público externo que utiliza os muitos serviços em funcionamento no Campus, como bancos, bibliotecas, ações de projetos de extensão e atrações culturais, entre outros.

 

Percurso

O aporte dos dois veículos para a mobilidade de usuários no entorno do campus coincide com o reinício do semestre letivo da maior universidade pública do estado. Atualmente, cerca de 38 mil estudantes freqüentam cursos presenciais na UFRN. A Linha 48 percorre o trecho Praia do Meio, Shopping Midway, Avenidas Presidente Bandeira e Xavier da Silveira e o Anel Viário do Campus, retornando pelo bairro de Nova Descoberta. Já o oitavo circular atende a necessidade de quem se desloca de bairros cujas linhas de ônibus não circulam dentro do campus da UFRN. 

Prefeito de Extremoz cobra providências da Cosern sobre os serviços prestados pelo órgão

noticias 07 de Agosto de 2015

Na sua ida à Cosern, o prefeito pediu a ligação da subestação do Hospital Presidente Café Filho

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, esteve na última sexta-feira, 31, pela manhã, na sede da Cosern para cobrar providências em prol do município, em companhia do secretário de Infraestrutura, Edward Smith. O prefeito foi recebido por Cinthia Anne Rocha, gestora de atendimento ao Poder Público e por Sônia Lúcia Mendes, analista de processos comerciais.

O prefeito pediu a ligação da subestação do Hospital Presidente Café Filho, para que possa dar início ao funcionamento do Raio X, retirada de três postes em vias públicas, rede para que o Posto de Abastecimento de Água do Ditrito de Murici possa funcionar bem, deslocamento da rede de baixa tensão na entrada da cidade para termino das obras do Pórtico e melhoramento da rede para suportar a demanda de energia da bomba de óleo e câmara frigorífica na Colônia de Pescadores de Pitangui.

"Temos que dar uma satisfação à população de Extremoz", disse Klauss. "Houve a instalação da subestação do hospital, mas falta à vistoria final por parte da Cosern para poder funcionar", ressaltou. "A prefeitura corre o risco de perder o custeio do Ministério da Saúde com relação ao Raio X, que depende da subestação para funcionar", completou.

 

Murici

Sobre a rede que possibilitará o abastecimento de água do Distrito de Murici, Sônia Mendes informou que a questão aprovada está em fase de orçamento desde o dia 25. "Faltando apenas a segunda parte do processo", revelou, adiantando que da mesma forma está a situação do deslocamento da rede de baixa tensão do Pórtico, prometendo, também, concluir o processo de funcionamento da subestação do Hospital Presidente Café Filho. 

Com relação ao melhoramento da rede para a bomba de óleo e câmara frigorífica dos pescadores em Pitangui, a analista disse que o problema será resolvido. "Vamos colocar um equipamento para equilibrar a situação, mas preciso que a prefeitura faça um levantamento de carga", disse. "O levantamento será feito pela Secretaria de Infraestrutura no menor prazo", adiantou o secretário Edward Smith. 

Abertura do JERN'S será no campus do IFRN Parnamirim

07 de Agosto de 2015

A solenidade de abertura da XLV edição do JERN'S Regional de Parnamirim está marcada para acontecer nesta sexta-feira, dia 7 de agosto no ginásio do campus IFRN. A Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande Norte, através da 2ª Diretoria Regional de Educação (2ª DIRED) está organizando esta solenidade que conta com atletas de 63 escolas, distribuídas em 12 municípios.

Para o diretor-geral do Campus Parnamirim, Ismael Coutinho, "sediar a abertura da regional do JERN'S em Parnamirim e participar dessa grande festa do esporte escolar traz, além de uma oportunidade de dar mais visibilidade à Instituição, um grande estímulo para que os nossos alunos possam estar participando ativamente dos jogos ainda mais motivados".

A abertura terá início às 9h e contará com apresentações das escolas e suas respectivas delegações, hasteamento do Pavilhão Nacional, juramento do atleta, entrada do fogo simbólico e apresentações artístico-culturais. 

Prefeito de São Gonçalo inaugura pavimentação de ruas no Conjunto Santa Terezinha

noticias 07 de Agosto de 2015

As ruas passaram por pavimentação em paralelepípedo pelo método convencional

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante realizou a entrega oficial das Ruas Santa Bárbara, São Vicente e Augustinho Afonso, localizadas no Conjunto Santa Terezinha, Centro do Município. O evento contou com a presença do prefeito municipal Jaime Calado.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, responsável pela obra, as ruas passaram por pavimentação em paralelepípedo pelo método convencional. Nessa etapa inicial foram contempladas três ruas, em breve, serão iniciadas outras do conjunto.

O governo municipal investiu o valor de R$ 284 mil, de recursos próprios, na execução dos serviços dos trechos mencionados.  A solenidade aconteceu na última sexta-feira (31, em frente à Igreja Católica de Santa Terezinha. A Banda Municipal foi a responsável pela apresentação cultural. 

Biblioteca Dona Mariinha comemora dois anos de dedicação ao livro e a leitura

noticias 07 de Agosto de 2015

Bolo comemorativo do aniversário da Biblioteca Mariinha, em Nísia Floresta

Nesses dois anos de existência, muitas ações de fomento ao livro e à leitura já foram realizadas. E os frutos de sucesso do projeto geraram outros dois grandes eventos literários na cidade: I Mostra "As cores de Nísia Floresta" e I Feira Literária de Nísia Floresta, ambos em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Do Ó. Além disso, artistas e escritores do RN e também de outros Estados já estiveram no local mediando seus bens culturais com as crianças que visitam e espaço de forma regular, como escritor Celso Sisto, por exemplo.

"Um projeto realizado por muitas mãos, uma vez que, desde o início, contamos com o apoio de outros parceiros/empresários e amigos fora - São José de Mipibu e Natal - sensíveis ao nosso desafio de atuar em um projeto, que não tem recursos, contando somente com a boa vontade de uma equipe de voluntários, que deseja o melhor para sua cidade", cita a professora Rejane. Esse é o grande diferencial do Ponto de Leitura Dona Mariinha. No entanto, a coordenadora espera que essa realidade se transforme, pois os jovens precisam, também, de sustentabilidade.

O evento contou com a presença de Valéria Aquino - diretora da FM Executivo - Grupo Camarim de Teatro - a professora Carla - e mais nova parceira, a professora Eliete Mary que trouxe um grupo de jovens que fez um recital. 

Secretaria Municipal de Saúde realiza Semana Mundial do Aleitamento Materno

noticias 07 de Agosto de 2015

Leite materno é o único alimento que o bebê necessita durante os seis primeiros meses de vida

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal está realizando até esta sexta-feira (7) a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com diversas atividades nas Unidades de Saúde do Município do Natal. A Semana do Aleitamento Materno faz parte de uma mobilização mundial e visa a sobrevivência, proteção e o desenvolvimento da criança. A abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno aconteceu na última terça-feira (4), na Maternidade Leide Morais. 

O leite materno é o único alimento que o bebê necessita durante os seis primeiros meses de vida. De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Lima, a temática trabalhada neste ano, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, será a "Mulher Trabalhadora que Amamenta".

"O objetivo é incentivar as empresas públicas e privadas quanto ao respeito, apoio e valorização da amamentação como forma de promoção a saúde da mulher trabalhadora e do seu bebê", ressalta Isabel Lima. O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

A diretora da Maternidade Leide Moraes, Rosário Bezerra, conta que além da Maternidade, as demais Unidades de Saúde do Município também realizarão atividades em alusão a data. "A ideia é desenvolver ações dentro ou fora das unidades de saúde, com o objetivo de evidenciar as reflexões necessárias para o incentivo do aleitamento materno, seja através de palestras, vídeos educativos, doações do leite materno, ou mesmo, diante da sensibilização da população", complementa Rosário Bezerra.

Muitas vezes, seja por um problema de saúde ou mesmo por um parto prematuro, algumas mães têm dificuldades ou não produzem o leite necessário para oferecer ao recém-nascido. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado desenvolver campanhas voltadas também a arrecadação de frascos.

De acordo com a coordenadora das Ações Programáticas de Saúde, da SMS, Ana Paula Queiroz, outra grande problemática é a perda de leite, devido a falta de recipientes.

"Muitas mães têm o leite, ligam pro banco, porém tem dificuldade para a obtenção dos frascos. Por este motivo será realizada também, durante o mês de agosto, uma campanha para solicitar a comunidade a doação de recipientes para coleta do leite humano. 

A doação é muito importante, pois ajuda, principalmente, alguns bebês que nasceram prematuros e estão nas UTIs", explica Ana Paula Queiroz. 


JM