Ano XIII | Edição 757 | 27 de Junho de 2017
Maciel Gonzaga

Maciel Gonzaga

macielgonzagaluna@bol.com.br

07 de Agosto de 2015 às 12h53

CONTENÇÃO NO LEGISLATIVO

Nesse momento de crise é importante que todos adotem ações concretas para reduzir gastos. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por exemplo, anunciou que tomou novas medidas para a redução de gastos com o custeio da administração da Casa. As medidas de economia anunciadas vão de encontro a programas sociais que a Casa ofertava à população, como por exemplo, a Assembleia Cidadã, que oferece atendimento gratuito ao povo do interior do Estado nas áreas de saúde, cursos e emissão de documentos. A economia nesses setores vai superar os R$ 400 mil. A Câmara de Parnamirim também deveria dar o mesmo exemplo, cortando os gastos com programas “Câmara na Rua” e “Câmara Cidadã”. O presidente Ricardo Hiraruhy Alencar Gurgel daria um bom exemplo de redução de gastos. É bem verdade que os programas são importantes, mas nesse momento de crise todos devem dar a sua parcela de contribuição.

 

 

INDEFINIÇÃO – A senadora Fátima Bezerra esclarece que o PT conversa com o prefeito Maurício Marques para formalização de aliança em 2016, em Parnamirim. Mais não tem ainda uma definição. Quer espaço na chapa majoritária. “Porém, nós não descartamos o lançamento de candidatura própria em Parnamirim porque o partido tem metas a cumprir”, garante Fátima Bezerra.

 

OUTRO CAMINHO – O que se fala em Parnamirim é que o deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) estaria hoje muito mais próximo do prefeito Maurício Marques (PDT) e mais distante das oposições. Motivo: o deputado teria sido preterido pelo governador Robinson Faria no seu desejo de disputar a prefeitura em 2016. Com isso estaria se reaproximando do prefeito. No grupo do prefeito, Carlos Augusto indicaria o companheiro de chapa de Naur Ferreira.

 

JANELA PARTIDÁRIA – Fala-se que pelo menos cinco vereadores parnamirinenses estariam esperando a janela partidária para mudarem de partidos. Seriam eles: Ricardo Gurgel (PSB), Jeová Alves (PSDC), Giovani Júnior (PSD), Elienai Dantas Cartaxo (PMDB) e Sheylla Bezerra (PRB). O vereador Clênio Santos, que deixou o PV após ser liberado pela Justiça Eleitoral ainda não se filiou a nenhum partido.

 

OPOSIÇÃO – O Partido Ecológico Nacional (PEM) chega a Parnamirim querendo demonstrar força e disposto a lançar candidato a prefeito em 2016. O presidente local da agremiação é o pastor Sandoval Gonçalves de Melo, que é pré-candidato a prefeito. No pleito passado, o reverendo disputou a vaga de vereador pelo PDT e obteve 1.113 votos. Ficando na suplência.

 

CRÍTICAS – Durante a convenção do PEN, o pastor Sandoval, agora na oposição, em seu discurso atirou para todos os lados: criticou duramente a administração do prefeito Maurício Marques e considerou o deputado estadual Carlos Augusto Maia “um deputado manipulado que abandonou Parnamirim após ser eleito em 2014”.

 

CANDIDATO – O ex-vice Prefeito de Parnamirim, Epifânio Bezerra de Lima, ainda filiado ao PR, faz questão de dizer a seus amigos que ainda não definiu o seu futuro partidário, decisão esta que estará atrelada ao seu projeto de ser candidato a prefeito nas eleições do próximo ano. Confirma que recebeu convites do PCdoB, do PSDB e do PROS e está analisando. Parece que Epifânio está mais próximo do PROS e seria o candidato do deputado Gilson Moura.

 

NÃO ATRAPALHA – Para Maurício Marques, o lançamento antecipado do nome do secretário de Obras, Naur Ferreira (PSB) para sua sucessão em 2016, não vai atrapalhar em nada a gestão. “Ele vai trabalhar a candidatura com meu apoio, agora a administração vai permanecer incólume. É uma pré-candidatura, ele vai trabalhar fora do expediente, ainda vai passar pela convenção e isso é um inicio de um processo”, explica. 

24 de Julho de 2015 às 14h45

NAUR É O CANDIDATO

Não há mais o que se contestar. A decisão do prefeito Maurício Marques está tomada e pronto. O secretário de Obras e Saneamento, Naur Ferreira da Silva, é o candidato à sucessão de 2016, decisão tomada há mais de um ano das eleições. O prefeito resolveu tomar a decisão para não acontecer o que aconteceu com ele, quando Agnelo Alves só decidiu pelo seu nome três meses antes da eleição. Maurício Marques reuniu na última semana 13 dos 15 vereadores de sua base política para comunicar a sua decisão. Quem pensar diferente que fique à vontade para trilhar outro caminho. E não houve contestação alguma. Os vereadores Sheila Bezerra e Abdênio Salustino, que não estiveram presentes ao encontro, ligaram para o prefeito informando que não poderiam ir ao jantar, mas adiantaram que apoiavam a decisão tomada por Maurício.

 

 

CONFIANÇA – O secretário municipal de Obras, Naur Ferreira (PSB), pré-candidato a prefeito pelo grupo de situação em Parnamirim, considera que está em rota ascendente nas pesquisas. Confiante, Naur toma por base que em 2008 o então candidato Maurício Marques tinha apenas 4% e se tornou vencedor. Para Naur, politicamente Mauricio Marques é o sucessor de Agnelo Alves. “O nosso grupo está unido, apesar dos boatos e do que andam falando”, diz.

 

JANELA – Aguardando a janela para se filiar a uma nova agremiação política, o vereador Ricardo Gurgel (PSB) tem dois caminhos a seguir: o PL, caso esse partido seja criado pelo TSE; ou o PSD, partido comandado pelo governador Robinson Faria e que é presidido no município pela vice-prefeita Lucinha Thiago. A decisão terá de ser tomada até o final de setembro deste ano.

 

FORTALECIMENTO – O deputado Carlos Augusto Maia, vice-presidente estadual do PTdoB trabalha em todo estado para o fortalecimento do partido, visitando os municípios e as lideranças. O PTdoB no Rio Grande do Norte elegeu no pleito passado com cinco vereadores, sendo dois em Mossoró, um em Touros, um em Patu e Carlos Augusto em Parnamirim, que, em 2014, tornou-se deputado estadual com mais 20 mil votos. Hoje, o partido está apenas em 30 municípios.

 

RECESSO – A Câmara Municipal de Parnamirim, após aprovar a LDO 2015 no último dia 15, entrou em recesso parlamentar. Os trabalhos legislativos serão retomados no dia 17 de agosto. Porém, até lá os gabinetes dos vereadores e do presidente Ricardo Gurgel funcionarão normalmente. O presidente Ricardo Gurgel considera bastante positivas as atividades desenvolvidas pelos vereadores neste primeiro o semestre.

 

MINHA CASA – O processo para a entrega dos apartamentos do empreendimento imobiliário Ilhas do Atlântico, localizado no bairro da Liberdade, entra na reta final. É mais um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal em parceria com a Prefeitura de Parnamirim e a Caixa Econômica Federal. O Residencial Ilhas do Atlântico apresenta 496 apartamentos, divididos em 11 blocos.

 

CARTA DE ALFORRIA – De uma fonte credenciada junto ao diretório regional do PSB do Rio Grande do Norte: “O partido não está disposto a dá carta de alforria ao vereador Ricardo Gurgel”. Ricardo deseja sair do partido para disputar a prefeitura de Parnamirim em 2016. A mesma fonte faz questão de ressaltar que Ricardo divergiu do comando partidário e apoiou a candidatura de Robinson Faria ao governo. E prosseguiu: “Nem mesmo apoiou a deputada Márcia Maia, preferindo fazer campanha para Carlos Augusto Maia”.

 

17 de Julho de 2015 às 12h46

INTERDIÇÃO DO PRESÍDIO

A juíza Cinthia Cibele de Medeiros, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim, determinou a interdição parcial da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), por prazo indeterminado. Fica proibido nesse período o recebimento de novos apenados e presos provisórios, exceto os apenados cujos processos tramitem junto à 1ª Vara Criminal de Parnamirim e que tenham sofrido regressão de regime e recapturados para a PEP. A determinação está contida na Portaria nº 04/2015, veiculada na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do dia 7 de julho. O normativo fixa ainda multa de R$ 1 mil ao diretor do respectivo estabelecimento prisional e ao coordenador do Sistema Penitenciário (COAPE) por cada apenado ou preso provisório que ingresse sem a devida autorização judicial.

 

 

PARCERIA - A Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) está propondo a formalização de parceria com a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, visando ofertar os serviços de saúde móvel no município. O secretário Henrique Eduardo Costa já esteve inclusive reunido com o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, tratando de detalhes para a parceria.

 

NO PCdoB - Vice-prefeito na chapa do prefeito Maurício Marques em seu primeiro mandato e candidato a vice-prefeito na eleição de 2012 pelo PR na chapa do então deputado Gilson Moura, o ex-vereador Epifânio Bezerra de Lima está de malas prontas para ingressar no PCdoB, partido do vice-governador Fabio Dantas. O PCdoB se articula para fazer pelo menos três vereadores nas eleições do próximo ano. A estratégia é renovar o mandato do vereador Paulo da Previdência, eleger outros dois vereadores, que poderia ser o próprio Epifânio e a mãe do deputado Carlos Augusto Maia.

 

REAÇÃO - O grupo do deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) anda com os nervos à flor da pele depois que tomou conhecimento de sinais claros de que o governador Robinson Faria já teria descartado o parlamentar como um nome provável a ter seu apoio. O grupo andou inclusive reagindo nas redes sociais. Até assessores do deputado se pronunciaram. Foi recado para todo lado.

 

CANDIDATO - De uma fonte com livre trânsito na Governadoria: o governador Robinson Faria (PSD) deve mesmo ter um candidato a prefeito de Parnamirim no pleito de 2016. Falta apenas definir o nome, que deve sair não só fruto de uma pesquisa séria, mas, também, com vantagens para o nome conseguir melhor agregar forças políticas no município. Acrescenta a fonte que a tendência é a atual vice-prefeita Lucinha Thiago (PSD) ser escolhida como candidata a vice na chapa de oposição com apoio do governador.

 

ENCONTRO - Também, nas redes sociais há informações de um possível encontro secreto entre o deputado Carlos Augusto Maia e prefeito Maurício Marques. Nesse encontro teria sido pautado justamente a sucessão 2016. Há quem diga que pessoas ligadas ao deputado, que foram demitidas da administração, estaria retornando às suas funções. Uma fonte ligada a Carlos Augusto confirmou o encontro alegando que foi para tratar assuntos atinentes ao Hospital Regional.

 

NOVO PARTIDO - O vereador Ricardo Gurgel (PSB) está na expectativa da criação do Partido Liberal (PL), que busca registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se for homologado, o PL aqui no Estado ficará sob o comando do governador Robinson Faria que já teria oferecido a nova legenda para Ricardo Gurgel comandar em Parnamirim. Ricardo sabe que o PSB vai continuar com o secretário Naur Ferreira e não teria chance nenhuma de disputar a prefeitura em 2016.

 

TEMPORÁRIOS - A Secretaria de Saúde de Parnamirim deve publicar edital para contratação temporária de técnicos de enfermagem, em regime de 40 horas semanais. Os contratos serão de 6 meses, prorrogáveis por igual período, para a UPA Boa Esperança, cuja inauguração deve acontecer até o início de agosto. Serão 110 vagas, com previsão salarial de R$1.400,00.

 

10 de Julho de 2015 às 13h05

ACORDO: MAURÍCIO X VEREADORES

Embora a mídia não tenha ressaltado esse fato, talvez até mesmo por falta de informação, mas há um acordo selado entre o prefeito Maurício Marques e os 13 vereadores que assinaram a carta de apoio à pré-candidatura do secretário municipal de Obras e Saneamento, Naur Ferreira da Silva, foto ocorrido no primeiro semestre deste ano, o que na verdade antecipou a sucessão de 2016 em Parnamirim. Pelo acordo, o apoio dos vereadores - inicialmente 14, mas depois Ricardo Gurgel retirou o seu nome da lista - estava condicionado a dois fatos: primeiro, Naur teria um prazo para viabilizar o seu nome em termos populares; depois, em essa candidatura não se viabilizando, o que seria atestado por uma pesquisa, o plano B seria o apoio de Maurício a um nome que teria de sair da Câmara Municipal. Esse acordo está em plena validade e as partes dispostas a cumprirem o que foi acertado.

 

 

RODOVIÁRIA - Uma proposta que está sendo levada ao governador Robinson Faria em nome da população de Parnamirim, para marcar o sue governo no município: a construção de um terminal rodoviário às margens da BR-101, no Parque Industrial. Esse pleito é uma antiga aspiração da população parnamirinense.

 

OPOSIÇÃO - O vereador Gildásio Figueiredo (PSDB) é citado na mídia como principal nome da oposição para disputar a prefeitura de Parnamirim nas eleições de 2016. Gildásio diz que está avaliando com sua família a amigos essa possibilidade e, em breve, deve se pronunciar se aceita o desafio. O vereador tucano é o  único de oposição que faz críticas a atual administração do município.

 

PESQUISAS - No curto espaço de pouco mais de vinte dias, três pesquisas de intenção de votos para prefeito em 2016 agitaram os meios políticos em Parnamirim. Os resultados são distintos, polêmicos e os números contraditórios. Todos os pré-candidatos rebatem os números. O prefeito Maurício Marques diz que tem a sua pesquisa e vem acompanhando os acontecimentos. A verdade é que a sucessão em Parnamirim está deflagrada.

 

PRÉ-CANDIDATO - Nos últimos dias mais um nome aparece como pré-candidato a prefeito em Parnamirim: o vereador Rosano Taveira da Cunha (PRB). Taveira sempre demonstrou esse desejo de disputar a prefeitura. Chegou inclusive a anunciar que o PRB, partido que preside no município, trabalha para integrar a chapa majoritária. O PRB tem três vereadores no município - o próprio Taveira, Iranir Guedes e Sheilla Bezerra.

 

TREM URBANO - O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) está reivindicando à CBTU a ampliação do VLT em Parnamirim, contemplando outros bairros. Defende que sejam mais duas estações se prolongando até Cajupiranga. Atualmente, com passagem ao custo de R$ 0,50, o VLT realiza 24 viagens, por dia, sendo 14 somente em Parnamirim.

 

DENÚNCIA - O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, em ação civil pública, após investigar denúncia de superfaturamento na obra da recuperação da rua Anibal Brandão, em Nova Parnamirim, considerou que não houve nenhuma irregularidade na licitação realizada pela Prefeitura de Parnamirim e determinou o arquivamento da denúncia.

 

REVOLTA - O vereador Antônio Batista Barros (PMDB) estava fazendo pronunciamento na sessão da última segunda-feira (6). Em dado momento, revoltado o edil disse que decidia não mais falar. E justificou: "Estou vendo que nenhum vereador está prestando atenção ao meu pronunciamento e não há motivo para eu continuar falando nesta tribuna".

 

19 de Junho de 2015 às 14h29

OS NÚMEROS DAS PESQUISAS

A primeira pesquisa para as eleições municipais 2016 em Parnamirim, realizada pelo Instituto Seta e divulgada Band Natal/ Seta, está dando muito o que falar. Na pesquisa espontânea – quando o nome do candidato não é citado, o deputado Carlos Augusto Maia sai na frente, com um percentual de 12,5; Agnelo Alves com 2,3 e Naur Ferreira também com 2,3. Já na pesquisa estimulada, Carlos Augusto Maia aparece com 19,8 e Naur Ferreira com 9,9. Ricardo Gurgel é lembrado com 6,8 e Gildásio Figueiredo com 3,1. Na rejeição estimulada, Carlos Augusto aparece com 4,2 enquanto Naur Ferreira com 14,3. O pré-candidato Ricardo Gurgel contesta os números e diz que a pesquisa foi manipulada, ao mesmo tempo que afirma ter pesquisa com números diferentes. Naur Ferreira também diz ter pesquisas que lhe beneficiam em melhor posição. É a primeira delas e outras virão. Por enquanto, todos os pré-candidatos estão de vento em popa...

 

 

DUPLICAÇÃO – É possível que a primeira ação de impacto do governo Robinson Faria em Parnamirim deva ser mesmo a duplicação da RN-066, a partir da Coophab até a divisa com a estrada de Pium, em Cajupiranga. Tudo caminha para que as obras comecem já no segundo semestre deste ano. Um grande sonho para os moradores de Coophab e de Nova Parnamirim.

 

CONSELHO TUTELAR – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Parnamirim abriu inscrições até o dia 1º  de julho para o processo de seleção e escolha dos conselheiros tutelares que comporão os dois conselhos do município, para o quadriênio  2016/2019. A data da eleição já foi definida para o dia 4 de outubro e a cerimônia de posse está prevista para 10 de Janeiro de 2016, em todo o território Nacional.

 

DENGUE – A Secretaria Municipal de Saúde considera que houve uma diminuição do número de notificações de casos de dengue em Parnamirim nas últimas semanas. O levantamento indica que de janeiro até a primeira semana de junho de 2015 foram notificados 1.338 casos, sendo 169 positivos, confirmados sorologicamente por laboratório.

 

EM SÃO PAULO – O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) foi transferido desde o dia 14 passado para São Paulo. O quadro de saúde do parlamentar é considerado estável, ele está consciente e faz tratamento de combate ao câncer no esôfago diagnosticado em 2011. O deputado Agnelo foi internado com infecção pulmonar e está sendo atendido pela equipe do hospital Sírio-Libanês.

 

13º SALÁRIO – A Prefeitura de Parnamirim efetuou esta semana o pagamento de 50% do 13º salário dos 4.500 servidores do município. O valor equivale a R$ 4,7 milhões. Apesar das dificuldades financeiras que a administração vem enfrentando, o prefeito Maurício Marques fez questão de garantir o pagamento do 13º salário em dia por ser um direito do trabalhador.

 

ACORDO – Há um acordo entre o presidente da Câmara, Ricardo Gurgel (PSB) e o deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB), ambos pré-candidatos à Prefeitura em 2016. Segundo Ricardo Gurgel, ambos concordam em apoiar o nome que o governador Robinson Faria (PSD) indicar. Por enquanto, Ricardo diz ter o apoio de Robinson.

 

COMANDO DO PSB – O secretário de Obras, Naur Ferreira da Silva, pré-candidato à sucessão do prefeito Maurício Marques e atual presidente do diretório municipal do PSB de Parnamirim, deve mesmo ficar com o comando do partido no município. Naur já teria ouvido da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, atual presidente regional do PSB, que o partido continuará em suas mãos. 

12 de Junho de 2015 às 12h36

CRÍTICAS DA BASE ALIADA

Embora o secretário municipal de Saúde, Henrique Eduardo Costa, ainda não tenha se manifestado oficialmente, as informações são de que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que atualmente funciona nas instalações do prédio onde funcionou o CCPR, deve mesmo ser transferido para a UPA 24 horas Maria Nazaré dos Santos, em Nova Esperança. Há uma recomendação do Ministério da Saúde para que as UPAs do tipo 2 tenham atendimento 24 horas em odontologia e a Prefeitura não teria como manter dois atendimentos. Esta decisão foi alvo de críticas da base aliada do prefeito Maurício Marques. O vereador Valério Felipe Santiago (PDT) havia denunciado em pronunciamento na Câmara Municipal que com a inauguração da nova UPA - prevista para acontecer ainda neste mês - haveria suspensão do atendimento em outras unidades de saúde do município, inclusive o CEO que seria transferido para Nova Esperança. Outros vereadores da base também se pronunciaram contrários ao deslocamento do atendimento do CEO para Nova Esperança.

 

PLANO DE EDUCAÇÃO - O Plano Municipal de Educação (PME) já está na Câmara Municipal. O documento será apreciado pelos vereadores e deve ser votado até o dia 24 deste mês. O PME apresenta 20 metas e estratégias para o período de 2015 a 2025. A Câmara já marcou audiência pública para debater o tema com vários segmentos da sociedade parnamirinense para o dia 16 deste mês, às 9h.

 

PROGNÓSTICO - Embora seja vice-presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, cujo presidente é o prefeitável Ricardo Gurgel, a vereadora Kátia Carvalho de Lima (DEM), reafirma que apoia a pré-candidatura de Naur Ferreira. Diz não acreditar que haverá "racha" no grupo de situação, que deve caminhar unido para uma nova vitória em 2016.

 

CALL CENTER - A população de Parnamirim tem um importante instrumento que pode ser utilizado em caso de reclamações, problemas, falhas ou sugestões sobre a rede de iluminação pública do município. É o serviço do Call Center  disponibilizado pela Secretaria de Serviços Urbanos de segunda a sexta, das 8h as 0h, sem intervalos, no telefone 0800 281 6400 ou 156.

 

HOSPITAL - A Câmara de Parnamirim deve realizar nos próximos dias audiência pública para debater a situação do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena. Segundo o vereador Gustavo Negócio (PSDC) com a entrada em funcionamento da UPA de Nova Esperança, a Prefeitura vai retirar os profissionais médicos que colocou à disposição do Hospital Regional. São 31 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem e 13 médicos. Tem que a haver a reposição desses profissionais.

 

SORTEIRO - A Caixa Econômica Federal anunciou que dia 15 deste mês fará o sorteio dos 155 apartamentos para os beneficiados do residencial Ilhas do Atlântico, construído no bairro da Liberdade com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo são 496 moradias, mas 341 foram sorteadas no ano passado no Ginásio Poliesportivo de Emaus. Este será o nono empreendimento do Minha Casa Minha Vida para famílias de baixa renda, construído e entregue na administração do prefeito Maurício Marques.

 

NO PÁREO - Há quem diga nos bastidores da política parnamirinense que o nome do atual secretário municipal de Saúde, Henrique Eduardo Costa, está no páreo para a disputa de 2016. Henrique estaria disputando com o secretário de Obras, Naur Ferreira, o apoio do prefeito Maurício Marques.

 

ELEIÇÃO DIRETA - A escolha dos diretores para as escolas da rede municipal de Parnamirim pela via direta foi aprovada pela Câmara Municipal. Após os debates em plenário e a liberação da bancada governista para votar de acordo com a convicção de cada vereador, o projeto foi aprovado em primeira votação por 14 votos a favor, um voto contra (Valério Santiago) e uma abstenção (Antônio Batista Barros).

 

05 de Junho de 2015 às 14h56

SANEAMENTO DO LITORAL

As obras do saneamento das praias de Pium, Cotovelo e Pirangi, no litoral de Parnamirim, foram iniciadas ainda no governo Wilma de Faria. Sofreram embargo do Patrimônio da União. As obras foram praticamente concluídas. Ficou pendente apenas uma das cinco estações de tratamento previstas, que precisava avançar três metros dentro do terreno da Barreira do Inferno, o que nunca foi autorizado pela Aeronáutica. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado José Dias comentou que a conclusão das obras de saneamento iriam resolver os problemas de contaminação do solo e possibilitar a construção de equipamentos modernos e fundamentais para o desenvolvimento do turismo em Parnamirim. Infelizmente, o problema se arrasta há anos sem uma solução.

 

 

CEMITÉRIO – Parnamirim acaba de ganhar um novo e moderno cemitério público, com uma área de superfície de 16.467,75 m², localizada no loteamento Nova América, no bairro Nova Esperança. A construção segue a tendência de cemitérios "parques", elaborada num projeto composto por uma grande área verde, nesta primeira etapa, dividida em 4 quadras (com capacidade de ampliação para 20 quadras), onde contempla os jazigos. São atualmente 506 sepulturas.

 

PARNAMIRIM 2030 – A Câmara de Parnamirim vai dar início a uma série de debates onde serão discutidos os problemas existentes e as possíveis soluções para problemas do município. Intitulado “Seminário Parnamirim 2030”, a primeira edição está agendada para acontecer no bairro de Nova Parnamirim, no dia 26 de junho. O presente e o futuro de Parnamirim estarão em pauta.

 

SHOPPING – A Prefeitura de Parnamirim analisa o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental -EIA/RIMA para edificação do Shopping Center "Praça das Dunas" que será construído às margens da BR-101, em Emaús. O shopping Praça das Dunas, que entre os que operam no Estado será menor apenas que o Midway Mall, é o primeiro empreendimento da 5R Shopping Centers na região Nordeste.

 

VIOLÊNCIA – A Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, com a supervisão da articulação do Selo Unicef em Parnamirim, vem discutindo ações contra a fragilidade do município em relação à violência que tem ocorrido nas escolas. É algo alarmante que precisa ser combatido com urgência, sob pena de prejudicar Parnamirim na disputa pelo Selo Unicef 2015.

 

CURSO – O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em Parnamirim, e o Instituto de Estudos Estratégicos do Rio Grande do Norte – IEE/RN, realizam neste sábado (6), o curso de formação política, “Conceitos Políticos Básicos I”. Será das 8h às 12h, no plenário da Câmara Municipal. O presidente do PSOL, professor Tita Holanda, está convidando toda a população parnamirinense.

 

SÃO JOÃO – A Fundação Parnamirim de Cultura divulgou o roteiro das festas juninas da cidade. Serão 15 arraiás comunitários e três quadrilhas juninas, selecionados através do 4º edital Parnamirim Junino, que irão se apresentar em diversas localidades.  O evento prestará tributo aos artistas Luiz Gonzaga e Elino Julião e segue até o dia 18 de julho com a Festa do Sabugo 2015, no entorno do Mercado Velho.

 

HOSPITAL – Com a inauguração da UPA de Nova Esperança nos próximos dias, a Prefeitura de Parnamirim vai retirar os profissionais médicos que colocou à disposição do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena. São31 enfermeiros com 192 plantões; 33 técnicos de enfermagem e 13 médicos com 82 plantões. O Governo do Estado vai ter que fazer a reposição desses profissionais ou o caos será total no Hospital Regional. 

29 de Maio de 2015 às 19h53

O VÔO DE CARLOS AUGUSTO

Eleito vereador em Parnamirim com uma votação de pouco mais de 700 votos, o jovem advogado Carlos Augusto Maia, filiado ao PTdoB, fez um bom trabalho na Câmara. Tanto é que se candidatou a deputado estadual e consegui lograr êxito. Após assumir o mandato na AL, o deputado rompeu com o prefeito Maurício Marques e agora sinaliza que deseja disputar a prefeitura em 2016, pela oposição. Mas, para isso condiciona que necessita de um alinhamento político entre o seu partido e o governador Robinson Faria (PDT). E tenta ousar mais ainda: não acha impossível o apoio de Agnelo, que é uma liderança muito importante na cidade. Agora, resta saber se Carlos Augusto terá o apoio das forças políticas de oposição que se uniram na outra campanha para apoiar a sua eleição à Assembleia Legislativa. Há quem diga que não. Essas forças estariam fragmentadas, algumas apoiando o secretário de Obras, Naur Ferreira (PSB) e outras defendendo outros nomes. Carlos Augusto terá que trabalhar muito...

 

 

 

FESTA DO BOI - Começam os preparativos para a 53ª Festa do Boi 2015. O evento promovido pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) vai acontecer no período de 11 a 18 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e deve movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios. Cerca de dez patrocinadores já confirmaram presenças.

 

NOVA UPA - A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Nazaré dos Santos, no bairro de Nova Esperança, finalmente está prestes a abrir suas portas. A secretaria Municipal de Saúde está empenhada na instalação dos equipamentos da UPA. A unidade, que é do tipo dois, quando estiver em funcionamento deverá prestar entre 300 e 450 atendimentos por plantão.

 

SINALIZAÇÃO - O Detran/RN está finalizando os trabalhos de recuperação na sinalização vertical e horizontal da avenida Deputado Gastão Mariz de Faria, em Nova Parnamirim, uma das principais vias de acesso da região. A via recebeu sinalização vertical alertando para o limite de velocidade em todo trecho da via. Foram inseridas seis placas com 2x1 metros disciplinando a velocidade máxima em 50km/h.

 

OBRAS DA BR - 101 - O ajuste fiscal promovido pelo governo federal deve mesmo atingir obras do DNIT no Rio Grande do Norte. A superintendência do órgão federal solicitou em Brasília a manutenção dos recursos para algumas obras já iniciadas no estado, mas dificilmente isso ocorrerá. Com a palavra a bancada federal, principalmente os parlamentares votados em Parnamirim.

 

HOSPITAL - Emenda de autoria do deputado federal Walter Alves (PMDB) contempla a cidade de Parnamirim com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) da ordem de R$ 4,5 milhões destinados a construção de um hospital infantil na cidade. A preocupação é que esse dinheiro não dá para a construção do hospital. E o restante? A Prefeitura não tem condições. O Governo do Estado idem...

 

VACINAÇÃO - A campanha de vacinação contra a gripe influenza foi prorrogada nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Parnamirim. O prazo, que se extinguiria na sexta-feira (22), foi estendido até o dia 5 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a prorrogação da campanha é devida a baixa adesão não só no município, mas em todo o país.

 

PRESÍDIO - Enquanto Ceará Mirim ainda luta para não aceitar a construção da nova cadeia pública, a Câmara Municipal de Parnamirim acaba de aprova lei, de autoria do vereador Rosano Taveira (PRB), que proíbe a construção de novos presídio no âmbito no município.

 

22 de Maio de 2015 às 12h30

DUPLICAÇÃO DA BR-101

As obras de duplicação da BR-101 no trecho Natal-Parnamirim continuam apenas no papel. Apesar da ordem de Serviço haver sido assinada no mês de dezembro de 2014 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), os serviços que deveriam começar no mês de fevereiro passado até agora não há ainda uma definição de quando vão começar. A obra é da maior importância para desafogar os gargalos que existem na BR-101, entre Natal, Parnamirim e Macaíba. De acordo com o DNIT, deverão ser construídos viadutos em Neópolis, na Avenida Abel Cabral, um túnel na Avenida Maria Lacerda, além da construção de cinco passarelas, o prolongamento das vias marginais da BR-101 e 29 paradas de ônibus, além do remanejamento da passarela que fica em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Mas, finalmente, quando essas obas vão começar? 

 

 


CONVERSAS - O que se fala nos bastidores em Parnamirim é que o prefeito Maurício Marques e o deputado estadual Agnelo Alves têm conversado quase que diariamente. Maurício começa o dia tomando café na casa de Agnelo. Dizem que as conversas giram em torno de um único tema: a sucessão de 2016. Os dois caminham para permanecerem juntos mais uma vez.

 

INSEGURANÇA - O clima de insegurança tem causado pânico entre pacientes e funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro de Bela Parnamirim, devido aos constantes assaltos no local. A Secretaria de Saúde chegou a suspender o atendimento na unidade, mas a situação já está normalizada. Mas, a Secretaria Estadual de Segurança promete providências, por recomendações expressas do governador Robinson Faria.

 

RONDA CIDADÃ - Na visita que fez a Parnamirim na última semana, o governador Robinson Faria (PSD) se comprometeu que no máximo em 30 dias a cidade será contemplada com o projeto Ronda Cidadã, um projeto de governo para melhoria na segurança pública do município. A cidade será dividida a partir da BR-101 para efeito de atuação da Polícia Militar.

 

ROMPIMENTO - O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) confirma que está rompido politicamente com o prefeito Maurício Marques. Disse que o rompimento se deu em razão do corte realizado pela Prefeitura no apoio às atividades da APAE Parnamirim, cujo trabalho é coordenado pela mãe de Carlos Augusto, Maria Oziene de Paiva.

 

PLANTÃO MÉDICO - Lei aprovada pela Câmara de Parnamirim estabelece a obrigatoriedade de afixar, em lugar visível, a lista dos médicos, plantonistas dos Hospitais Públicos, Pronto-Socorro, Centros de Saúde, Ambulatórios e UPA, de competência do município, bem como, a disponibilização da mesma no site da prefeitura. As escalas de plantões médicos serão disponibilizadas para consulta semanalmente ou a cada primeiro dia do mês.

 

ALERTA - O vereador Rosano Taveira, que preside o PRB em Parnamirim e é o líder do prefeito Maurício Marques na Câmara, considera que o nome em potencial da situação em 2016 é o do secretário de Obras, Naur Ferreira. Porém alerta: "Candidatura não é feita entre quatro paredes", chamando a atenção para o fato de que o nome de qualquer político que queira ser candidato precisa ter alicerce nas bases.

 

CÂMARA CULTURAL - A segunda edição do projeto Câmara Cultural vai acontecer nesta sexta-feira (22), a partir das 19h, bairro Parque das Nações (Coophab) com apresentações artísticas. O projeto tem a finalidade de valorizar a cultura local e sua diversidade de ritmos e estilos.  O palco do projeto será montado entre as avenidas Milton Dantas de Medeiros e Eliza Branco.

 

15 de Maio de 2015 às 13h50

COMBATE ÀS DROGAS

Um projeto de grande alcance social está sendo desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e o Ministério Público do Rio Grande do Norte. Trata-se do programa "Transformando Destinos", que desenvolverá políticas públicas de combate, prevenção e tratamento às drogas. Parnamirim, a exemplo de Natal e Mossoró, dá um exemplo de cidadania que deve ser seguido por todas as instituições públicas brasileiras. Espera-se que o programa seja um novo horizonte na cidade na questão do combate e prevenção ao consumo de drogas. De acordo com o prefeito Maurício Marques, o programa é "uma iniciativa de fundamental importância para mudarmos  nossa realidade atual onde assistimos diariamente famílias inteiras sendo destruídas pelo vício". A parceria vai contar com o apoio irrestrito de todos os setores da Prefeitura de Parnamirim na certeza de que o programa terá muito sucesso.

 

 

CHUMBO GROSSO - Dizem que mais um vereador da base aliada do prefeito Maurício Marques estaria entufado e falando aos quatro cantos que não apoiaria a candidatura do secretário Naur Ferreira. O prefeito Maurício Marques já estaria sabendo de tudo. Vem chumbo grosso por aí. O clima anda pesado pelas bandas da Câmara Municipal.

 

CAJUEIRO DE PIRANGI - A Câmara de Parnamirim vai realizar audiência pública para discutir o possível tombamento do maior cajueiro do mundo, o "Cajueiro de Pirangi". A proposição é de autoria do vereador Giovani Júnior (PSD). O vereador autor da proposta justifica que o tombamento é uma forma de intervenção na propriedade pela qual o Poder Público procura proteger o patrimônio cultural brasileiro. Localizado no distrito de Pirangi do Norte, o local é um dos pontos turísticos de maior visitação no RN e recebe aproximadamente 800 mil visitantes por ano.

 

ILUMINAÇÃO - A conclusão das obras na Av. Felizardo Moura, que liga os bairros de Jardim Planalto e Liberdade, está próxima. Em um prazo de duas semanas será finalizada mais uma etapa das melhorias na via com a implantação de cerca de 90 luminárias que irão trazer mais conforto e segurança aos moradores das localidades próximas. Já foi realizada a pavimentação da avenida que tem 1.800 metros de extensão.

 

INTERDIÇÃO - Segundo o vereador Antônio Batista Barros (PMDB), a situação da buraqueira é tão grande nas rodovias estaduais 066 (estrada da Coophab) e 313 (estrada de Pium) que a saída seria a interdição das mesmas. Para o vereador, uma operação tapa-buracos não resolveria nada.

 

SAÚDE E EDUCAÇÃO - De acordo com o balanço de 2014 encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Parnamirim investiu fortemente nas Secretarias de saúde e de educação. Na saúde foram investidos 34,28% de recursos próprios, enquanto que a Emenda Constitucional 29 prevê a aplicação de 15%. Na educação, o investimento chegou a 30,64% dos recursos próprios municipais, quase 6% a mais que o mínimo estabelecido pela Constituição. No caso específico do Fundeb, 97% desses recursos foram gastos com o pagamento dos professores.

 

BOM TRABALHO - É bem verdade que Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, passa por dificuldades enormes. Mas, a situação tem melhorado consideravelmente graças ao incansável  trabalho da atual diretora-geral Denise Maria Aragão Melo, que não tem medido esforços para bem comandar a unidade.  

30 de Abril de 2015 às 12h00

A SINA DOS VICE-PREFEITOS

O prefeito Carlos Eduardo, quando brigou com sua vice-prefeita Micarla de Sousa, chegou a afirmar que "vice é vice". Em Parnamirim, a situação tem sido idêntica pelo menos nas últimas administrações. O prefeito Raimundo Marciano brigou com seu vice Francisco de Sales Cabral, que se debandou para a oposição e foi ser vice do candidato Agnelo Alves. Logo, Cabral brigou com Agnelo e também foi para a oposição apoiar Gilson Moura. Em seguida, o prefeito Maurício Marques brigou com o seu vice Epifânio Bezerra de Lima, que também foi para a oposição e saiu candidato a vice do deputado Gilson Moura. Agora, fala-se que a vice-prefeita Lucinha Thiago (PSD) está definitivamente rompida com o prefeito Maurício Marques e deverá desembarcar na oposição. Dizem que a briga é feia e Lucinha não é convidada para nenhuma solenidade da Prefeitura há mais de um ano. Uma briga sem volta.

 

 

COBRANÇA - O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa cobrando a conclusão do saneamento do Litoral de Parnamirim, que compreende as praias de Pirangi, Pium e Cotovelo. As obras, que estão 70% concluídas desde o governo passado, são de responsabilidade do Governo do Estado, através da Caern. Também pediu especial atenção da Caern para a falta de água em Pirangi.

 

LEALDADE - Vereador com maior número de votos na última eleição municipal em Parnamirim, Irani Guedes (PRB), reitera a sua lealdade ao prefeito Maurício Marques e antecipa que o candidato do prefeito em 2016 será o seu candidato. E mais: "Naur Ferreira tem todas as condições e vivência administrativa para ser o futuro prefeito de Parnamirim".

 

CRÍTICA - Porém, o vereador Irani Guedes critica o colega vereador que seja da base do prefeito Maurício e que por ventura insista em falar em lançamento de outras pré-candidaturas que não seja a de Naur Ferreira. "Acho que quem é da base, deve ser leal. Se quiser tomar outro caminho que se retire", comentou Irani Guedes.

 

ROMPIMENTO - E por falar em retirada, é voz corrente que o vereador Giovani Júnior (PSD) deve mesmo deixar a base do prefeito Maurício Marques. E o prefeito deve demitir todos os cargos que o vereador detém na administração. Em se confirmando esta hipótese, a oposição que atualmente é integrada apenas pelo vereador Gildásio Figueiredo (PSDB) deve ganhar um forte reforço.

 

PRÊMIO - Parnamirim acaba de ser reconhecida pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento social. O município foi contemplado, pela segunda vez consecutiva, com o prêmio "Juscelino Kubitschek (2015)". O prefeito Maurício Marques recebeu o prêmio durante o XIII Encontro Nacional de Prefeitos, entre os dias 26 e 29 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os prefeitos foram eleitos depois de pesquisa feita junto a ministérios, sites governamentais, lei de responsabilidade fiscal e indicações estaduais.

 

CEMITÉRIO - Parnamirim está ganhando um moderno cemitério público em Nova Esperança. Uma antiga aspiração da população já que os quatro cemitérios públicos da cidade encontram-se superlotados. Muitas pessoas que faleciam na cidade tinham que ser sepultadas em Natal ou cidades vizinhas.

 

ANEL VIÁRIO - Uma obra importante que está nos planos da administração Maurício Marques, para ser iniciada antes do seu término em 2017 é o Anel Viário. A obra deverá ligar a BR-101 à BR-304 permitindo assim que veículos pesados sejam desviados da área do centro da cidade.

 

24 de Abril de 2015 às 13h23

UPA DE NOVA ESPERANÇA

Agora é definitivo. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Nova Esperança, cuja construção foi iniciada há seis anos, já tem data para inauguração. Será no mês de junho. A inauguração ficou acertada em reunião entre o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, e o secretário de Saúde de Parnamirim, Henrique Eduardo Costa. Segundo Henrique Costa, atualmente, estão sendo ultimadas as compras dos últimos equipamentos para a nova unidade de saúde por parte da Prefeitura de Parnamirim. Já denominada de UPA Maria Nazaré Silva dos Santos, falecida mulher do prefeito Maurício Marques, a nova unidade tem 4 consultórios, 12 leitos, salas de recepção, observação e enfermagem, além de apresentar leitos de reanimação para pacientes críticos, com funcionamento de 24 horas. Será uma unidade com equipamentos de última geração para oferecer à população um serviço de qualidade e eficiência.

 

 

INDEFINIÇÃO - O deputado estadual Agnelo Alves tem dito que nada está definido se ele permanece ao lado do prefeito Maurício Marques em 2016. "Não tem nenhuma decisão tomada. Por isso, não vou dizer que estarei contra ou a favor", diz. Sobre os cargos que mantem na administração, destaca Agnelo: "Eu deixo o prefeito muito à vontade. Ele não tem compromisso comigo de manter nenhuma pessoa depois da demissão de Josuá Neto, Homero Grec e Jorge Cunha".

 

TEMPO QUENTE - Dizem que o tempo esquentou na base do prefeito Maurício Marques. A qualquer momento o chefe do executivo parnamirinense poderá demitir todos que existem na administração indicados pelo vereador Giovani Júnior. E o vereador, que segue a orientação do deputado Agnelo Alves desembarca na oposição. Agnelo já teria lavado as mãos...

 

FEIRINHA DE PIUM - A vereadora Sheilla Cristina Bezerra (PRB) apresentou indicação na Câmara Municipal de Parnamirim solicitando ao prefeito Maurício Marques uma ampla reforma na Feirinha de Pium. Além da melhoria do estacionamento, a vereadora também solicita a implantação de banheiros públicos no local.

 

DENGUE - O trabalho de combate à dengue está sendo dobrado por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim. Segundo informações da semana epidemiológica nº 14, com dados coletados até o dia 11 de abril, foram notificados na cidade 614 casos suspeitos da doença.

 

CÂMARA CULTURAL - A Câmara Municipal de Parnamirim realiza nesta sexta-feira (24), a primeira edição do projeto "Câmara Cultural". Nesta primeira edição, o projeto recebe o cantor Almir Padilha e o humorista Kalberg Azevedo. As apresentações começam a partir das 19h, no palco que será armado no estacionamento na entrada da Câmara. O objetivo principal é estimular e movimentar o cenário cultural no município de Parnamirim.

 

LEALDADE & COMPROMISSO - O prefeito Maurício Marques faz questão de ressaltar que os critérios para escolha do seu sucessor passam por dois viés: compromisso e lealdade, ainda acrescido do desejo de trabalhar, planejamento, não ter vaidade e nem ter projeto de ordem pessoal. E mais: ser político, saber se relacionar bem e conquistar apoios ao invés de dividir. Segundo o prefeito, foram esses os critérios adotados por Agnelo Alves para lhe escolher como candidato.

 

NOME DE NAUR - Para Maurício Marques, o nome do secretário de Obras, Naur Ferreira da Silva, "é um nome muito bom, pessoa que tem compromisso, competência, tem histórico e é de Parnamirim". Ainda diz o prefeito: "Eu não lancei o nome dele, apenas disse que ele é um nome muito bom e que estamos analisando e o povo também esta observando, até porque nós estamos no governo há 16 anos e é sempre uma continuidade".

 

 

17 de Abril de 2015 às 11h52

RECADASTRAMENTO BIOMETRICO

A Justiça Eleitoral já começou o recadastramento biométrico em Parnamirim para as próximas eleições. Todos os eleitores terão que substituir seus títulos anteriores. Para tanto, é necessário comparecer aos postos do TRE, localizados na Central do Cidadão (centro de Parnamirim) ou no TRE (bairro de Cajupiranga), levando a xérox da identidade, xérox do CPF, comprovante de residência original e também a cópia, e ainda o título de eleitor. Os aposentados e pensionistas que não são obrigados a votar, também terão que fazer o recadastramento biométrico. Os locais acima citados funcionam das 8h às 13h. Lembrando que todos os eleitores de Parnamirim devem fazer o recadastramento. 


 


MOBILIDADE URBANA - Encerra no próximo dia 30, o prazo fixado pela Lei 12.587/12 para que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes elaborem seus Planos Diretores de Mobilidade Urbana. Aqueles que não apresentarem o documento, ficam impedidos de obter recursos juntos ao Governo Federal. Em pronunciamento na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 13, o vereador Giovani Júnior (PSD) afirmou que a Prefeitura de Parnamirim ainda não apresentou o plano e cobrou explicações. "Temos pouco tempo para discutir esse projeto no plenário da Casa", disse. Segundo o vereador, a preocupação é maior porque o Município fica impedido de receber repasses de verba federal e o Plano Diretor de Mobilidade Urbana envolve muitas questões que precisam ser discutidas com a sociedade em audiências  públicas.


JUVENTUDE CONSCIENTE - Na manhã da última quarta-feira, 15, cerca de 250 jovens dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do município, participaram da ação "Juventude consciente, juventude saudável", na unidade de Vale do Sol. O evento faz parte das comemorações alusivas ao dia mundial da saúde. Os jovens assistiram palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção da gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. 


CONCURSO DA FAB - A Força Aérea Brasileira lançou quatro editais de concursos que contemplam 21 profissões de nível superior. Ao todo, foram abertas 75 vagas. As inscrições para os processos seletivos podem ser realizadas até as 15h do dia 5 de maio de 2015 (horário de Brasília-DF). A taxa é de R$ 120,00. Para participar dos exames de admissão de Dentistas, Engenheiros e Farmacêuticos, os candidatos não podem completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os profissionais que participarem do exame de admissão para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio deverão ter no máximo 32 anos em 31 de dezembro de 2016.


CARLOS AUGUSTO - O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB), que vinha evitando falar em sucessão de 2016, resolveu se posicionar. Ele disse que coloca o seu nome à disposição do partido para que, havendo um entendimento de consenso, ele seja candidato à sucessão do prefeito Maurício Marques, em Parnamirim. Carlos Augusto avalia também outras situações. Diz que respeita a posição do vereador Ricardo Gurgel (PSB) que vem colocando seu nome como pretendente ao cargo. Porém, deixa claro que não tem posição firmada em defesa de Ricardo. “Eu quero participar do pleito em Parnamirim e posso sim, ser candidato”, argumentou.


AUDIÊNCIA - A Câmara Municipal de Parnamirim, realizou a primeira audiência pública de 2015. Com propositura do vereador Gustavo Negócio, a audiência foi sobre a segurança do municipio. Os vereadores presentes, como Gildásio Figueiredo e Giovani Júnior, defenderam a instalalção de uma delegacia de plantão e o aumento no número de efetivos. 

10 de Abril de 2015 às 15h26

AS DECLARAÇÕES DE VANDILMA

Um mal estar foi criado nos últimos dias entre a Câmara de Parnamirim e o Poder Executivo. Tudo começou com declaração da secretária municipal de Educação, Vandilma Oliveira, dada a uma emissora de TV de Natal, dizendo que um projeto de lei de autoria do Poder Executivo disciplinando a questão das eleições diretas nas escolas municipais estaria na Câmara desde 2013 e não fora apreciado pelos vereadores. Aí o tema esquentou. Os vereadores, entre eles o líder do prefeito, Rosano Taveira da Cunha (PRB), exigiram o desmentido da secretária, uma vez que o projeto realmente deu entrada em dezembro de 2013, mas quando a Câmara estava de recesso e, por isso, teve que ser arquivado, sem que a administração tomasse as providências, ou seja, houve negligência. O prefeito Maurício Marques cuidou de apaziguar os ânimos, pediu imediatamente a devolução do projeto e está prometendo encaminhá-lo ao legislativo. Vários vereadores falaram sobre o assunto criticando a secretária de Educação.

 

 

 

PLEBISCITO - O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa propondo a realização de um plebiscito junto à comunidade de Bela Vista para decidir de uma vez por toda se deve permanecer pertencendo ao município de Macaíba ou se passa para Parnamirim. Atualmente, Bela Vista pertence a Macaíba mas se encontra dentro da zona urbana de Parnamirim, que tem que arcar com as políticas públicas para os moradores.

 

DENGUE - Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que Parnamirim registrou 338 casos de dengue nos três primeiros meses de 2015. O número é duas vezes maior que o contabilizado no mesmo período de 2014, quando ocorreram 104 casos. Em 2014, 924 casos foram notificados. Destes, 373 confirmados. 2013 registrou 1.153 casos, sendo 467 comprovados sorologicamente.

 

CAMELÔS - O grande número de camelôs nas ruas centrais de Parnamirim, principalmente na avenida Brigadeiro Everaldo Breves, a principal do centro comercial, tem sido alvo de debates constantes na Câmara Municipal. Os vereadores querem uma providência e ordenamento do comércio ambulante por parte da administração. E sugerem a construção de um Camelódromo, a exemplo do que ocorreu recentemente em Mossoró. O problema é encontrar um local no centro que agrade aos camelôs.

 

GREVE - A greve na rede municipal de ensino de Parnamirim chegou ao fim na segunda-feira. O prefeito Maurício Marques apresentou uma nova proposta que foi aceita pela categoria, com um reajuste de 4% retroativos a janeiro e mais 3% no mês de setembro. Também se prontificou a realizar eleição direta para diretores de escolas e analisar o adicional de insalubridade para merendeiras.

 

NOVA UPA - A UPA de Nova Esperança, já denominada de Maria Nazaré Silva dos Santos, falecida esposa do prefeito Maurício Marques, finalmente tem um prazo para entrega a população. Será no mês de junho. A unidade tem quatro consultórios, 12 leitos, salas de recepção, observação e enfermagem, com funcionamento de 24 horas.

 

CANDIDATO - O que se fala nas rodas políticas de Parnamirim é que o governador Robinson Faria (PSD) vai ter mesmo um candidato a prefeito na cidade em 2016. O nome já vem sendo amplamente debatido e, em breve, deve estar nas ruas para buscar consolidação junto à população. E se apresentará com a bandeira de oposição no município.

 

 

20 de Março de 2015 às 12h14

GREVE DOS PROFESSORES

Pelo menos até o início desta semana, mesmo o prefeito Maurício Marques tendo apresentado, durante reunião com os professores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim (Sintserp), uma proposta que disse ser de acordo com a realidade financeira do município, os professores permanecem em greve. A proposta apresentada foi de um reajuste de 5%, retroativo a janeiro deste ano. Mas, o prefeito deixou claro que essa não seria uma proposta definitiva, porém uma proposta consciente em relação ao momento de crise que a Administração vem passando em razão da queda no Fundo de Participação do Município. O resultado da reunião foi levado para discussão em assembleia com a categoria, no dia 11, mas a categoria rejeitou a proposta e que a greve deveria continuar.

 

 

BRIGA NO PSB - O PSB de Parnamirim está nas mãos do prefeito Maurício Marques que, por sua vez indicou o secretário de Obras, Naur Ferreira, para presidente do diretório. Agora, com o vereador Ricardo Gurgel sendo instigado pelo ex-vereador Fernando de Lima Fernandes para disputar a prefeitura, o que se fala nos bastidores é que Ricardo Gurgel trabalha para tomar o comando do partido de Naur. E já foi falar com Wilma...

 

"RONDA CIDADÃ" - A Câmara de Parnamirim promoveu manifesto em prol do "Ronda Cidadã", com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado para iniciar o projeto pelo município. Está sendo feito um abaixo-assinado que será entregue ao governador Robinson Faria. De acordo com o presidente da Casa, vereador Ricardo Gurgel (PSB), a ideia é que Parnamirim seja a primeira cidade a receber o projeto.

 

PEDIATRIA - Depois que o setor de pediatria do Hospital regional "Deoclécio Marques de Lucena" foi desativado no governo passado, Parnamirim foi sensivelmente prejudicada. Agora, graças a um trabalho do secretário municipal de Saúde, Henrique Costa, a partir de abril a UPA de Rosa dos Ventos vai atender a pediatria em plantão de 24 horas. Depois, o atendimento passa para a UPA de Nova Esperança.

 

NOS BAIRROS - Os vereadores de Parnamirim acordaram. Agora eles vão realizar reuniões nos bairros para ouvir a população. O primeiro encontro já está marcado para o dia 25 no bairro de Passagem de Areia. A ideia é ouvir a população sobre seus problemas. Por que só agora?

 

NOVA AVENIDA  - Com um investimento de R$ 1 milhão, A Prefeitura espera entregar em um mês a obra de pavimentação da Avenida Felizardo Moura, que faz a ligação entre Jardim Planalto e Liberdade, com uma extensão de 1.800 metros e, por conseguinte uma nova via de acesso ao bairro de Nova Parnamirim, evitando os longos congestionamentos que costumam ocorrer na BR-101.

 

INDEPENDÊNCIA - Apesar de ainda continuar na base de apoio ao prefeito Maurício Marques, o vereador Giovani Júnior (PSD) aos poucos vai adotando uma postura mais independente na Câmara Municipal de Parnamirim. Tem feito algumas cobranças mais duras à administração. Ressalte-se que Giovani é politicamente ligado ao deputado Agnelo Alves (PDT).

 

NOME SURPRESA - O deputado Agnelo Alves tem no bolso do paletó e aguarda o momento certo para lançar um nome para prefeito em 2016. Há quem diga que Agnelo está trabalhando nos bastidores para isso e até mesmo tentando unir as oposições em torno de um projeto. E pode ser uma mulher. Ninguém duvide!

 

13 de Março de 2015 às 12h47

CÂMARA COBRA PRESTAÇÃO DE CONTAS

O presidente da Câmara Parnamirim, Ricardo Gurgel (PSB) encaminhou ofício ao prefeito Maurício Marques cobrando do Executivo Municipal a prestação de contas referente ao último quadrimestre do ano passado. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o prefeito teria que ter enviado um representante à Câmara para apresentar os documentos até o fim do mês passado. O que não aconteceu. A iniciativa do presidente da Casa é uma resposta a uma solicitação apresentada ainda em 2014 pelo vereador Giovani Júnior (PSD) que demonstrou preocupação com a falta de informações oriundas do Executivo. O ofício com a solicitação foi recebido pela Prefeitura de Parnamirim no dia 24 de fevereiro mas, até o início da semana, as informações sobre as metas fiscais não foram apresentadas. Dessa forma, para os vereadores, o Executivo está em desacordo com o que estabelece o parágrafo 4º do 9º artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

 

RACHA NA BASE - O vereador Rosano Taveira da Cunha (PRB), que também tenciona disputar a prefeitura de Parnamirim e é o líder do prefeito, é de opinião que o candidato de oposição em 2016 deve mesmo sair da base do prefeito Maurício Marques. Para Taveira, que assinou a lista de apoio a Naur Ferreira, "fechar uma candidatura dentro de uma sala é uma coisa; colocar a cabeça no portão com a população esperando a gente debaixo de pau dizendo "este não" é outra".

 

NOVO LÍDER - Aliás, o vereador Rosano Taveira é o novo líder do prefeito Maurício Marques na Câmara de Parnamirim. Ele vai substituir o vereador Antônio Batista Barros (PMDB) que pediu afastamento das funções. "Conduzirei esta liderança assim como conduzi esta casa durante 6 anos, com organização e responsabilidade", diz Taveira.

 

INTERDIÇÃO - A Penitenciária Estadual de Parnamirim está interditada parcialmente por causa de falhas na estrutura da unidade. A decisão é da juíza da 1ª Vara Criminal, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros e terá validade por 30 dias, a contar do dia 24 de fevereiro. A juíza Cinthia Cibele justifica a interdição alegando que a unidade sofre com péssimas condições estruturais, e há presos com doenças contagiosas.

 

VOLTA DA LINHA "D" - Depois de haver sido suspensa pelo DER/RN, a Linha D, que sai do Parque Industrial, em Parnamirim, com destino a Natal, passando pelo Tirol, Praça Cívica e voltando pelo bairro do Alecrim, voltou a funcionar. Houve uma mobilização da população do Parque Industrial, um dos bairros mais populosos da cidade.

 

SEGURANÇA - Requerimento de autoria do vereador Gustavo Negócio de Freitas (PSDC) propõe a realização de audiência pública na Câmara Municipal para discutir a questão da segurança pública no município de Parnamirim. O vereador faz questão de ressaltar que nesta audiência pública será da mais alta importância a presença da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite. Provavelmente será no dia 31 de março (terça-feira).

 

APROXIMAÇÃO - Já o presidente da Câmara Municipal vereador Ricardo Gurgel (PSB) e o vereador Binho de Ambrósio (PSB), participaram de uma reunião com o ex-prefeito de Parnamirim e atual deputado estadual Agnelo Alves (PDT). Na ocasião, Ricardo justificou a Agnelo o seu posicionamento de pleitear a sua candidatura a prefeito. Como vereador, Ricardo sempre foi crítico do então prefeito  e do deputado Agnelo Alves.

 

GREVE - Professores do município de Parnamirim estão em greve desde o dia 2 passado. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim (Sintserp), a principal reivindicação dos educadores é um reajuste de 13,01% no piso salarial da categoria, acompanhando o crescimento percentual do piso nacional.

 

06 de Março de 2015 às 11h10

NAUR E O PSB

Após a decisão do vereador Ricardo Gurgel de retirar seu nome do documento de apoio à candidatura do secretário de Obras, Naur Ferreira, e seu anúncio de que também é pré-candidato a prefeito em 2016, os rumores agora são de que o PSB mudará de comando no município de Parnamirim. E Naur, terá de ir para outra agremiação. Já se fala até que ele está de malas arrumadas para ingressar no PT. A justificativa para a mudança de comando partidária é que o PSB foi entregue pela ex-governadora Wilma de Faria ao prefeito Maurício Marques, que por sua vez transferiu para Naur. No pleito passado, Maurício não apoiou Wilma, mas, sim, Fátima Bezerra. O partido no município tem dois vereadores - Ricardo Gurgel e Binho de Ambrósio. Ricardo tem laços de parentesco com Wilma de Faria e já é dado como certo que a legenda está sendo tomada de Naur Ferreira para lhe ser entregue. O clima político esquentou em Parnamirim.

 

 


UNIDADE DE SAÚDE - Depois de entregar no último dia 2 a nova da Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro de Cajupiranga, a Secretaria de Saúde de Parnamirm anuncia que essa é a primeira de sete novas unidades que serão entregues à população este ano. Segundo o secretário Henrique Costa, a UBS de Cajupiranga vai contar com estrutura e atendimento de segunda à sexta, de 7 às 17 horas.

 

RENÚNCIA - O vereador Antônio Batista Barros (PMDB) surpreendeu a todos na sessão da Câmara de Parnamirim da segunda-feira (2) ao anunciar a sua renúncia ao cargo de líder do prefeito Maurício Marques na Casa. Batista justificou a decisão de deixar o cargo após dois anos, pelo fato de ter sido eleito 1º secretário da Câmara e não querer acumular a função na mesa com a liderança da maioria.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA - A integração do sistema de transporte público de passageiros entre os municípios que formam a Região Metropolitana de Natal será tema de audiência pública na Câmara de Parnamirim. A iniciativa é do vereador Rosano Taveira (PRB). Destaca que o assunto é de relevância importância para toda sociedade parnamirinense e, portanto, todos os órgãos envolvidos na questão devem participar do debate.  A data ainda não foi marcada pela mesa diretora da Casa.

 

EXECUÇÃO - A Secretaria de Tributação de Parnamirim vai fechar o cerco aos devedores e mandará para Cartório de Protestos as certidões da dívida ativa do município, que gira em torno de R$ 285 milhões. As regras para essa cobrança estão detalhadas em um decreto publicado no Diário Oficial do Município do último dia 11. A inadimplência em Parnamirim é alta. Em 2014, dos 95 mil carnês do IPTU distribuídos, 60 mil não foram pagos.

 

PRÉ-CANDIDATO - O vereador Ricardo Gurgel fez pronunciamento na Câmara no dia 2 passado e anunciou que não está rompendo com o prefeito Maurício Marques. Disse não mais apoiar o projeto de candidatura do secretário de Obras, Naur Ferreira, em 2016, e que vai tentar viabilizar a sua candidatura, até mesmo com o apoio do prefeito. Ricardo garante que tem o apoio do governador Robinson Faria, do deputado Carlos Augusto Maia e do deputado federal Fábio Faria.

 

DISTANCIAMENTO - Está sacramentado o distanciamento entre Carlos Augusto Maia (PTdoB) e o prefeito Maurício Marques. Inclusive, os cargos que o deputado tinha na administração já foram exonerados. Porém, o deputado diz que não tenciona disputar a prefeitura em 2016, mas, sim, cumprir o mandato de deputado que lhe foi outorgado pelo povo em defesa de Parnamirim.

 

27 de Fevereiro de 2015 às 12h00

MAURÍCIO NÃO DEIXA O PDT

Durante o carnaval foi intensificado o boato de que o prefeito Maurício Marques pretendia sair do PDT. A alegação seria de que mesmo sendo vice-presidente regional do PDT estaria "esquecido" dentro do partido e que a melhor solução encontrada seria deixar os quadros da agremiação, que é presidido a nível estadual pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Porém, da Costa do Sauípe, na Bahia, onde se encontrava participando de encontro de prefeitos, Maurício usou a mídia social para desqualificar as informações de um possível rompimento com o deputado Agnelo Alves, ao mesmo tempo em que negou a mudança de partido. Para o prefeito, esta versão não passa de "fofocas que não estremecem uma amizade construída com Agnelo ao longo de 18 anos, com respeito, gratidão e, acima de tudo lealdade". Também atribuiu a notícia a um grupo de oposição "que já foi derrotado muitas vezes, mas insiste em querer desqualificar a administração municipal". E concluiu: "Não vou mudar de partido e nem romper com Agnelo. Vamos juntos vencer a eleição de 2016".

 

 


APURAÇÃO - Entregue ao tráfego de veículos em meados de 2014 sem a devida sinalização horizontal e vertical de trânsito, o prolongamento da avenida Prudente de Morais (orçamentária para o DER-RN) concluir a sua duplicação, até a BR-101, no Parque Industrial, em Parnamirim, ainda depende de dotação e agora que vai entrar no caso para saber os motivos de tanto gasto público sem a conclusão da obra na administração passada.

 

INVESTIMENTO - Na sua mensagem anual apresentada à Câmara Municipal de Parnamirim, o prefeito Maurício Marques (PDT) deixou claro que "novos investimentos no município somente ocorrerão quando a arrecadação melhorar". Segundo o prefeito, a cada mês a arrecadação cai ainda mais.

 

PAVIMENTAÇÃO - Mas, o prefeito deu uma boa notícia: ainda este ano a prefeitura deverá pavimentar 103 ruas no bairro de Nova Esperança. Segundo Maurício Marques, apesar da crise, "Parnamirim não pode parar".

 

CEMITÉRIO - A prefeitura de Parnamirim acaba de investir recursos da ordem de mais de um milhão de reais na construção de um novo cemitério público do município, deixando-o semelhante ao Cemitério Morada da Paz, que é da iniciativa privada. Há anos que a população parnamirinense reclama da superlotação dos quatro cemitérios existentes no município, principalmente o Cemitério São Sebastião, o maior da cidade.

 

CRIME AMBIENTAL - A Secretaria de Urbanismo e Desenvolvimento Ambiental (Semurb), de Parnamirim, adotará medidas proibitivas, sujeitos às sanções que a lei prevê, contra ligações clandestinas na rede de drenagem da praia de Pirangi do Norte, onde um esgoto a céu aberto despeja detritos no mar, o que é um crime ambiental. A primeira medida será tampar a tubulação, o que provocará a volta dos dejetos para as casas irregulares e a identificação dos responsáveis.

 

CÂMARA CIDADÃ - Um projeto novo da Câmara Municipal de Parnamirim será implantado já a partir deste mês de março. A ideia do presidente Ricardo Gurgel (PSB) é levar o os trabalhos do Poder Executivo aos bairros e comunidades de Parnamirim, através do "Câmara Cidadã" que irá discutir os problemas da cidade juntamente com a população.

 

AEROPORTOS - O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) propôs uma audiência pública, na Assembleia Legislativa para discutir soluções e opções para os aeroportos Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e Augusto Severo, em Parnamirim. Será no dia 20 de março, sexta-feira, às 10h. Segundo o parlamentar, a distância do aeroporto de São Gonçalo, incluindo os problemas de mobilidade urbana, a falta de infraestrutura e até problemas de segurança pública transformaram o equipamento em um grande ponto negativo para o Estado.

 

20 de Fevereiro de 2015 às 13h34

A SEGURANÇA QUE PARNAMIRIM QUER

O governador Robinson Faria (PSD) adotou durante a sua campanha em 2014 a segurança pública como carro chefe. Os parnamirinenses, que tanto sofrem com a insegurança, acreditaram nas palavras do então candidato, que tinha projetos para enfrentar o grave problema. Agora, Parnamirim, por sua sociedade organizada, à curto prazo, reivindica esses pleitos, inclusive, já protocolado na Secretaria de Segurança e Defesa Social: Dez viaturas novas (Cabine Dupla); implantação do GGI-Municipal; implantação de uma Delegacia de Plantão; mais policiais nas ruas; ampliação do PROERD; e implantação do projeto Ronda Cidadã na cidade. Somente esse ano, quase 10 homicídios foram registrados na cidade. É bem verdade que polícia nas ruas não impede homicídios, mas Parnamirim tem um aparelho policial bastante precário onde as polícias - Civil e Militar - têm boa vontade, mas trabalham sem as mínimas condições. Parnamirim acredita no governador.

 

 

 

ROMPIMENTO - O prefeito Maurício Marques estaria de malas prontas para deixar o PDT, legenda presidida em âmbito estadual pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Maurício é o vice-presidente da legenda. Motivo: o prefeito Maurício só é ouvido em época de campanha apenas para contribuir com estrutura, já depois das decisões serem tomadas. Seria então o rompimento entre Maurício e Agnelo Alves?

 

EMPOLGAÇÃO - O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdo B) não parece empolgado com 2016 em Parnamirim. Diz que os políticos locais se precipitam ao falar de eleição municipal agora. "Há quatro meses estávamos nas ruas em uma campanha política, este ano não tem eleição, então acho cedo antecipar 2016", argumenta. E mais: diz que vai participar do processo de 2016, mas que não significa que será candidato.

 

É E NÃO É - Em conversa com jornalistas, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Epifânio Bezerra de Lima demonstrou ainda dúvidas quanto a 2016. Disse que irá pleitear e articular sua candidatura a prefeito, "mas, vou escutar a vontade do povo de Parnamirim e não serei candidato de mim mesmo". "Até posso ser candidato a vereador, o que não é nenhum demérito pra mim", concluiu.

 

OPOSIÇÃO - Por enquanto, não se sabe quem será o nome da oposição em 2016. Com Gilson Moura fora do páreo do embate eleitoral, o nome da oposição pode sair dos grupos que compõem a situação. Poderá ser do grupo de Agnelo ou dos que apoiaram Robinson. A não ser que o prefeito Maurício Marques tenha a capacidade de manter os interesses de todos os grupos do seu lado. O que não será fácil!

 

NOTA OFICIAL - A Executiva Municipal do PT de Parnamirim divulgou nota oficial em que mesmo reconhecendo que a administração do prefeito Maurício Marques, onde o partido é parceiro, tem sido positiva, rechaça no momento qualquer apoio à pré-candidatura do secretário de Obras, Naur Ferreira (PSB). Ao mesmo tempo, a nota admite que o PT tem nomes para disputar as eleições 2016 dentro de um projeto que o partido deseja discutir com o povo denominado "Projeto Popular para Parnamirim".

 

POLUIÇÃO SONORA - Recomendação do Promotor de Justiça da Comarca de Parnamirim, David Costa Benevides, orienta que os responsáveis por estabelecimentos religiosos adotem em suas dependências meios de contenção para emissões sonoras, a fim de garantir às pessoas o direito ao sossego e tranquilidade, principalmente no período noturno. Além disso, o MP orienta ainda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que só conceda licença ambiental e alvará de funcionamento a estabelecimentos religiosos que possuam esses meios de contenção.

 

CONCURSO - A Prefeitura de Parnamirim divulgou no diário oficial do dia 13, um aditivo ao edital do concurso para o preenchimento de cargos das Secretarias de Educação e Administração. No aditivo, o cargo de professor de dança apresenta 13 vagas, com remuneração de R$ 1.803,11 e carga horária de 30h, sendo exigidos licenciatura plena em dança ou em educação artística com habilitação em artes cênicas. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet até o dia 9 de março.

 

13 de Fevereiro de 2015 às 12h43

O CANDIDATO DE MAURÍCIO

 Parece que não há mais dúvidas. O candidato do prefeito Maurício Marques à sucessão de 2016 é o secretário de Obras e Saneamento, Naur Ferreira da Silva (PSB). Na sexta-feira (6), em almoço realizado na Churrascaria Sal e Brasa, foi lançado um manifesto assinado por 15 vereadores, todos hipotecando solidariedade à candidatura de Naur. O prefeito Maurício Marques esteve presente ao encontro. Diz o manifesto: "A candidatura de Naur pressupõe o diálogo com a população e defende a garantia e a extensão de direitos, voltando-se para defender os direitos estruturantes da cidade". E conclui: "Nós vereadores fechamos com a pré-candidatura de Naur Ferreira". Assinaram o documento: Ricardo Gurgel, Rosano Taveira, Valério Santiago, Paulão Júnior, Sheilla Cristina, Kátia Carvalho, Iranir Gudes, Gustavo Negócio, Antônio Batista, Abidene Salustino, Clênio Santos, Manuel Diniz, Jeová Alves, Binho de Ambrósio e Elienai Cartaxo. Assim, ficariam de fora os vereadores Gildásio Figueiredo, Paulo da Previdência e Giovani Júnior. Este último é ligado ao deputado Agnelo Alves.

 

 

 


DESTAQUE - Novato de primeiro mandato, o deputado parnamirinense Carlos Augusto Maia (PTdoB) já chegou na Assembleia Legislativa marcando presença. Foi eleito para ocupar a 4ª Secretaria da Mesa. Advogado militante e ex-vereador de Parnamirim, Carlos Augusto promete muito trabalho como deputado estadual.

 

CARNAVAL - A abertura oficial do carnaval de Pirangi, considerado o melhor do Litoral Sul do RN, acontece neste sábado (14). Às 18 horas, o prefeito Maurício Marques fará a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo do carnaval 2015 Madson Brandão e à Rainha Clara Gameiro. A partir daí é só folia até a Quarta-feira de Cinzas. Mas, sem trios elétricos e sem atrações nacionais.

 

TRÂNSITO - Uma parceria a ser realizada entre a Secretaria de Trânsito de Parnamirim e o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) vai possibilitar a instalação de uma unidade no município. Um local já está sendo procurado para a instalação dessa base operacional.

 

CÂMARA - A Câmara Municipal de Parnamirim retoma os seus trabalhos legislativos de 2015 no dia 19 de fevereiro (quinta-feira). Pelo Regimento Interno, a retomada dos trabalhos deveria ocorrer no dia 15, mas é carnaval. Assim, a sessão solene inclusive coma leitura da Mensagem Anual do prefeito Maurício Marques ocorrerá no dia 19.

 

VEREADOR - O primeiro suplente da coligação formada pelo PRP, PPL, PC do B e PT do B, Paulo Estevão de Miranda Borges (PCdoB), mais conhecido por Paulo da Previdência, será empossado na vaga de Carlos Augusto de Paiva Maia, que tomou posse como deputado estadual. O ato de posse acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 17h, no Plenário Dr. Mário Medeiros. O novo vereador tem 59 anos e obteve 705 votos em 2012.

 

FORA DA LISTA - O vereador Giovani Júnior (PSD) esclarece que não assinou lista dos 15 vereadores que declararam apoio à pré-candidatura à Prefeitura de Parnamirim do secretario de Obras, Naur Ferreira (PSB). "Não assinei lista nenhuma, na verdade, fui procurado de última para assinar o documento". Politicamente ligado ao deputado Agnelo Alves (PDT), Giovani diz que o deputado vai participar do pleito em Parnamirim, mas não sabe se será candidato.

 

ROMPIMENTO - O que se fala nos meios políticos de Parnamirim é que o Maurício Marques (PDT) estaria praticamente rompido com a vice-prefeita Lucinha Thiago (PSD). Mas, nenhuma das partes divulgou os motivos desse rompimento. Dizem que desde o primeiro semestre do ano passado que a vice-prefeita não fala com o prefeito. Lucinha nem ao menos é convidada para as solenidades da Prefeitura. Politicamente, a vice-prefeita é ligada ao deputado estadual Agnelo Alves (PDT).

 

06 de Fevereiro de 2015 às 17h42

VIOLÊNCIA DESENFREADA

A violência na cidade de Parnamirim chegou ao extremo. Está desenfreada. Incontrolável. De acordo com a 5ª edição do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), apresentado por diversas entidades, os números que colocam o Rio Grande do Norte entre os estados com mais riscos de homicídios entre jovens do Brasil em risco de morte. Entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, o IHA de Parnamirim é o 12º (6,81), superando cidades como Feira de Santana, Ananindeua, Arapiraca, João Pessoa e Foz do Iguaçu. Tanto é que na semana que passou o Governo do Estado mandou a secretária de Segurança, Kalina Leite, e toda cúpula da segurança pública a Parnamirim para se reunir com o prefeito Maurício Marques e discutir melhorias para a segurança pública da cidade. Seria um trabalho em conjunto para viabilizar convênios como o do pagamento das diárias operacionais dos policiais e a questão da manutenção de viaturas. A equipe da SESED também deve realizar um plano de segurança especialmente para o município, identificando as necessidades e avaliando o que poderá ser feito nesse primeiro momento. Algo precisa ser feito com urgência.

 

 

NOVA ZONA - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte decidiu fazer um novo rezoneamento, que cria mais uma zona eleitoral no município de Parnamirim: a 48ª Zona Eleitoral. Assim, a 48ª ZE, antes com sede em Pedro Avelino foi extinta, e seus eleitores passarão a compor a 54ª (Afonso Bezerra). Assim, Parnamirim ficará com a 48ª e 50ª podendo redistribuir seus eleitores.

 

TELEFONIA MÓVEL - Um dos problemas maiores desse veraneio em Pirangi é sinal da telefonia móvel. Não importa onde se esteja não se consegue conectar. É evidente que neste período de férias, com a concentração de veranistas nas praias, a demanda pelos serviços de telefonia móvel aumentam no litoral. A qualidade, ao contrário, é péssima. As ligações caem na metade ou não completam. Diante da reclamação, uma informação sempre: a demanda está muito grande e o sistema não suporta.

 

NOMES DE MAURÍCIO - Enquanto dentro da própria base do prefeito Maurício Marques tem  como certo que o nome de sua preferência para a sua sucessão em 2016 é o do secretário de Obras e Saneamento, Naur Ferreira da Silva (PSB), o próprio Maurício acaba de dá uma declaração em outra direção. Citou três nomes em condições de muito bem lhe substituir: os secretários Naur Ferreira e Márcio Cézar Pinheiro, e o vereador Rosano Taveira da Cunha. Será que vai repetir o episódio da sucessão de 2008?

 

NAUR TOPA - O secretário de Obras e Saneamento, Naur Ferreira da Silva, confirma que "topa a parada" para disputar a sucessão do prefeito Maurício Marques em 2016. Registra nas conversas que a nível de hoje já teria o apoio de 14 vereadores, embora não cite os nomes.

 

PRORROGAÇÃO - A Secretária Municipal de Tributação (SEMUT) de Parnamirim prorrogou os prazos para o pagamento do IPTU/2015-2º Grupo e do REFIS II, respectivamente, para as datas de 27 de fevereiro e 10 de março de 2015. O pagamento do IPTU-2º Grupo, que teria vencimento em 30 de janeiro, permanece com desconto de 10% para os contribuintes que efetuarem a quitação dos débitos até a nova data de vencimento.

 

CRIAÇÃO DO GGI - A criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é uma luta da CDL/Parnamirim de anos. O presidente Marcos Fernandes segue com esse trabalho e, recentemente, esteve reunido com setores da sociedade e pedindo o apoio do Poder Legislativo. O GGI é um fórum deliberativo e executivo que coordena o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme termo de convênio celebrado com o Ministério da Justiça.

 

CONCURSO - As inscrições para o concurso da Prefeitura de Parnamirim serão realizadas no período de 13 de fevereiro a 09 de março. De acordo com o edital do concurso público, serão preenchidas 424 vagas no quadro de pessoal da Prefeitura, das quais 301 são destinadas a professor do ensino básico e 102 para agente administrativo. As provas serão aplicadas no dia 12 de abril.

 

30 de Janeiro de 2015 às 14h26

AS PRETENSÕES DO PRB

Existe algum partido político que não almeja o poder? Claro que todo partido político almeja o poder. É para isso que eles são fundados. Como vão realizar seus objetivos (bons ou maus) se não tiverem o poder nas mãos? Em Parnamirim, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) há duas eleições municipais tem se credenciado com a manutenção de uma bancada de vereadores consistente com três representantes. Na eleição de 2012, o vereador mais votado no município - Iranir Guedes - filiado ao PRB, obteve 3.466 votos. Somados aos votos dos dois outros vereadores - Rosano Taveira e Sheilla Bezerra, além da suplente Walkiria Fonseca, o partido obteve um total de 9.827. Para 2016, segundo o presidente do diretório municipal, vereador Rosano Taveira da Cunha, a meta do PRB é manter a atual bancada e se, possível, ampliá-la, e se fazer representar na chapa majoritária, não necessariamente na cabeça da chapa. Para Taveira, se será mantida a aliança do PRB com o grupo político do prefeito Maurício Marques isso só o futuro dirá. Agora, o partido está disposto a lutar pela cabeça da chapa.

 

 

 

LICENÇA - O que se comenta nos alpendres das praias do litoral potiguar é que por exigência medida o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) deverá pedir licença médica nos próximos dias para tratamento de saúde. Agnelo enfrenta um câncer e está precisando de maiores cuidados. Seu afastamento abrirá lugar para ser ocupado pelo primeiro suplente Vivaldo Costa.

 

CARNAVAL - As inscrições abertas para a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval de Parnamirim 2015 se encerram nesta sexta, dia 30 de janeiro. A escolha do casal real da folia será no próximo dia 6 de fevereiro, na Praça São Sebastião, na praia de Pirangi do Norte, com uma festa animada pela Banda Trampolim da Vitória e orquestras de frevo. O casal escolhido vai receber um prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00. Este ano o Carnaval de Pirangi será "pé no chão", sem trios e sem grandes atrações.

 

APROXIMAÇÃO - O prefeito Maurício Marques trabalha aproximação com o governador Robinson Faria. Seria uma aproximação institucional, com parcerias importantes para o município de Parnamirim, começando pela área de segurança pública, que será carro-chefe do governo.

 

PREFERÊNCIA - Orientados por empresas que vendem pacotes turísticos, os turistas que vêm para o Litoral Sul do Rio Grande Norte, notadamente a praia de Pipa e outras, estão desembarcando no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, e em seguida vêm de ônibus para o nosso Estado. Motivo: é mais cômodo do que desembarcar no Aeroporto de São Gonçalo e enfrentar os transtornos de engarrafamentos do trânsito.

 

IMPOSTOS - O pagamento do segundo grupo e Refis permanece sem alteração (30/01). Porém, a Secretaria Municipal de Tributação está concedendo dispensa de multas e juros aos contribuintes que tiverem interesse em ingressar no Programa de Recuperação Fiscal-Refis (IPTU, ISS, ITIV e taxas municipais) que têm débitos até dezembro de 2014, caso o pagamento seja efetuado à vista. Os contribuintes que decidirem parcelar seus débitos terão prazos estipulados entre 20 e 120 meses. Se as dívidas forem parceladas em 120 meses, haverá redução de multas em 35% e 25% nos juros e correção monetária.

 

OBRAS - Apesar dos cortes anunciados para adequar as despesas à previsão de arrecadação no município de Parnamirim para 2015, o prefeito Maurício Marques garante que as obras de esgotamento sanitário e do transbordo de lixo, o asfaltamento da Av. Felizardo Moura, a conclusão da UPA 24h, a construção de mais quatro unidades básicas de saúde para atender à demanda populacional e a pavimentação de ruas de terra batida no Parque Industrial não serão afetadas pelos cortes. 

09 de Janeiro de 2015 às 11h46

SUCESSÃO EM PAUTA

Não se fala em outra coisa em Parnamirim a não ser na sucessão de 2016, com vários nomes já colocados para a disputa. Além do secretário municipal de Obras, Naur Ferreira, que deve mesmo ser o candidato do prefeito Maurício Marques, há outros nomes postos: os ex-presidentes da Câmara, Rosano Taveira da Cunha (PRB) e Epifânio Bezerra de Lima (PP) trabalham suas candidaturas. Epifânio faz questão de dizer que pretende assumir a bandeira de oposição ao atual sistema que governa o município há 14 anos. Também, quem pode estar correndo por fora na disputa é o recém empossado presidente da Câmara, vereador Ricardo Hiraruhy Alencar Gurgel (PSB). O nome do deputado eleito Carlos Augusto Maia (PTdoB) é outro que é bastante comentado nas rodas política. O grupo do deputado Agnelo Alves tem três nomes: Lucinha Thiago e os vereadores Giovani Júnior (PSD) e Elienai Cartaxo (PMDB). Ao que parece, 2016 terá pelo menos três candidatos com visibilidade eleitoral.

 

 

APOSTA - O ex-vereador Fernando de Lima Fernandes, conhecido como coordenador de campanha eleitoral em Parnamirim, aposta na candidatura do presidente da Câmara, Ricardo Gurgel (PSD) a prefeito em 2016. Fernando aposta com qualquer um que Ricardo Gurgel deve ter inclusive o apoio do governador Robinson Faria a até mesmo do Partido dos Trabalhadores.

 

CONDIÇÃO - E por falar em Fernando de Lima Fernandes ele condiciona o seu retorno à disputa de uma vaga na Câmara Municipal em 2016: "Se Ricardo Gurgel for o nosso candidato a prefeito eu vou coordenar a sua campanha; caso contrário eu disputarei o meu retorno à Câmara Municipal". Fernando já foi vereador em quatro mandatos e coordenou a campanha do deputado eleito Carlos Augusto Maia (PRTB) no pleito de outubro passado.

 

BOLSA DE APOSTA - Tem gente apostando em Parnamirim que o prefeito Maurício Marques não anuncia oficialmente agora em fevereiro o nome do seu candidato à sua sucessão. Para estas pessoas, o nome está certo que será o secretário Naur Ferreira da Silva (PSB), mas o anúncio ainda vai demorar mais um pouco. Há quem diga também que Maurício mantém a palavra e vai para a briga. Será?

 

NO DETRAN - O nome do advogado Paulo Roberto Negócio de Freitas, filho do ex-prefeito Raimundo Marciano, deve ser presença garantida, no governo Robinson Faria. Paulinho deve ocupar uma das diretorias do Detran, como indicação de Parnamirim. Outros nomes parnamirinenses devem aparecer também no terceiro escalão.

 

ESTAÇÃO VERÃO - Em parceria com a Inter TV Cabugi, a Prefeitura de Parnamirim, deu largada no último dia 3, ao projeto Estação Verão, na praia de Pirangi do Norte. Uma arena com mais de um mil metros quadrados foi montada na orla para receber a programação, que vai acontecer durante todo o mês de janeiro e inclui esportes, atrações culturais e ações educativas. Já está confirmado para o dia 17 um desafio de MMA, com a participação de lutadores de todo o Brasil.

 

REFIS - Até o dia 30 de janeiro a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Tributação, está concedendo dispensa de multas e juros aos contribuintes do Programa de Recuperação Fiscal REFIS (IPTU, ISS, ITIV e taxas municipais). Os contribuintes que não puderem efetuar o pagamento à vista poderão parcelar seus débitos com prazos estipulados entre 20 e 120 meses, redução de multas e juros.

 

LICENÇA - Garante uma fonte bem informada que ainda não há nada definido para que o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) solicite licença para tratamento de saúde. Uma definição só deve acontecer em fevereiro. Caso Agnelo se licencie quem assume a vaga é o suplente da coligação Vivaldo Costa (PROS). Por enquanto, Agnelo que enfrenta problemas de saúde, segue intensificando o seu tratamento.

 

24 de Dezembro de 2014 às 15h31

CENTRAL DE REGULAÇÃO

A marcação de exames e consultas fica mais rápida em Parnamirim com a inauguração da Central de Regulação. Com o novo serviço, a população poderá fazer o agendamento sem intermediários. Ao fazer a entrega da nova unidade, o prefeito Maurício Marques fez questão de ressaltar que "estamos entregando um equipamento público que vai melhorar o serviço de saúde, no tocante à marcação de exames e de consultas, com um processo que vai ficar muito mais rápido a partir de agora, porque a própria pessoa vai poder vir aqui e fazer a marcação". Já o secretário de Saúde, Marcio Cézar, ressaltou que a Central de Regulação, localizada na Av. Tenente Medeiros, vizinho à Central do Cidadão, funcionará das 8h às 13h, de segunda à sexta, com uma equipe de atendimento formada por 15 servidores, todos treinados para atender bem à população.

 

 

SAÚDE - O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) não compareceu à solenidade de diplomação dos eleitos ocorrida no último dia 18. Devido a problemas de saúde, foi orientado pelos médicos a manter repouso. O TRE/RN deve marcar uma data para a diplomação de Agnelo Alves.

 

CUMPRIMENTOS - O prefeito Maurício Marques receberá cumprimentos de final de ano de auxiliares e da população paranamirinense em solenidade prevista para o dia 30 de dezembro, a partir das 10 horas, no pátio do Gabinete Civil, na Cohabinal. Na ocasião, Maurício fará um pronunciamento em que fará um balanço da sua administração neste ano de 2014.

 

MOVIMENTO - Apesar do anseio da população parnamirinense de ter de volta o desativado Aeroporto Augusto Severo, poucas pessoas participaram do movimento "Queremos nosso aeroporto de volta", que teve início nas redes sociais. A mobilização foi realizada na tarde do dia 17 - data de aniversário da cidade que está completando 56 anos. Apenas dois vereadores macacaram presenças: Ricardo Gurgel (PSB) e Carlos Augusto Maia (PTdoB).

 

DE VOLTA - A vice-prefeita de Parnamirim, Lucinha Thiago (PSD), depois de se recuperar bem de uma cirurgia está retomando suas atividades na sede da Vice-Prefeitura, localizada na Avenida Anibal Brandão,  nº 51, no bairro de Nova Parnamirim. Lucinha tem desenvolvido um trabalho junto à comunidade no encaminhamento dos problemas do bairro para solução por parte da administração municipal.

 

PRESIDÊNCIA - O vereador Ricardo Gurgel (PSB) só deve assumir a presidência da Câmara Municipal de Parnamirim em fevereiro de 2015. É o que prevê o Regimento Interno da Casa. Até la, Rosano Taveira continua como presidente. A Câmara está de recesso e só retoma as suas atividades ordinárias no dia 16 de fevereiro (segunda-feira), com mais uma leitura da Mensagem Anual do prefeito Maurício Marques.

 

NA FRENTE - Parnamirim foi o município do "Clube dos 100 mil" que registrou o maior crescimento da economia entre 1999 e 2012 no RN. Natal e Mossoró, as outras cidades com mais de 100 mil habitantes, cresceram 278% e 525%, respectivamente. Em Parnamirim, o PIB pulou de R$ 404,6 milhões naquele ano para R$ 2,96 bilhões em 2012, segundo números do IBGE divulgados na primeira quinzena de dezembro/2014. 

 

REFORMA - O prefeito Maurício Marques está empenhado na reforma  de 2015, com substituição e remanejamento de secretários. A reforma será mais ampla do que se fala nos bastidores. Pode haver até mesmo criação de novas secretarias e fusão com outras já existentes. Segundo Maurício, a finalidade é melhorar a performance administrativa que ele faz questão de dizer que está satisfeitos, "mas quer muito mais".

 

12 de Dezembro de 2014 às 12h50

CONCURSO PÚBLICO

O calendário do concurso público que será realizado pela Prefeitura de Parnamirim em 2015 já foi definido pela Comperve. O edital será publicado até o dia 15 de janeiro e as provas aplicadas no domingo, dia 12 de abril. Este é o terceiro concurso público da administração do prefeito Maurício Marques e o segundo para a Educação. No concurso anterior, realizado em 2009, foram convocados mais de 800 professores aprovados, todos eles com formação superior. A rede tem 28,5 mil alunos e 1.700 professores. O concurso de 2015 oferece 424 vagas, das quais 301 são para professor, 102 para agente administrativo, 12 intérprete de Libras, 8 para instrutor de Libras e 1 para bibliotecário. Os organizadores trabalham com a estimativa de que o concurso receberá 25 mil inscrições. Em 2009, foram mais de 10 mil inscritos

 

 

SECRETARIADO - Mesmo já definindo como será a reforma do seu secretariado, o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques (PDT), pode deixar o anúncio para depois do aniversário de emancipação política da cidade, que acontece no próximo dia 17. Pretende, antes, entregar algumas obras que foram concluídas pelos atuais secretários e que seus nomes aparecerão nas placas de inaugurações.

 

DEVOLUÇÃO - Embora com números mais modestos do que em anos anteriores, encerrando o seu mandato como presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, o vereador Rosano Taveira da Cunha (PRB) irá devolver ao Executivo municipal em torno de R$ 300 mil. O dinheiro já tem um destino: a compra de um equipamento para a Maternidade do Divino Amor. Em anos anteriores a Câmara chegou a devolver mais de R$ 1 milhão.

 

EDITAL - O edital publicado para selecionar grupos teatrais que participarão do 1º Circuito Sesc das artes Cênicas Potiguar, iniciativa do Sesc-RN e a primeira experiência do Sesc no Brasil, no financiamento para esse setor, beneficia um grupo teatral de Parnamirim: "Meninas", da Sílabas C. de Dança (Parnamirim). Já foram selecionados cinco grupos teatrais do RN.

 

DOMICÍLIO - Um passarinho me contou que o deputado federal João Maia (PR), candidato derrotado a vice-governador nas eleições de outubro, estaria sendo induzido por amigos e correligionários locais a transferir seu domicílio eleitoral para Parnamirim. Será que João Maia estaria pensando em se candidata a prefeito em 2016? Não duvido!

 

SOLENIDADE - A Câmara Municipal de Parnamirim marcou para o dia 16 de dezembro (terça-feira) a sessão solene em que o Poder Legislativo entregará o título de Cidadão Parnamirinense a várias personalidades que foram agraciadas com a comenda. A solenidade na véspera do aniversário da cidade de Parnamirim, que é comemorado no dia 17 de dezembro e está prevista para às 19horas, no plenário Dr. Mário Medeiros.

 

NOVA CENTRAL - Parnamirim vai ganhar moderna Central de Regulação. A inauguração será dia 18 pelo prefeito Maurício Marques. A unidade passa a funcionar em um prédio mais amplo, na Avenida Tenente Medeiros, Centro, vizinho à Central do Cidadão. São 20 terminais, com controle eletrônico de senhas de atendimento, dos quais 18 para marcação de consultas e exames médicos de média e alta complexidades, e dois exclusivamente para o Cartão SUS.

 

CAIC - No apagar das luzes do seu governo, a governadora Rosalba Ciarlini promete entregar a obra de reforma da Escola Estadual Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo (CAIC), em Parnamirim. A unidade está passando por uma reforma geral há mais de dois anos. A expectativa é que o serviço completo fique pronto na próxima semana.  A Escola atende 1.437 alunos, a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental até a modalidade de educação de jovens e adultos, nos três turnos. 

20 de Novembro de 2014 às 15h02

MAIS UM PRESÍDIO

Ao apagar do atual governo um fato vem agitando os moradores do bairro Parque Industrial, em Parnamirim. Informações dão conta de que a Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania estaria transformando de vez o galpão improvisado onde funciona desde o início deste governo um Presídio Feminino naquele bairro em um presídio para receber apenados perigosos. Um acordo já teria até sido firmado com o Juízo da Vara de Execuções Penais da comarca de Parnamirim. Os moradores do bairro estão em pé de guerra e não aceitam o fato. Até porque, quando o governo ali instalou o Presídio Feminino seria por um período de cerca 100 dias, mas que permanece até hoje. Ora, Parnamirim já tem um presídio regional em Pitimbu e agora querem criar mais um outro. A população do Parque Industrial promete ir às ruas protestar. Os vereadores parnamirinenses também vêm se mobilizando em apoio aos moradores e prometem procurar o governador eleito Robinson Faria para pedir socorro.

 

 

DROGAS – A Procuradoria Geral de Justiça e a Promotora-Corregedora Elaine Cardoso reuniram as promotorias da Comarca de Parnamirim para discutir uma ação estratégica e interligada de enfrentamento às drogas no município. É mais uma iniciativa da PGJ de prestar apoio às ações de combate às drogas, abordando tanto a questão da repressão ao tráfico de drogas como a promoção e o cuidado dos usuários, inclusive de crianças e adolescentes.

 

RIO PITIMBU – O vereador Valério Felipe Santiago (PDT) que sempre foi avesso à realização de audiências públicas que, para ele, em muitos casos não dá em nada, acabou se dobrando e entrou dom requerimento na Câmara Municipal de Parnamirim para a realização de audiência pública que debaterá a situação do Rio Pitimbu. Mas, é possível que essa audiência só ocorra em 2015.

 

CANTEIROS – Em Parnamirim, não se respeita os canteiros públicos. Em todos os bairros da cidade vem sendo desrespeitado o direito de ir e vir nas calçadas, que são ocupadas por ambulantes sem nenhum controle. Há quem defenda a construção de um Camelódromo para abrigar esses pequenos comerciantes que não podem também ser impedidos de ganhar o pão.

 

OBRAS DA BR-101 – As obras remanescentes da rodovia federalda  BR-101 no trecho urbano de Parnamirim estão prestes a começar. Um atraso de mais de 5 anos. Porém, a preocupação maior é a necessidade da população tomar conhecimento do projeto, que compreende vários viadutos e passarelas. Uma audiência pública já foi marcada e desmarcada na Câmara Municipal onde os vereadores querem informações sobre os projetos que devem afetar em muito o trânsito da cidade.

 

NO PÁREO – O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Rosano Taveira da Cunha (PRB), que deixa o comando da casa em janeiro, já esteve reunido com o prefeito Maurício Marques e o secretário de Obras Públicas, Naur Ferreira, a quem comunicou que vai trabalhar sua candidatura a prefeito em 2016 dentro do sistema de poder que comanda o município há mais de 14 anos. Taveira está muito ligado ao deputado Agnelo Alves...

 

JUSTIÇA NA ESCOLA – Nos dias 27 e 28 deste mês, Parnamirim vai sediar o I Congresso Estadual do Programa Justiça e Escola, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do RN em parceria com municípios potiguares, que leva palestras, oficinas e ações de cidadania aos estudantes da rede pública de ensino. O programa é coordenado pela desembargadora Zeneide Bezerra. Além de Parnamirim, 18 municípios devem participar do evento, que irá acontecer no Cine Teatro Municipal.

 

AUDIÊNCIA - A Câmara Municipal de Parnamirim pretende realizar ainda este ano a audiência pública com o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Norte, Walter Fernandes de Miranda Júnior para discutir os projetos do órgão federal no âmbito da BR-101 na zona urbana do município. Segundo o DNIT, as obras devem começar até o final do ano. A propositura é de autoria do vereador Giovani Júnior (PSD). 

31 de Outubro de 2014 às 13h54

SOLUÇÃO PALiATIVA

Durante muito tempo a Superintendência Regional no RN do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chegou a noticiar - e alguns políticos também - que os problemas de engarrafamentos em Nova Parnamirim, pela BR-101, seriam solucionado com a construção de um viaduto e um túnel, respectivamente nos cruzamentos das avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral. A população aguardava ansiosamente. Agora nos vem a notícia de que apenas um túnel será construído a partir de 2015 na entrada da Maria Lacerda. Uma solução paliativa, que resolverá o problema. A boa notícia apenas é que no trecho da BR-101 que cruza o município de Parnamirim serão construídos quatro viadutos (Emaús, acesso ao Centro, no retorno e no acesso a Pium em frente ao Campus do IFRN). Está prevista também o remanejamento da passarela localizada em frente ao Parque Aristófanes Fernandes para um trecho próximo a um supermercado local. Fica a pergunta: E porque não se constrói mais um túnel na Abel Cabral?

 

 

MUSEU - Em defesa da condição de pioneirismo mundial da aviação que o Rio Grande do Norte possui, da memória de Augusto Severo e da importância do terminal construído durante a Segunda Guerra Mundial, o jurista Diógenes da Cunha Lima, esteve reunido com o Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara com a finalidade de defender a construção de um museu sobre a aviação no desativado Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. Boa ideia!

 

FERIADO - O feriado do Dia do Servidor Público - 28 de outubro - foi transferido para esta sexta-feira (31), em Parnamirim. O prefeito Maurício Marques decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, excetuando-se as atividades consideradas essenciais. Idêntica decisão foi tomada pelo Governo do Estado.

 

RIO PITIMBU - Com seus 36 km de extensão, o rio Pitimbu enfrenta alta degradação com lançamento de esgotos in natura, ocupações irregulares de suas margens, cemitério instalado dentro da área de preservação permanente - APP, com possível carreamento de necrochorume e metais pesados, assoreamento e desmatamento da floresta Atlântica. Nessa situação caótica, ainda 30% da população de Natal é abastecida pela Lagoa do Jiqui, alimentada pelo rio Pitimbu.

 

VITÓRIA - O prefeito Maurício Marques não conseguiu reverter a votação do seu candidato - Henrique Alves - em Parnamirim. Robinson Faria obteve neste segundo turno 43.918 votos, enquanto Henrique Alves conseguiu 32.120. A maioria pró-Robinson foi de 11.798 votos. Fala-se em novo cenário político na cidade para 2016 com pelo menos três fortes candidatos. No primeiro turno a vitória de Robinson foi de apenas 801 votos.

 

INCENTIVO - Com a vitória de Robinson Faria (PSD) para o Governo do Estado nas eleições de outubro, um verdadeiro batalhão de amigos e correligionários tem assediado o deputado eleito Carlos Augusto Maia (PT do B) incentivando-o a assumir a condição de candidato a prefeito em 2016. Dizem que os mais entusiastas são os ex-vereadores Fernando de Lima Fernandes e Epifânio Bezerra de Lima, além do próprio deputado Gilson Moura.

 

MARCIANO - A família do ex-prefeito Raimundo Marciano, que tem Gustavo Negócio como vereador na Câmara Municipal de Parnamirim, anda rindo à toa com a vitória do governador Robinson Faria. Os Marcianos foram aliados de primeira hora de Robinson. O grupo também apoiou o deputado eleito Carlos Augusto Maia. Mas, o vereador Gustavo Negócio continua na base do prefeito Maurício Marques.

 

TRABALHO - A vice-prefeita de Parnamirim, Lucinha Thiago e o vereador Giovani Júnior saem fortificados deste pleito porque são do PSD, partido do governador eleito Robinson Faria. É de se destacar também o trabalho da  coordenação da campanha do governador eleito, tendo à frente o tabelião Airene Paiva que, ao lado de outros colaboradores levaram a campanha de Parnamirim com muita dificuldade.

 

TRÂNSITO - Na próxima semana a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setra) coloca em funcionamento as mudanças no cruzamento da Av. Clementino Câmara e BR-101 para melhorar o fluxo de veículos no local e evitar o gargalo e engarrafamentos. Com as mudanças, o motorista que transitar pela Av. Castor Vieira Régis poderá se dirigir para o Centro ou para São José de Mipibu com muito mais espaço para trafegar.

 

24 de Outubro de 2014 às 12h53

NOVO CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Parnamirim divulgou em sua fan page no Facebook que o edital do concurso público para contratação de novos docentes será lançado no início de novembro e o certame será realizado pela Comperve. A novidade é que, neste concurso, haverá vagas para instrutores e intérpretes de livros e para professores exclusivos para os laboratórios de informática. São 175 vagas de professor nível superior, 102 de agente administrativo, 12 de intérprete de libras e oito de instrutor de libras. Para professor, intérprete e instrutor a jornada de trabalho é de 30 horas semanais; a de agente, de 40 horas. Este será o segundo concurso para a Educação na gestão do prefeito Maurício Marques dos Santos. O primeiro foi em 2009 para substituir estagiários e temporários nas escolas da rede municipal. O piso salarial de professor com 30 horas semanais é de R$ 1,8 mil, mais vantagens previstas no Plano de Cargos implantado em 2012 atendendo a uma antiga reivindicação da categoria.

 

VENDAS - A 52ª Festa do Boi que terminou no domingo (19), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, apesar de realizar grandes leilões de animais, não apresentou o sucesso de público de anos anteriores e teve queda nas vendas. As empresas saíram reclamando das vendas em torno de 30% e disseram que o público foi bem menor que nas outras edições. Até vendedores de pão de queijo e cachorro-quente saíram reclamando. Algo precisa ser feito em termos de mudança no atual modelo do evento.

 

CRISE BRABA - Dizem que a crise é pra lá de braba no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, unidade de saúde de responsabilidade do Governo do Estado. Fala-se até na possibilidade de fechamento da unidade por falta de condições de trabalho dos médicos e profissionais da saúde que ali atuam.

 

APLAUSOS - A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, por unanimidade dos vereadores, moção de aplausos aos deputados Agnelo Alves (PDT), que foi reeleição no pleito do dia 5, e ao vereador Carlos Augusto Maia (PTdoB) que foi eleito deputado estadual. Os dois parlamentares têm como principal base eleitoral o município de Parnamirim onde atuarão como defensores das causas do município no parlamento estadual.

 

AGNELISMO - O grupo mais ligado ao ex-prefeito e deputado Agnelo Alves dá sinais de insatisfação com o resultado da eleição em Parnamirim, onde o deputado obteve na cidade 15.264 votos, votação que caiu em relação a 2010, que ultrapassou a casa dos 20 mil votos. E tem culpado!

 

VIRADA - O prefeito Maurício Marques teria prometido ao deputado Henrique Alves (PMDB) reverter os números da disputa para o Governo do Estado em Parnamirim no pleito deste segundo turno. No primeiro turno, o candidato Robinson Faria (PSD) saiu vencedor na cidade com uma maioria de 801 votos. É aguardar o resultado das urnas para saber o que acontece...

 

NO PÁREO - O advogado, vereador e deputado eleito Carlos Augusto Maia (PT do B), que obteve 6.890 votos em Parnamirim, e contou com o apoio dos colegas vereadores Ricardo Gurgel (PSB), Gustavo Negócio (PSDC) e Sheilla Bezerra (PRB), os ex-vereadores Epifânio Bezerra e Fernando de Lima Fernandes, além de toda família do ex-prefeito Raimundo Marciano, prefere não falar agora na sucessão de 2016. Diz que segue integrando o grupo do prefeito Maurício Marques. Mas, há quem diga que Carlos Augusto está no páreo...

 

ESTRADA DA COOPHAB - Pesquisa CNT de Rodovias 2014, que apontou problemas na sinalização e na geometria das vias, cita como exemplo de situação crítica no trânsito a RN-066, mais conhecida como estrada da Coophab, em Nova Parnamirim, que liga a Av. Maria Lacerda Montenegro a BR-101. Segundo a pesquisa, a estrada é um verdadeiro caos, com buracos, curvas perigosas, falta de sinalização e acostamento. Via bastante movimentada, a RN-066 tem um trecho duplicado e sinalizado, mas a maior extensão é de pista simples e mão dupla.

 

TRASPORTE - Um transporte público de péssima qualidade, em Parnamirim. É o que diz a denuncia feita pelo vereador Gustavo Negócio (PSDC). Ele mostra indignação com o atual sistema de transporte público do município que diz ser "servido de forma incompetente por uma única empresa, a Trampolim da Vitória". O vereador cobrou uma solução definitiva para a questão da nova licitação para o sistema de transporte público de Parnamirim que vem se arrastando há mais de um ano sem uma solução, embora tenha sido recomendado pelo Ministério Público.

 

17 de Outubro de 2014 às 11h36

APERTANDO O CINTO

Em reunião com o secretariado no último dia 8, o prefeito Maurício Marques determinou uma série de medidas visando à redução de gastos em razão da queda da receita do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), cuja projeção de arrecadação para este ano sofreu considerável frustração. O prefeito diz que o objetivo é assegurar o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais, conforme o cronograma divulgado no início do ano. Com o corte nas despesas, a expectativa é economizar até R$ 2 milhões até o final deste ano. Entre as medidas anunciadas estão a paralisação de novas contratações de obras com recursos próprios, a suspensão de novas contratações de pessoal (inclusive estagiários), o corte do pagamento de diárias, gratificações e horas-extras e a redução de despesas com telefone e combustível. Mas, estão mantidas as inaugurações de duas Unidades de Saúde (Passagem de Areia e Jardim Planalto) e da UPA de Nova Esperança, além da implantação de três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

 

 

ESFORÇO DOBRADO - O prefeito Maurício Marques já vem intensificando com todas as suas forças o apoio a seus candidatos neste segundo turno: Dilma Rousseff (Presidente) e Henrique Alves (Governador). Nos bastidores o que se fala é que Maurício trabalha para reverter o quadro do primeiro turno quando Robinson Faria obteve 28.161 votos e Henrique 27.360 votos. Esforço dobrado...

 

COM AÉCIO - Os vereadores Gildásio Figueiredo (PSDB) e Kátia Carvalho (DEM) seguem apoiando neste segundo turno o candidato ao governo Henrique Alves (PMDB), mas pedem votos para o presidenciável tucano Aécio Neves.

  

SUPLENTE - Paulo Estevão de Miranda Borges, registrado no TSE como Paulo da Previdência, primeiro suplente pelo PTdoB na coligação Vitória da Continuidade VI, com 705 votos em 2012, é quem deverá ocupar a vaga de Carlos Augusto Maia, eleito deputado estadual. Ele garante que o boato de que não poderia assumir a vaga por problemas na Justiça Eleitoral não procede. Batinho da Mala (Carlos Alberto da Silva Targino) agora é o primeiro suplente.

 

PÉS NO CHÃO - O deputado estadual eleito Carlos Augusto Maia (PTdoB) confirmou que recebeu o apoio em Parnamirim do tabelião Airene Paiva, assim como dos vereadores Ricardo Gurgel (PSB), Sheilla Bezerra (PRB) e Gustavo Negócio (PSDC). E sobre as eleições de 2016 afirma: "Acho que é cedo para tratar deste assunto. Sou um político de grupo e agirei da mesma forma como deputado estadual".

 

SESSÕES DA CÂMARA - As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Parnamirim vão permanecer no horário matinal (a partir das 9h30) até o fim do 2º turno. Isso foi o que foi aprovado pelo plenário da Casa no último dia 8. Há um movimento entre os vereadores para que as sessões ordinárias permaneçam definitivamente no horário matinal, saindo do horário vespertino (17h30). O presidente da Câmara, vereador Rosano Taveira não descarta a mudança, mas ressalta que o assunto será debatido e aprovado em plenário.

 

VACINAÇÃO - A Secretaria de Saúde de Parnamirim vai realizar neste sábado (18) o "Dia D" da campanha anual de vacinação contra a raiva animal. Este ano, a expectativa é imunizar 29 mil animais, que serão atendidos nos 55 postos de vacinas distribuídos em Unidades de Saúde e escolas do município. A vacinação anti-rábica teve início no último mês e já percorreu diversos bairros da cidade.

 

OPERAÇÃO - A Polícia Militar deflagrou a Operação "Ônibus Seguro" em Parnamirim, que visa coibir a onda violência no sistema de transporte coletivo no terceiro maior município do estado onde a violência campeia. Dezenas de homens do 3º Batalhão da Polícia Militar sob o comando do tenente-coronel Jair Justino Júnior espalhados pela cidade realizam diariamente batidas policiais em ônibus, vans e táxis.

 

SUS MEDIADO - Parnamirim acaba de ser beneficiada com "SUS Mediado" que tem o objetivo de ampliar cada vez mais o alcance do SUS à população, diminuir a judicialização e acelerar a resolução das demandas ligadas à área da Saúde. O programa é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Procuradoria Geral do Estado e Defensoria Pública da União (DPU).

 

10 de Outubro de 2014 às 15h05

OUTRA VEZ, DOIS DEPUTADOS

Parnamirim, que é terceiro colégio eleitoral do RN, continua sem votar nos candidatos da terra. Conseguiu apenas reeleger o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) para mais um mandato na Assembleia Legislativa (37.768 votos), obtendo na cidade 15.264 votos, e eleger o vereador Carlos Augusto Maia (PTdoB), que obteve na 50ª Zona 5.890 votos. Com um eleitorado de 115.312 votantes, o número de deputados da cidade poderia ser bem maior, mas o eleitorado segue votando em candidatos de fora. Júnior Moura, irmão do deputado Gilson Moura (Pros) obteve apenas 1.497 votos e não conseguiu a sua eleição. Gilson não pode ser candidato por problemas na Justiça e tentou emplacar o irmão. Candidatos da terá como Tita Holanda e Celino Bezerra obtiveram, respectivamente, 274 e 227 votos. Para deputado federal, o vereador Giovani Júnior (PSD) obteve 4.987 votos na cidade e 10.715 votos no Estado. Outros nomes da cidade que foram votados Abidene Salustino (2.872 votos), Ricardo Wagner (2.257 votos) e Tocha Lopes (988), todos candidatos a deputado federal. 


 



CONTAS DE 2013 - A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado aprovou, no dia 2 passado, as contas da Prefeitura de Parnamirim relativas ao ano de 2013. O relator Claúdio Emerenciano acatou sugestão do corpo técnico do órgão que não detectou irregularidades as contas de responsabilidade do prefeito Maurício Marques dos Santos (PDT).

 

FESTA DO BOI - A Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) vai realizar a partir deste sábado (11), a 52ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, a Festa do Boi 2014, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A expectativa é de cinco mil animais entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, 450 mil visitantes e R$ 100 milhões em negócios durante os oito dias. A programação começa com a Missa do Vaqueiro, marcada para sábado, às 9h. A solenidade de abertura será às 17 horas.

 

CEDUC - A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) realizou juntamente com o Poder Judiciário, uma inspeção judicial nas obras de reforma e ampliação do Ceduc Pitimbu, em Parnamirim. As inspeções judiciais estão sendo realizadas para que seja cumprido o prazo de entrega do Ceduc, que está previsto para até 23 de dezembro. De acordo com a construtora responsável pela obra, o Ceduc Pitimbu está em fase final de conclusão da obra de reforma, faltam apenas a instalação de grades, de luminárias e algumas pinturas.

 

ESGOTAMENTO - Requerimento de autoria do vereador Giovani Júnior (PSD) endereçado ao presidente estadual da Caern, Yuri Tasso, pede o imediato início do funcionamento do sistema de esgotamento sanitário do Litoral, em Pium, Cotovelo e Pirangi, no município de Parnamirim. Alega que a obra está concluída, mas a Caern se mantém inerte quanto ao pleno funcionamento do sistema.

 

FÔLEGO - O que se fala em Parnamirim é que depois de obter 10.715 votos para deputado federal sendo muito bem votado na cidade, o vereador Professor Giovani Júnior (PSD) ganha fôlego para disputar a sucessão municipal em 2016. Teria o apoio do deputado estadual Agnelo Alves, de quem é amigo pessoal.

 

VITÓRIA - Vitória para os candidatos Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT), em Parnamirim, o terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Para o Governo, Robinson - 28.161 votos e Henrique Alves - 27.360 votos. Para o Senado, Fátima Bezerra - 41.905 votos e Wilma de Faria - 23.969 votos.

 

2º TURNO - Dizem que agora, para o 2º turno, o prefeito Maurício Marques e o deputado Agnelo Alves prometem redobrar esforços para reverter a situação em favor do candidato do PMDB, Henrique Alves. Parnamirim sempre foi tido como um colégio "bacurau". Dos 18 vereadores da cidade, 7 estão com Robinson e os restante com Henrique. A batalha deverá ser intensa...

 

SECRETARIADO - Passadas as eleições do primeiro turno, as expectativas se voltam em Parnamirim para as mudanças do secretariado que o prefeito Maurício Marques pretende fazer ainda neste mês de outubro. O prefeito não fala nada, mas são muitas as especulações. Dizem que será mais um rodízio, porque não se diz satisfeito com a sua equipe de auxiliares.

 

02 de Outubro de 2014 às 12h19

A HORA DO VOTO CONSCIENTE

Está chegando a hora da decisão. O voto é manifestação de vontade ou preferência do eleitor. A Constituição Federal de 1988 instituiu que é por meio do voto que acontece a democracia, logo a sua obrigatoriedade é o meio de se estabelecer a luta pelos direitos à cidadania. Importante para o eleitor é não perder de vista a importância política dessa eleição para o nosso município que tanto tem sofrido nos últimos governos em termos de investimentos. Assim, está nas mãos do povo, portanto, o poder de decidir quem melhor terá condições de comandar o Estado e, principalmente, reconhecer a importância de Parnamirim como terceiro maior município do RN, necessitando, portanto de investimentos em segurança pública, saúde, mais escolas, infraestrutura, a conclusão do saneamento do Litoral, estradas de acesso às praias, a conclusão das obras da BR-101 que se arrastam há quase uma década, etc. Escolhendo os melhores nomes, o povo parnamirinense e de todo RN estará exercendo o enorme poder que a democracia lhe confere. Parnamirim tem aptos a votar 115.312 cidadãos.

 

 

FESTA DO BOI – Uma das novidades da 52ª edição da Festa do Boi 2014, que acontece de 11 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, será 1º Balcão Imobiliário, promovido pelo Sindicato das Empresas Imobiliárias – Secovi-RN para fomentar as vendas do mercado. Na ocasião serão ofertados 2,5 mil imóveis, entre prontos para morar e lançamentos, com valores até R$ 500 mil.

 

DENGUE – A dengue está de volta em Parnamirim e todo cuidado é pouco. O Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência de epidemia da doença no Estado em 2014 aponta 47 municípios com incidência alta da dengue e 36 com incidência média. Até o dia 6 de setembro foram confirmados 2.818 casos da doença, com 16 óbitos confirmados. Além de Parnamirim, com maior número de casos notificados estão Natal, Caicó, Parelhas e Mossoró.

 

ASSALTOS - A situação da segurança pública continua sendo um dos assuntos que mais preocupam a população parnamirinense. O vereador Clênio José dos Santos (PV), por exemplo, já foi assaltado pela oitava vez e, em todos os assaltos, teve a arma apontada para sua cabeça. Da penúltima vez que foi assaltado o bandido ainda mandou que o vereador sentasse em uma cadeira e praticou o assalto de forma tranquila e sem nada temer. O vereador fez um apelo ao Ministério Público para interferir no caso e ingressar com ação civil obrigando o Governo do Estado a cuidar melhor da segurança da cidade.

 

CDs & DVDs – Enquanto isso, ao invés de se preocupar com a segurança pública de Parnamirim, a Polícia Civil está perdendo tempo em apreender CDs e DVDs falsificados, como aconteceu no dia 26 em Nova Esperança. Ora, se é para executar esse tipo de trabalho, a partir de agora a Polícia Civil não fará mais outra coisa e vai apenas cuidar de fazer apreensão desse material que está por toda parte do Estado.

 

PARATLETAS – Os paratletas da Fundação Miriam da Câmara Leite (FMCL), em Parnamirim, se destacaram mais uma vez nas seletivas do segundo jogos abertos do Rio Grande do Norte, disputados em Natal. A competição envolveu paratletas de todo o Estado nas disputas de atletismo, natação, bocha, futebol de amputados, judô, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, Goalball e halterofilismo. Ao todo, foram 26 medalhas conquistadas pelos paratletas parnamirinenses.

 

HOSPITAL – O Governo do Estado do Rio Grande do Norte nomeou 165 profissionais da saúde para atuar no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. A lista foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (26). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a convocação é referente ao concurso realizado em 2010. Pelo menos uma ação em defesa da cidade.

 

SELO – O recém inaugurado Cine-Teatro “Vereador Paulo Barbosa da Silva” recebeu em sua homenagem um selo personalizado e um carimbo comemorativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Foram confeccionados 12 mil selos personalizados. Nos próximos 60 dias todas as encomendas postadas receberão o carimbo. Em seguida o selo e o carimbo irão para Brasília, onde se tornarão fonte de registro histórico no Museu Nacional dos Correios.

 

PROTESTO – Familiares do ex-vereador Paulo Barbosa da Silva, que foi homenageado com seu nome no Cine-Teatro recém inaugurado, protestam diante da falta de espaço na solenidade de inauguração para que alguém da família pudesse falar e nome do homenageado. O vereador Paulo Júnior, que é da base do prefeito Maurício Marques, foi à tribuna da Câmara protestar contra esse fato. 

 

19 de Setembro de 2014 às 12h17

FESTA DO BOI 2014

A Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) anunciou no último dia 8 as atrações da 52ª Festa do Boi. Com o tema "Do agronegócio ao maior festão", a Festa do Boi acontecerá de 11 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Mesmo ainda em período de adversidades, como a seca, a Anorc espera superar o valor de R$ 100 milhões em negócios durante o evento. A Arena de Shows Festa do Boi já tem confirmadas as seguintes atrações musicais: Zezé de Camargo e Luciano, Jorge e Mateus, Sorriso Maroto, Raça Negra. Outros nomes ainda devem ser anunciados. A agenda já conta com seis leilões, cada um com 40 e 50 animais para arrematação. Pela primeira vez na Festa, haverá o Leilão Nacional da Raça Mangalarga Marchador. Além da entrega nacional de melhores bovinos da Raça Guzerá. Ainda não estão confirmados os valores de entrada e estacionamento, mas até o início de outubro esses detalhes deverão ser anunciados.

 

 

DE VOLTA - Depois de um período afastado do cargo de deputado estadual, esta semana o deputado Gilson Moura (Pros) ganhou fôlego neste final de mandato. Através de seus advogados, conseguiu derrubar cinco liminares na Justiça Federal e retornou às funções. Mas vai continuar respondendo aos processos em andamento e outros que foram ingressados recentemente pelo Ministério Público Federal.

 

CINE TEATRO - Confirmado para os dias 25, 26 e 27 de setembro a programação de inauguração do Cine Teatro de Parnamirim, que terá capacidade para 550 pessoas abrirá espaço para a cultura do município. O moderno prédio receberá também a sede da Fundação Parnamirim de Cultura. Já confirmada a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, na solenidade de inauguração no dia 25. A principal atração da inauguração será a cantora potiguar Roberta Sá.

 

CAMELÔS - O vereador Antônio Batista Barros (PDT) anunciou que a Prefeitura está concluindo um projeto para retirar os camelôs do centro da cidade e, ao mesmo tempo, está fazendo um levantamento da ocupação das calçadas na Cohabinal a fim de tomar as providências e desobstruir o passeio público. Medida digna de aplausos.

 

HORÁRIO BANCÁRIO - Uma reivindicação geral da população paranamirinense é a ampliação do horário de atendimento da rede bancária na cidade. Atualmente, os bancos atendem de 11hs às 16h, seguindo o horário das cidades do interior do RN. Mas, Parnamirim, pela grande movimentação bancária que tem, deseja seguir o horário da Capital, ou seja, 10h às 16. Uma comissão de vereadores vai fazer essa reivindicação ao superintendente regional do Banco do Brasil.

 

APOIO - O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) ganha um apoio importante na Região Metropolitana de Natal. Trata-se da ex-prefeita de Macaíba, Marilia Dias, que é filiada ao PMDB. Marília inclusive levou Agnelo recentemente para uma caminhada ao lado de moradores da cidade com boa receptividade principalmente pelos antigos bacuraus. Agnelo se comprometeu a defender os interesses de Macaíba no Parlamento...

 

MUDANÇAS - É quase certo que depois das eleições o prefeito Maurício Marques deverá fazer um rodízio do seu secretariado. Maurício está satisfeito com o trabalho, mas deseja injetar sangue novo em alguns setores. Já abriu a temporada de conversas, mas, por enquanto, se nega a falar sobre o assunto.

 

VOO ALTO - O ex-vereador, professor Ricardo Wagner, resolveu alçar voo mais alto nestas eleições. Agora filiado ao PP, partido comandado no RN pelo deputado Betinho Rosado, Ricardo é candidato a deputado federal e concentra toda a sua campanha em Parnamirim. Filiado ao PSDC, em 2012 Ricardo obteve 1.283 votos.

 

MISTURADA - Uma verdadeira misturada na mobilização realizada na manhã do último sábado (13) na região da feira livre no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, com a presença do deputado Henrique Alves, candidato ao governo no RN, o senador-ministro Garibaldi Alves, o deputado estadual Agnelo Alves, o prefeito Maurício Marques e os vereadores. Enquanto a militância distribuía santinhos de Fátima Bezerra, um carro de som transitava com mensagem gravada do deputado Agnelo Alves pedindo votos para Wilma de Faria. Mas, Wilma não compareceu. 

12 de Setembro de 2014 às 13h50

IMPASSE NA ENTREGA DA UPA

A entrega da estrutura física do prédio da União de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança, em Parnamirim, vem gerando muita polêmica. O governo do Estado queria entregar as chaves do prédio, mas a Prefeitura não recebeu, sob alegação de que a obra não estava concluída e teria de realizar ainda muita coisa para a sua conclusão. Um relatório sobre a situação da obra está sendo feito por engenheiros e arquitetos da Secretaria de Obras. O prefeito Maurício Marques diz que está cumprindo a sua parte e busca os caminhos para responsabilizar o Governo do Estado, só não podia era receber uma obra dada como concluída e que na verdade não está. A verdade mesmo é que essa UPA só deverá funcionar no próximo ano. Quando, ninguém sabe... É mais um dos descasos do atual Governo do Rio Grande do Norte contra a cidade de Parnamirim.

 

 

IMPROBIDADE - O Ministério Público Federal no RN apresentou três novas ações de improbidade relacionadas ao desvio de recursos públicos no Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN) entre abril de 2007 e fevereiro de 2010. As ações incluem como réus o deputado afastado Gilson Moura; o ex-vereador Fernando de Lima Fernandes; o ex-diretor do Ipem, Rychardson de Macedo; o empresário Gilvan Dantas Galvão; o executivo Márcio Muniz da Silva; o empresário Luiz Carlos Nobre Silva; e as empresas Supermercado Nordestão, Pescados Fish e a Sal e Brasa Churrascaria.

 

PREOCUPAÇÃO - Nas visitas que tem feito nesta campanha em Parnamirim, o deputado estadual Agnelo Alves (PDT), candidato à reeleição, tem procurado lembrar aos seus amigos e apoiadores que na última eleição obteve 31.500 votos, sendo 20 mil oriundos de eleitores da cidade Trampolim da Vitória. "Agora, inicio um novo desafio e preciso de 50 mil votos para continuar representando essa cidade que tanto amo", diz.

 

SUCATEAMENTO - Enquanto o processo licitatório não ocorre, o sistema de transporte interbairros de Parnamirim segue em vias de sucateamento. As vans são velhas, com quase 10 anos de anos de uso, veículos deteriorados, bancos rasgados e uma verdadeira lataria. A população é mais prejudicada. Até quando?

 

LEI DA FILA - Mesmo tendo uma lei municipal que prevê que o tempo máximo de espera numa fila em bancos e em casas lotéricas é de 30 minutos, a população segue enfrentando filas enormes nas agências bancárias da cidade, principalmente no Banco do Brasil, onde o número de caixas é bastante reduzido. Os bancos em Parnamirim continuam pouco ou nada fazendo para cumprir a Lei da Fila. E ninguém faz nada?

 

CRESCIMENTO - Com crescimento quase três vezes maior que a média estadual, a população de Parnamirim chegou a 235.983 habitantes em 1° de julho de 2014, segundo estimativa divulgada pelo IBGE. Se levar em consideração o censo de 2010, o crescimento populacional do período foi de 16,5%, um dos maiores do Brasil. A média de crescimento municipal no país foi de 1,02% e a de Parnamirim de 2,68%. Um crescimento populacional nesse ritmo é um desafio que exige muito planejamento municipal.

 

CONVÊNIO - O convênio entre a Secretaria de Segurança e a Prefeitura de Parnamirim para melhoria da segurança da cidade segue entravado. Ainda não saiu do papel. Um dos entraves é que o dinheiro que seria repassado pela Prefeitura iria para a conta única do Estado. As entidades de defesa dos policiais protestaram e querem que o pagamento seja feito diretamente aos policiais. A Procuradoria Jurídica do Município estuda uma fórmula de mudar algumas cláusulas do convênio. Enquanto isso, a nossa segurança segue aos trapos.

 

ACESSO - A Prefeitura de Parnamirim está construindo uma ponte sobre o Rio Pitimbu, na continuação da Avenida Getúlio Vargas, em Passagem de Areia. A obra, orçada em quase R$ 700 mil, feita com recursos próprios, é uma reivindicação antiga e vai facilitar a vida dos moradores de Passagem de Areia e Rosa dos Ventos para terem acesso à BR 304 sem precisar ir mais fazer o retorno no Centro de Parnamirim.

 

CALÇADAS - A ocupação de calçadas e canteiros na Cohabinal foi denunciada na Câmara Municipal de Parnamirim pelo vereador Valério Felipe Santiago (PDT). Citou a implantação de bares, lanchonetes em canteiros, fato que vem prejudicando sensivelmente o passeio das pessoas. Segundo o vereador, está na hora do Poder Legislativo tomar as providências, exercendo o seu papel fiscalizador, "independente de sermos ou não da base de apoio do prefeito, temos que conversar com o prefeito e temos que fiscalizar".

 

29 de Agosto de 2014 às 12h43

SEGURANÇA: OBRIGAÇÃO DE TODOS

Preocupado com a questão da insegurança em Parnamirim, e entendo que a segurança pública é obrigação de todo - União, Estado e Município - o presidente da Câmara Municipal, Rosano Taveira da Cunha (PRB) reuniu em seu gabinete o delegado Ronaldo Gomes; o comandante do 3º. Batalhão da Polícia Militar, Jair Júnior e o vereador George Câmara - atual presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal. No encontro discutiu-se providências para cobrar agilidade da Prefeitura na execução do convênio que garante o pagamento das diárias operacionais da polícia. O convênio ainda não saiu do papel. Em junho passado, em uma visita da governadora Rosalba Ciarlini a Parnamirim, a Câmara entregou uma pauta de reivindicações e sugestões para melhorar a segurança da cidade, mas até o presente não obteve nenhuma resposta. O pleito solicita o aumento no efetivo das polícias Civil e Militar; um plano metropolitano de segurança pública; a sugestão de que o 3º. BPM atenda exclusivamente a Parnamirim; ativação de postos policiais; instalação de câmeras de monitoramento, entre outras.

 

 

MAIS RECURSOS - Além do convênio no valor de R$ 184 milhões, que servirá para realizar a terceira etapa do esgotamento sanitário de Nova Parnamirim, Emaus, Parque Industrial, entre outros bairros, beneficiando 170 mil moradores, Parnamirim assinou mais outro convênio com o Ministério da Cidade no valor de R$ 3,7 milhões destinados à construção de um complexo esportivo em Nova Esperança. Além disso, será liberado mais R$ 1,3 milhão para sete unidades básicas de saúde.

 

SANEAMENTO - Para o prefeito Maurício Marques, daqui a dois anos Parnamirim será a primeira cidade de médio porte, da região metropolitana, a ser 100% saneada. Segundo o prefeito, "esses números não interessam só ao Governo Federal, mas, principalmente, à comunidade beneficiada".

 

MINHA CASA - A Secretaria Municipal de Habitação de Parnamirim e a Caixa Econômica Federal confirmaram para esta sexta-feira (29) o sorteio dos 496 apartamentos do residencial Ilhas do Atlântico, construído no bairro Liberdade com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. As famílias beneficiadas foram escolhidas através de sorteio pela extração da Loteria Federal realizado em 2011.

 

FESTA DO BOI - Publicado o Edital da Festa do Boi 2014, a ser realizada de 11 a 18 de outubro no Parque de Exposições em Parnamirim. Os espaços começam a ser comercializadas pela Anorc e demais entidades, até 26 de setembro, obedecidas as determinações da vigilância sanitária para os animais, com atestados e exames antes de entrar no parque.

 

LAGOA - A Secretaria de Obras de Saneamento de Parnamirim rebate toda e qualquer informação de que a lagoa de captação que está construída como parte do projeto de saneamento e esgotamento da cidade na divisa com o município de Macaíba poderia prejudicar o Rio Pitimbu. Segundo o secretário Naur Ferreira, está distante cerca de mil metros do leito do Rio Pitimbu e em todos os licenciamentos ambientais aprovados.

 

ATRASO - A Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim (UPA) de Nova Esperança ainda não foi entregue à população devido ao atraso por parte do Governo do Estado - responsável pela construção da estrutura - na entrega da unidade. É o que garante o secretário de Saúde, Márcio Cézar Pinheiro. A obra deveria ser entregue à Prefeitura em 5 de agosto, mas isso não foi feito. A partir da data de entrega, a Prefeitura de Parnamirim levará em torno de 60 dias para terminar de instalar equipamentos.

 

ARTESANTO - O artesanato de Parnamirim está presente na Feira Brasil Mostra Brasil, que se realiza desde o dia 22 no Centro de Convenções e se encerra neste domingo (31). Cerca de 60 artesãos parnamirinenses estão distribuídos em seis estandes comercializando pinturas em tela, em tecido, bolsas em juta e junco, macramê, bordados, sandálias, etc..

 

REFLEXÃO - O vereador Giovani Júnior (PSD) faz apelo ao prefeito Maurício Marques para que faça uma reflexão no que se refere à recriação da Secretaria de Planejamento. Argumentando ser inconcebível uma cidade com cerca de 250 mil habitantes não ter uma secretaria para cuidar exclusivamente do planejamento da administração municipal.

 

22 de Agosto de 2014 às 16h44

NOVA VISÃO PARA O TRÂNSITO

O novo secretário municipal de Trânsito e Transporte de Parnamirim, Eduardo Lincoln das Neves assumiu a pasta na sexta-feira (15), com uma nova visão para o problema do trânsito na cidade. Pretende estreitar o diálogo e ampliar as parcerias com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Polícia Rodoviária Estadual, além de privilegiar as ações educativas. E já anunciou que uma das propostas em estudo é ampliação de duas para três faixas de trânsito na Av. Maria Dolores, em Nova Parnamirim, para quem vai pegar a BR-101 no sentido Parnamirim. Outro gargalho é o trecho da mão-dupla da Avenida Clementino Câmara. Hoje, os motoristas que trafegam na Avenida Castor Vieira Régis têm dificuldades de acessar a BR, provocando congestionamentos no local. Parnamirim tem hoje 80.928 veículos automotores, dos quais 46.482 são automóveis (57,4%) da frota, e 20.203 motocicletas com cilindradas acima de 50 cc. A estimativa é de que mais de 100 mil veículos transitam diariamente pelas ruas da cidade.

 

 

ADJUNTO - Na mesma solenidade em que o prefeito Maurício Marques empossou o novo secretário municipal de Trânsito e Transporte, Eduardo Lincoln das Neves, também foi empossado o novo secretário-adjunto de Serviços Urbanos, cargo que era ocupado por Lincoln. O cargo passa a ser ocupado por Glênio Márcio de Castro. Em outubro, o prefeito deverá fazer um revezamento de secretários.

 

DEFINIÇÃO - Até o início da semana, apenas o vereador de Parnamirim - Gildásio Figueiredo (PSDB) - estava indeciso em quem votaria para o Senado. Dos 18 vereadores, 9 estão com Fátima Bezerra (Rosano Taveira, Valério Santiago, Clênio José, Antônio Batista, Carlos Augusto, Giovani Júnior, Gustavo Negócio, Iranir Guedes e Sheylla Bezerra. Com Wilma de Faria (PSB), estão: Ricardo Gurgel, Kátia Carvalho, Elienai Cartaxo, Manoel Diniz, Jeová Alves, Paulão Júnior, Abidene Salustiano e Binho de Ambrósio.

 

APRESENTAÇÃO - Quem primeiro deu o passo à frente para anunciar o apoio aos seus candidatos foi o vereador Rosano Taveira da Cunha (PRB). Ele reuniu no dia 14, seus amigos e apoiadores no Centro Pastoral, em Parnamirim, e apresentou Fátima Bezerra (Senado), Agnelo Alves (deputado estadual) e Abrão Lincoln (deputado federal). O candidato ao Governo é Henrique Alves (PMDB) e presidente da República Dilma Rousseff (PT).

 

CONTA ALTA - Segundo a matemática dos corredores da Assembleia Legislativa, há previsão de retorno ao Legislativo potiguar de até dezoito deputados estaduais. O plenário é composto por 24 cadeiras. Porém, o deputado Agnelo Alves (PDT) é mais pessimista. Em conversa com o presidente da Câmara de Parnamirim, Rosano Taveira, Agnelo disse que precisaria de 50 mil votos para se eleger.

 

ABRAÇO - O deputado estadual e ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves (PDT) avisa os amigos que vai realizar uma grande movimentação nesta sexta-feira (22), a partir das 16 horas, com concentração no "Ferro de Engomar", na Avenida Senador João Câmara. Será o abraço dos amigos de Agnelo Alves.

 

ESTRUTURA - Setenta e cinco policiais por dia e 18 viaturas para atender quatro municípios, sendo 12 para Parnamirim. Essa é a estrutura da Polícia Militar na cidade, segundo o comandante do 3º. Batalhão da Polícia Militar, coronel Jair Júnior. Estrutura insuficiente para atender um município que não para de crescer. O problema maior é que, como Parnamirim não tem delegacia de plantão, as viaturas precisam se deslocar para Natal para registrar a ocorrência onde demoram muito tempo.

 

NO PAPEL - Embora tenha sido assinado no dia 5 de junho, com muita pompa pela governadora Rosalba Ciarlini, o convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de Parnamirim ainda não saiu do papel. "Ainda estamos nos acertos finais para que a administração assuma as diárias operacionais dos policiais", diz o tenente-coronel Jair Júnior, comandante do 3º BPM. Por que tanto tempo?

 

CENTRAL DO CIDADÃO - A unidade da Central do Cidadão, em Parnamirm, foi fechada parcialmente desde o ano passado para uma reforma que não tem fim. Quando questionada sobre o assunto pelo vereador Gustavo Negócio (PSDC), a governadora Rosalba Ciarlini não tinha conhecimento do que estava acontecendo. E nem sabia que a unidade estava fechada parcialmente... Certamente, um novo governante, ao assumir brevemente os destinos do Estado, dará a devida importância a este projeto...

 

08 de Agosto de 2014 às 12h57

VLT VAI ATENDER PARNAMIRIM

Uma boa notícia para Parnamirim. O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBT/Natal), João Maria Cavalcanti, informou esta semana que o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) vai ser estendido a Parnamirim. Inicialmente, o sistema entra em circulação para atender a linha Ribeira-Nova Natal. Em seguida, outro VLT vai circular no trecho Ribeira-Parnamirim. No total, foram adquiridas 12 composições e duas locomotivas tradicionais, que já estão em Natal em fase de testes. Com o novo sistema, a estrutura de transportes por trens será modificada. O conjunto Nova Natal, na zona Norte, terá uma estação de transferência integrada às demais estações. O valor do transporte continuará R$ 0,50 Uma outra linha também deverá ser criada para atender o Aeroporto de São Gonçalo e formará um anel ferroviário metropolitano, interligando Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Também está prevista a ampliação do ramal sul, a partir do município de Parnamirim em direção a Nísia Floresta e São José de Mipibú.

 

 

TEATRO - O Teatro Municipal de Parnamirim será inaugurado em setembro. Haverá shows musicais com artistas da terra e de expressão nacional, além de apresentações teatrais durante três dias. Uma delas será o espetáculo Nas Asas da História, sobre a origem, os costumes, os personagens e a cultura parnamirinense. O teatro, orçado em R$ 5,3 milhões, tem capacidade para 600 lugares.

 

ROTA DO SOL - Quase que diariamente ocorrem assaltos contra ciclistas que trafegam na Rota do Sol. As vítimas perdem suas bicicletas. A Polícia Militar está prometendo intensificar o trabalho preventivo na área para evitar os assaltos. Espera-se que o reforço policial não seja passageiro. A Rota do Sol interliga as praias da zona sul da Grande Natal.

 

OUTRO NOME - O deputado afastado Gilson Moura (PROS) que não é mais candidato à reeleição tem intensificado suas visitas a Parnamirim, pedindo votos para o seu irmão, Júnior Moura, candidato pelo PRP. Tem dito que o que seu trabalho terá continuidade através do irmão, em defesa de Parnamirim. Mas, há quem acredite que não vai ser fácil Gilson conseguir transferir votos na cidade.

 

SELO UNICEF - O 1º. Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2013/2016, está marcado para acontecer no dia 11 de agosto, em Parnamirim, com a proposta de analisar a situação das crianças e adolescentes, além de verificar os serviços de atenção a esse grupo. O trabalho é coordenado pela secretária de Educação, Vandilma Oliveira.

 

PASSAGEM DE ÔNIBUS - O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) estabeleceu o reajuste nas tarifas de transporte coletivo intermunicipal a partir do último dia 30. Em Parnamirim são quatro preços diferenciados, que variam de R$ 2,50 a R$ 2,90 e reajuste médio de 9,88%. Resta saber se o monopólio vai investir na melhoria do sistema. Duvido!

 

EXPECTATIVA - "Henrique fará no Governo do Estado um trabalho de destaque em todo o Brasil". Essa é a expectativa do seu tio, o deputado estadual Agnelo Alves (PDT), candidato à reeleição, em relação ao candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, em um encontro em Parnamirim. Agnelo e o prefeito Maurício Marques reuniram no dia 29 seus aliados com o objetivo de apresentar ao povo parnamirinense seus candidatos nesta eleição.

 

HISTÓRICO - Segundo o prefeito Maurício Marques (PDT), Henrique Alves tem um histórico de serviços prestados para a cidade de Parnamirim. "Quando nós precisamos destravar o problema das obras de saneamento básico, foi Henrique que me levou ao Tribunal de Contas da União para falar com o ministro. De uma maneira firme e séria, ele conseguiu do TCU a prioridade no exame da matéria e nós conseguimos fazer as adequações solicitadas", relatou.

 

VEREADORES - O que se fala em Parnamirim é que atualmente 8 vereadores - todos da base aliada do prefeito Maurício Marques (PDT) - estariam apoiando a candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB). Outros 7 estariam fechados com a candidata Fátima Bezerra (PT), enquanto três ainda não se definiram. O prefeito Maurício Marques estaria entrando em cena...

 

18 de Julho de 2014 às 12h14

MAIS PREJUÍZO À POPULAÇÃO

O encerramento das atividades no Aeroporto Augusto Severo não prejudicou apenas os funcionários que lá trabalhavam, os taxistas, os comerciantes, mas também o cidadão que teve o seu direito de ir e vir. A empresa Trampolim da Vitória acaba de retirar a linha A, que entrava pela Rua Xingu. Quem precisa se deslocar até o portão da Base Aérea, ao antigo aeroporto, ao clube Albatroz ou até mesmo ao conjunto residencial é obrigado a descer no Posto Dudu e caminhar todo o percurso. A Trampolim da Vitória informou que a linha foi retirada porque o aeroporto fechou. Esta decisão teria de ser em sintonia com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER/RN), já que se trata de uma linha intermunicipal. Os interbairros de Parnamirim, que fazem o percuso para Nova Parnamirim, que são as linhas 4 e 5, também mudaram a rota e não passam mais no Augusto Severo. Isso prejudica que muita gente que precisa ir a BANT.

 

 

AERONÁUTICA - O Comando da Aeronáutica (Comaer) confirma que, de concreto, até o momento, o terminal de passageiros do Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, abrigará o Centro de Treinamento Operacional (CTO) da Força Aérea Brasileira (FAB).  O órgão vai concentrar a especialização de todos os pilotos da FAB - já realizadas na base aérea de Natal, mas também diversos cursos de capacitação. A Aeronáutica não concorda em ceder o espaço do antigo aeroporto para abrigar a Ceasa ou um terminal rodoviário.

 

DEFESA - O candidato do PSD ao Governo do Estado, vice-governador Robinson Faria, defende que o terminal de passageiros do aeroporto Augusto Severo seja aproveitado como,  por exemplo, um centro de convenções.  Já deveria ter defendido há muito tempo e seu filho (o deputado Fábio Faria) deveria ter se mobilizado em Brasília. Não deu uma palavra.

 

INSCRIÇÃO - A Secretaria de Assistência Social adiou as inscrições para os cursos do Pronatec, que deveriam se iniciar no último dia 10. A justificativa é de que o MEC ainda não autorizou a abertura dos cursos, o que ainda não tem data prevista para acontecer. A equipe técnica do Pronatec Parnamirim informou que assim que ocorrer a liberação, a Semas reabrirá as inscrições.

 

MATERNIDADE - Durante o final de semana que passou um assunto comentado nas rodas políticas era que o médico João Albérico Fernandes deveria assumir a direção da Maternidade do Divino Amor, em substituição a médica Socorro Morais. João Albérico já foi secretário de Saúde de Parnamirim.

 

ESTUDANTE - Uma semana inteira de homenagem ao estudante parnamirinense é o que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura propõe com a Semana do Estudante. O evento será realizado entre os dias 7 e 15 de agosto, contará com diversas atividades culturais e terá como tema principal a paz e a prevenção às drogas.

 

AUDIÊNCIA - A audiência pública que seria realizada pela Câmara Municipal de Parnamirim sobre "Projeto Para Construção Integrada para Implementação das Vias laterais e Obras de Artes Especiais (Viadutos, túneis e passarelas) ao longo da BR-101", marcada para o dia 10, foi adiada por tempo indeterminado. A proposição é de autoria do vereador Giovani Rodrigues Júnior (PSD). Oportunamente, a Câmara Municipal marcará a nova data e fará ampla divulgação.

 

LIMINAR - O juiz convocado Ivan Lira, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, concedeu liminar em favor do deputado estadual Gilson Moura (PROS), que foi afastado da Assembleia Legislativa através de quatro liminares expedidas pela Justiça Federal do RN. Entretanto, Gilson ainda fica dependente de mais duas decisões e continua afastado. O suplente da coligação é o peemedebista Antônio Petronilo, que ainda não tomou posse.

 

RECESSO - A Câmara Municipal de Parnamirim entrou em recesso parlamentar no dia 15 de julho, e só retoma os trabalhos ordinários em 18 de agosto. Após o recesso, a ideia do presidente Rosano Taveira da Cunha (PRB) é que a Câmara inicie trabalho para fazer uma revisão na Lei Orgânica do Município, adaptando-a à Constituição Estadual que passou recentemente por uma revisão.

 

 

11 de Julho de 2014 às 12h43

SITUAÇÃO IRREVERSÍVEL

É louvável a luta em defesa do futuro do terminal de passageiros do recém-desativado aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, embora seja tardia. Mas, o aeroporto já foi entregue à Aeronáutica e toda e qualquer ação agora é irreversível, mesmo o interesse agora sendo restrito ao terminal de passageiros. O Sebrae/RN e a Fiern estão à frente de um estudo sobre a área, que está sendo planejado pela empresa de consultoria Macroplan. Cabe ressaltar que recentemente foi realizada uma grande reforma no terminal aeroportuário, na qual foram empregados cerca de R$ 40 milhões, financiamento foi viabilizado a partir do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A pergunta que se faz: o Governo do Estado ficaria sem nenhuma contrapartida? A verdade é que faltou força política, ou mesmo interesse dos políticos, em defender a causa. Lembro-me que em 2012 conversei com o senador Paulo Davin (PV) propondo que ele assumisse a defesa desta causa, mas o senador não fez um único pronunciamento no Senado e fez ouvido de mercador.

 

 

AFASTAMENTO - Desde o dia 4 de julho que o deputado Gilson Moura (Pros) está afastado da Assembleia Legislativa do RN, atendendo determinação da Justiça Federal. Parnamirim perde assim - em tese - um de seus representantes, já que o parlamentar tem em nossa cidade o seu maior colégio eleitoral. A pergunta que se faz: Gilson Moura vai ser candidato à reeleição?

 

PROPOSTA - O vereador Rosano Taveira (PRB) defende que se possa copiar, no bom sentido, uma proposta que está em tramitação no município de Natal. É a extinção dos cargos de vice-diretor das escolas da rede municipal.  Com a nova lei, passam a existir apenas o Diretor Administrativo, o Diretor Pedagógico e o Diretor Financeiro. Para o vereador, o vice-diretor das escolas é uma figura decorativa...

 

CENTRAL DO CIDADÃO - O fechamento parcial da Central do Cidadão em Parnamirim pelo atual Governo está criando muitos transtornos à população que tem que se deslocar para Natal a fim de ser assistida por serviços tão importantes para a população. A unidade de Parnamirim há mais de um ano que está fechada para reforma. Quando indagada pelo vereador Gustavo Negócio (PSDC) sobre esse problema a governadora Rosalba Ciarlini nem sabia do que estava acontecendo.

 

FICHA SUJA - Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN) já encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a relação de gestores com contas rejeitadas, ou seja, aqueles que exerceram cargos ou funções públicas e que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível, nos últimos 8 (oito) anos. De Parnamirim constam os nomes dos ex-prefeitos Raimundo Marciano de Freitas e Flávio Martins, além de Epifânio Bezerra de Lima, Fernando de Lima Fernandes e Antônio Batista Barros.

 

MOÇÃO - O Tribunal de Justiça do RN em reconhecimento à qualidade da educação oferecida em Parnamirim concedeu uma moção de congratulações à Prefeitura. A homenagem se deu em virtude dos prêmios relativos ao primeiro lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no projeto Leitura sem Trilhas e o segundo lugar em taxa de analfabetismo no País.

 

RUMO AO SELO - O I Fórum Comunitário do Selo, edição 2013/2016 está previsto para acontecer no dia 13 de agosto, na Escola Augusto Severo. A articuladora Vandilma Oliveira e o presidente do Comdica, Márcio César Pinheiro, estão empenhados na formatação do evento. Parnamirim segue mais uma vez rumo ao Selo.

 

IRREGULARIDADE - O Ministério Público Federal no RN vem cobrando do Ministério da Educação a adoção de providências quanto ao funcionamento de cursos de mestrado oferecidos pela Faculdade de Ciências Humanas da Paraíba - Sapiens - em Parnamirim e possivelmente em outros municípios potiguares. Tais cursos não possuem a recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, que é exigida pela legislação brasileira.

 

 

20 de Junho de 2014 às 13h20

UMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL

Uma proposta de utilização para o Aeroporto Augusto Severo deve ser apresentada nos próximos 30 dias. Atualmente, técnicos da consultoria Macroplan responsáveis pelo Programa Mais RN, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), trabalham na elaboração do estudo para propor um uso diferente para o terminal do antigo aeroporto, que está desativado desde o dia 31 de maio. A decisão de encomendar um parecer técnico surgiu após reunião com lideranças das classes produtivas - Fiern/Senai, Fecomércio, Faern, Anorc, FCDL, Associação Comercial, Agência de Fomento,  Sedec, Fapern e bancos oficiais. A ideia, inicialmente, é manter a devolução da pista à Aeronáutica, mas buscar um fim diferente para o terminal, que recentemente foi reformado. Uma das propostas é transformar o antigo aeroporto em um terminal rodoviário, em um novo espaço para a Central de Abastecimento do RN (Ceasa), em um novo centro de convenções, além de um shopping e um museu de aviação. 


 



PREOCUPAÇÃO – A Prefeitura de Parnamirim acaba de firmar convenio com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social com objetivo de melhorar a segurança pública do município que deixa muito a desejar. Pelo convênio, o município vai pagar as diárias de policiais militares em serviço na cidade. Porém, todo cuidado é pouco para não se pagar diárias para policiais que vão ser deslocados para trabalhar em outros municípios.

 

HOSPITAL – No último ano do seu mandato, o deputado Agnelo Alves (PDT), que vai concorrer à reeleição, fez a destinação de emenda no Orçamento Geral do Estado (OGE) de R$ 8 milhões para a construção de um hospital infantil em Parnamirim com capacidade para 120 leitos. A construção dessa unidade de saúde é uma necessidade premente e reclamada pela população mais pobre da cidade.

 

PERSEGUIÇÃO – Um assunto que tem causado transtornos aos motoristas de taxis de Parnamirim é o fato de não poderem transitar na Capital, nem mesmo transportando passageiros doentes para hospitais. Recentemente, um taxista parnamirinense que transportava sua mãe, em situação de estado de saúde de extrema urgência para um hospital, foi abordado por agentes de trânsito que aplicaram-lhe uma multa no valor de R$ 320,00 sob alegação de estar transitando ilegalmente em Natal.  

                                                                                                          

COMDICA - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Parnamirim agora é presidido pelo secretário de Saúde, Márcio César Pinheiro, tendo como vice-presidente o padre Antônio Murilo de Paiva. Márcio César considera um desafio assumir o Comdica e espera contar com o apoio de todos os membros para dar continuidade ao trabalho de enfrentamento à violência sexual contra as crianças.

 

CONSELHO TUTELAR – E Parnamirim deverá ganhar até o final do ano mais uma unidade do Conselho Tutelar, para atender a região de Nova Parnamirim e o Litoral. Uma luta antiga do vereador Valério Felipe Santiago (PDT).

 

PARCELA DO 13º - Desde a segunda-feira (16), que os servidores da Prefeitura de Parnamirim embolsaram a primeira parcela do 13º salário que foi pago pela Prefeitura. O custo total da folha com o adiantamento foi de R$ 4,1 milhões, beneficiando 3.800 servidores. Com certeza, uma injeção na economia e no comércio local. O pagamento da segunda parcela, com os descontos de INSS, será no dia 15 de dezembro.

 

CHUVAS – A Secretaria de Obras de Parnamirim garante que, com relação às chuvas, a situação está sob controle no município. O nível nas 14 lagoas existentes na cidade baixou e não existe mais registro de alagamento. Em Parnamirim choveu em 48 horas cerca de 340 milímetros, enquanto que a média esperada em junho era de 280 milímetros. Apesar de toda essa chuva, nenhuma família precisou ser encaminhada para os abrigos colocados à disposição.

 

ALAGAMENTO – Em Nova Parnamirim, residências de algumas ruas e travessas foram alagadas e tiveram prejuízos em decorrência do volume de água das galerias de drenagem da lagoa Petra Kely. A lagoa é a maior construída na região, mas não transbordou. As ruas mais prejudicadas foram: Maria de Jesus França, Rosilda Melo e Praia de Sibaúma.

13 de Junho de 2014 às 12h50

MELHORIA DA SEGURANÇA

Organismos internacionais preconizam um policial para cada grupo de 250 moradores. Nesse sentido, Parnamirim deveria ter 1.000 homens, mas hoje tem apenas 330 e ainda assim, para atender também Nísia Floresta e Monte Alegre. O trânsito da cidade é municipalizado, mas os agentes municipais não podem fazer blitz por falta de apoio da Polícia Militar e isso dificulta o trabalho de fiscalização de uma frota que hoje é superior a 75 mil veículos. Todas essas informações foram entregues à governadora Rosalba Ciarlini e ao Secretário ed segurança Pública e Defesa Social, general Eliezer girão, pelo presidente da Câmara Municipal, Rosano Taveira, que também é coronel reformado da Polícia Militar. O documento, assinado pro todos os vereadores, contendo 12 reivindicações, ainda pede: criação de uma delegacia de plantão; ativação dos postos policiais, cujas bases foram recuperadas há dois anos pela prefeitura; câmeras de monitoramento e a construção de um quartel do Corpo de Bombeiros. A governadora ouviu atentamente os reclamos, mas de concreto acenou apenas com a implantação do Corpo de Bombeiros.

 

 

 


PLEITOS - Na visita da governadora a Parnamirim, o prefeito Maurício Marques também fez as suas reivindicações. Uma delas é a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) no bairro Nova Esperança. A prefeitura fez o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para que a unidade entrasse em funcionamento, mas isso depende da entrega do prédio, construído pelo governo estadual, mas ainda com algumas pendências para que os equipamentos possam ser instalados. Maurício também pediu a recuperação da RN-066 até a BR-101, usada como acesso a vários bairros da cidade e ao Litoral Sul.

 

AERPORTO - A proposta é do deputado federal Henrique Alves (PMDB): uma ampla discussão sobre os destinos do antigo aeroporto Augusto Severo. "Vamos fazer um grande debate em Natal nos próximos dias para discutir o que fazer com essa belíssima área, onde o Estado gastou mais de R$ 16 milhões na sua ampliação e que agora poderá ser aproveitado para múltiplas funções do interesse de Parnamirim, de Natal e do Rio Grande do Norte", disse o presidente da Câmara. Sugestão: que esse debate seja em Parnamirim.

 

ESTUDO TÉCNICO - O Sebrae no Rio Grande do Norte solicitou à Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) a inclusão de um estudo sobre a utilização da área de 42 hectares no entorno do desativado aeroporto Augusto Severo. O trabalho será executado pela empresa de consultoria Macroplan. A ideia é que um estudo preliminar seja entregue em 30 dias, antes da data de entrega definitiva à Aeronáutica, marcada para 31 de julho.

 

PROPOSTAS - Pelo menos, três propostas estão em pauta. Uma delas seria a transferência da Central de Abastecimento do RN (Ceasa) para o local. A outra é tornar a área em um terminal intermodal, que integraria os sistemas de transporte rodoviário e ferroviário. A última seria transformar o antigo aeroporto em um centro de convenções e instalar no lugar um shopping e o museu da aviação. São propostas da Fecomércio/RN.

 

PREGÃO ELETRÔNICO - A Câmara de Parnamirim inova mais uma vez e implanta o Pregão Eletrônico para qualquer contrato administrativo de bens e serviços comuns, independente do valor estimado. Segundo o presidente Rosano Taveira (PRB), o objetivo é aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório.

 

TODOS JUNTOS - Uma das novidades desta campanha em Parnamirim será o palanque para governador, onde deverão estar todos juntos: Agnelo Alves, Maurício Marques e Gilson Moura. Todos apoiando o candidato do PMDB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves. Porém, para o Senado, a situação muda. Mas, há possibilidade de Agnelo e Gilson estarem na mesma direção apoiando Wilma de Faria.

 

CENTRO ADMINISTRATIVO - A Prefeitura de Parnamirim deu início na última semana a transferência para o novo e amplo Centro Administrativo, no bairro da Cohabinal, o que vai fazer a máquina do Poder Executivo desenvolver suas atividades com mais espaço e tecnologia. A Secretaria de Saúde vai ocupar o antigo Centro Administrativo, na Av. Tenente Medeiros. Entretanto, a Secretaria da Administração e o Recurso Humanos vai continuar em suas atuais instalações.

 

LICITAÇÃO - A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Parnamirim, que suspendeu o prosseguimento do processo licitatório 01/2013/SETRA, cujo objeto é a permissão para exploração de serviço de transporte coletivo rodoviário de passageiro no município, ainda não decidiu a nova data do certame. Segundo o secretário de Administração, Chagas Rodrigues, oportunamente será dada ampla publicidade da nova data e horário a serem designados para processamento da nova sessão pública.

 

TAXISTAS - De autoria do Poder Executivo, encontra-se em tramitação no Legislativo, projeto de lei que regulamenta o serviço de taxis no município de Parnamirim. Autoriza 35 taxistas (Taxis Especial) do desativado Aeroporto Augusto Severo a serem incorporados a suas antigas praças. Mas, ainda falta resolver a situação dos outros 45 taxistas que formavam a antiga Coopetrativa, que não sabem o que fazer.

23 de Maio de 2014 às 12h33

VIOLÊNCIA AO EXTREMO

Ninguém segura a escalada da violência em Parnamirim. Segundo dados da própria Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em 2013 foram registrados 128 homicídios. Já em apenas quatro meses de 2014 ocorreram 54 assassinatos, sendo que 14 desses assassinatos foram de jovens de menos de 21 anos de idade. A situação mais crítica é no bairro de Passagem de Areia. E o que é pior; segundo o "xerife" Maurilio de Medeiros, hoje delegado aposentado e fazendo muita falta à segurança pública do Rio Grande do Norte, "a tendência dessa violência, principalmente, dos assassinatos em Parnamirim é piorar daqui pra frente!". Preocupado com isso, o secretário de Segurança, general Eliezer Girão, resolveu tirar da gaveta o projeto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para um trabalho conjunto dos dois entes... O convênio vai ser assinado nos próximos dias.

 

 

PRAZO DO IPTU - A Secretaria de Tributação de Parnamirim informa que para quem efetuar o pagamento do IPTU até o dia 30 de maio terá o desconto de 10%. Já aqueles que pagarem o imposto até o dia 30 de junho terão 5% de desconto. O DAM para recolhimento do IPTU/2014 pode ser emitido via internet, através da página www.parnamirim.rn.gov.br, link portal do contribuinte - "carnê total-parcela única" ou na Secretaria de Tributação.

 

INTERBAIRROS - Já os permissionários de ônibus e vans do transporte interbairros de Parnamirim têm até o final desde mês para fazerem o seu cadastramento na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. Quem não se cadastrar está passível de punições, informa o secretário João Clementino Filho (Garotinho).

 

DEMAGOGIA - A audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na última semana para debater a situação dos comerciantes do Aeroporto internacional Augusto Severo foi criticada pelo vereador Gustavo Negócio (PSDC). Para o edil, "esta audiência já deveria ter sido realizada há muito tempo e não passa de demagogia política daqueles que nada fazem por Parnamirim e aqui só aparecem de 4 em 4 anos". A audiência pública foi proposta pelos deputados Antônio Jácome e Gilson Moura.

 

VISITA - A pré-candidata ao senado Wilma de Faria esteve na última semana em Parnamirim a convite do presidente do diretório municipal do PSB, o secretário Naur Ferreira da Silva. Mas, a conversa de Wilma foi especificamente com as mulheres parnamirinenses. Muita gente...

 

TRÂNSITO - A Câmara Municipal está preocupada com a situação caótica do trânsito no centro de Parnamirim. Para o vereador Valério Felipe Santiago (PDT), "a situação caminha para o caos total". Ele sugere uma comissão da casa sentar com o prefeito Maurício Marques e a Secretaria Municipal de Trânsito no sentido de buscar uma solução para o nosso trânsito e demais problemas atinentes ao crescimento e a mobilidade urbana da cidade. E alerta: "No mais tardar em dois anos não teremos mais condições de se trafegar no centro da cidade".

 

GUARDA MUNICIPAL - Cidades de menor porte que Parnamirim têm sua Guarda Municipal. E porque Parnamirim não tem? Essa pergunta vem sendo feita constantemente pelo vereador Clênio José dos Santos (PV), que é da base do prefeito Maurício Marques. Gustavo Negócio também concorda com Clênio...

 

CONCURSO - Vem por aí mais um concurso público em Parnamirim. Uma comissão estuda a elaboração do certame para os quadros da Secretaria Municipal de Educação. Deverá abrir vagas para professores, agentes administrativos, intérpretes e instrutores de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Há possibilidade do concurso ser realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

MISS PARNAMIRIM - A universitária Daniella Alves, 1m73, 60 quilos, moradora em Santos Reis, foi eleita no dia 16, no Cine Navy - Base Aérea, a Miss Parnamirim 2014. Com o tema Copa do Mundo Fifa 2014, as onze candidatas inscritas desfilaram em traje de banho da Sol Fashion Brasil e traje de gala da Bellas Maison, mostrando toda a beleza da mulher parnamirinense.

 

25 de Abril de 2014 às 13h00

INSEGURANÇA & SEGURANÇA

De acordo com o art. 144 da Constituição Federal, "a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio...". O direito a segurança é prerrogativa constitucional indisponível, garantido mediante a implementação de políticas públicas, impondo ao Estado a obrigação de criar condições objetivas que possibilitem o efetivo acesso a tal serviço. Porém, em Parnamirim, mesmo a Prefeitura se dispondo a colaborar com o Estado, um convênio, cuja minuta foi elaborada ainda em 2012 entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública para beneficiar a segurança pública do município, continua engavetado, por falta de vontade do governo estadual. Pelo convênio, a Prefeitura pagaria as diárias dos policiais de serviços na cidade, entre outras obrigações. Mas o Governo do Estado não tem interesse.

 

 

 

ESCOLHIDO - O deputado estadual Walter Alves (PMDB), que disputará uma vaga na Câmara Federal, deverá ser o candidato com apoio do prefeito Maurício Marques e do deputado estadual Agnelo Alves, ambos do PDT, em Parnamirim. Ainda não foi feito o anúncio oficial, mas o assunto corre livremente na cidade. Walter Alves, se eleito, teria o compromisso de assumir a defesa das causas de Parnamirim junto ao Governo Federal, em substituição a deputada Fátima Bezerra (PT) que vai disputar a vaga para o Senado.

 

DOBRADINHA - Segundo os mesmos comentários, o deputado Walter Alves também deverá formar dobradinha com o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) em várias cidades do interior potiguar.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA - A Câmara Municipal de Parnamirim vai realizar audiência pública para debater a implantação das vias laterais da BR-101, no trecho Parnamirim/Natal. O evento, que ainda não tem data marcada, deverá contar com a presença do superintendente regional do DNIT, Walter Fernandes, além de técnicos do órgão federal e secretários municipais.

 

BURAQUEIRA - Com as últimas chuvas voltou a buraqueira na RN-066 (estrada da Coophab), principalmente no trecho entre os conjuntos da Coophab e o bairro da Liberdade. A estrada é muito movimentada pois é a principal via de acesso que liga o centro ao populoso bairro de Nova Parnamirim e Natal.

 

TOMBAMENTO - O tombamento da Fazenda Pitimbu é defendido pelo vereador Valério Felipe Santiago (PDT). Alega que integrada ao patrimônio histórico, aquele local poderia servir de centro histórico da cidade de Parnamirim. Só tem um problema: o que se guardar naquele local será facilmente alvo da bandidagem, pois o local fica bastante distante do centro e nas proximidades do bairro Planalto, em Natal.

 

NOVO COMANDO - A Primeira Força Aérea Brasileira tem desde o dia 17 passado um novo comando. O Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara assumiu o comando da unidade em substituição ao Major Brigadeiro do Ar Paulo Borba, que exerceu o cargo durante o período de ano e agora segue para Belém (PA). A solenidade aconteceu no Pátio da Base Aérea de Natal (BANT).

 

ELEITOR - Termina em 7 de maio o prazo para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. Também termina no dia 7 de maio o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial.

 

CONTAS APROVADAS - A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou por unanimidade dos vereadores as contas do ex-prefeito Agnelo Alves (PDT) do exercício de 2002, seguindo as mesmas recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O relator da matéria foi o vereador Geovani Rodrigues Júnior (PSD).

 

17 de Abril de 2014 às 13h37

APOIO FINANCEIRO AOS MUNICÍPIOS

O Tesouro Nacional depositou recentemente nas contas das prefeituras do Rio Grande do Norte uma verba extra de R$ 37,7 milhões, referente à segunda parcela do apoio financeiro conquistado pelo movimento municipalista na 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em 2013. Os critérios para distribuição é o mesmo do Fundo de Participação, mas com um detalhe: os prefeitos não são obrigados a destinar 20% para a Educação e 15% para a Saúde. No entanto, a parcela do Pasep será descontada. Parnamirim recebeu R$ 1,4 milhão depositado na conta do Fundo de Participação (FPM). O apoio financeiro emergencial foi anunciado pela presidente da República, Dilma Rousseff, em julho de 2013, em duas parcelas, a primeira agora no mês de agosto do ano passado e a segunda em abril de 2014. Porém, muitos prefeitos ficam caladinhos. Mas, é bom a população saber que o Governo Federal também acode os municípios...


 


MAIS MÉDICOS - O Ministério da Saúde acaba de abrir a quinta etapa do Programa "Mais Médicos". Além da inscrição de profissionais, o governo pré-selecionou 310 municípios no País que estão em área de vulnerabilidade social ou com dificuldades para completar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). No Rio Grande do Norte foram pré-selecionados 12 municípios, entre eles, Parnamirim, Mossoró e São Gonçalo, os três mais populosos depois da capital.O início das atividades deste “Mais Médicos” está previsto para 5 de maio.

 

CAPS-PAR - Primeira instituição a atuar em Parnamirim no tratamento psicossocial de dependentes químicos, o CAPS-PAR pode estar com seus dias contados. A Prefeitura vai solicitar o descredenciamento da Instituição ABRASSAME, em se tratando especificamente no CAPS-PAR, para prestação dos serviços em saúde mental. Motivo: mudança no sistema de repasse de recursos por parte do Ministério da Saúde.

 

PARCERIA - A Prefeitura de Parnamirim e o DNIT vão trabalhar em parceria para melhorar o trânsito na BR-101. De início será recuperado um trecho na marginal da BR, entre a passarela de Emaús e o acesso ao Aeroporto Augusto Severo, cujo calçamento está danificado pelo tráfego pesado de caminhões. A Prefeitura também assumiu o compromisso de pavimentar ruas no entorno da BR, entre elas a Cristo Rei, que serão usadas como acesso a um viaduto que será construído naquela área. 

 

HOMENAGEM - O empresário José Walter de Carvalho, diretor da Construtora Certa, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por proposição do deputado estadual Agnelo Alves (PDT), o empresário receberá o título de Cidadão Norte-rio-grandense pelos serviços prestados à economia do Estado.

 

SANEAMENTO - A segunda etapa do saneamento básico de Parnamirim será realizada com recursos da ordem de R$ 180 milhões, oriundos do PAC-2 já assegurados pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo o prefeito Maurício Marques, após a conclusão da segunda etapa, Parnamirim será a primeira cidade do Nordeste a ser totalmente saneada. Atualmente, está em construção uma segunda Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), na divisa com o município de Macaíba. Esta obra está orçada em R$ 55 milhões.

 

APOIO - Candidato a deputado estadual, o vereador de São Gonçalo do Amarante e atual presidente diretório estadual do PT, Eraldo Paiva, espera ter boa votação em Parnamirim. Eraldo é irmão dos padres Antônio Murilo e Manuelzinho Paiva. O PT local vai atuar fortemente em defesa da candidatura de Eraldo.

 

VARAS CÍVEIS - A mudança de endereço das Varas Cíveis Não Especializadas de Parnamirim, em outubro do ano passado, ainda está confundindo advogados e usuários que continuam se dirigindo ao antigo prédio. A juíza Tatiana Lobo Maia, titular da 2ª Vara Cível de Parnamirim, informa que as Varas funcionam na Avenida João XXIII, 704, bairro de Santos Reis.

 

AMPLIAÇÃO DO VLT - Por que a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Região Metropolitana de Natal não beneficia o bairro de Nova Parnamirim? Estaria faltando força política em defesa do maior bairro de Parnamirim? Já se sabe que a proposta apresentada pela CBTU contém cinco etapas que não vão acontecer na mesma ordem em que foram planejadas e podem ser acatadas sugestões de mudanças para melhor atender a comunidade.

 

 

11 de Abril de 2014 às 12h33

ESTAÇÃO DE TRANSBORDO

O prefeito Maurício Marques está lutando para que Parnamirim possa ganhar sua Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos, uma antiga aspiração. O projeto já está pronto, destinado a receber os resíduos do município e até mesmo de outros municipios da região metropolitana de Natal. O tempo de construção será de cinco meses, com expectativa de que a obra possa começar em agosto. A Estação de Transbordo é o local onde os caminhões da coleta domiciliar e de lixo público descarregam todo o resíduo. Ali, o lixo é pesado e depois transferido para o aterro sanitário em Ceará Mirim. A estação deverá ficar perto da lagoa de estabilização da Caern e, segundo o projeto, será um transbordo fechado e não tem o perigo de atrair aves, nem de contaminação do meio ambiente. A Estação de Transbordo serve para reduzir os custos de transporte dos resíduos até o aterro sanitário. O prefeito diz ter pressa, porque o contrato com Natal tem duração de mais dois anos, mas Parnamirim não quer mais continuar a depender da capital nessa questão do lixo urbano.

 

 

WALTER ALVES - O que se fala nos meios políticos é que o deputado Walter Alves (PMDB), que disputa vaga na Câmara Federal, terá o apoio do prefeito Maurício Marques e do deputado estadual Agnelo Alves, em Parnamirim. Atualmente, a cidade é representada na Câmara Federal pela deputada Fátima Bezerra (PT), que deverá ser candidata ao Senado. Fernando Mineiro estaria perdendo a oportunidade de substituir Fátima porque nunca abraçou as causas de Parnamirim como deputado estadual.

 

SINALIZAÇÃO - Parnamirim está recebendo melhorias na recuperação intensiva e contínua na sinalização horizontal, no centro e outras principais vias da cidade. Bairros como a Cohabinal e Nova Parnamirim já receberam o serviço que é um trabalho em conjunto das Secretarias de Trânsito (Setra) e Obras Públicas (Semop). As avenidas recuperadas com o serviço de revitalização são: Tenente Medeiros e Everaldo Breves, no centro; Dix-Sept Rosado, Castelo Branco e Átila Paiva e João XXIII, na Cohabinal e Abel Cabral e Petra Kelly, em Nova Parnamirim.

 

ESTREMECIMENTO - Em recente sessão da Câmara Municipal de Parnamirim um estremecimento entre os vereadores Antônio batista Barros (PMDB) e Ricardo Hiraruhy Gurgel (PSB), ambos da base do prefeito Maurício Marques. O tempo esquentou. Batista encerrou o discurso dizendo: "Só Deus sabe os pecados de Vossa Excelência e acredito que Ele não lhe perdoará...". Pegou pesado!

 

VIOLÊNCIA - O empresariado parnamirinese está muito preocupado com os altos índices de violência na cidade. Esta semana, a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) reuniu a sociedade organizada nas dependências da Escola Augusto severo para discutir a questão. Os assaltos no comércio têm sido frequentes, gerando a insatisfação dos empresários e espalhando o medo entre a população de Parnamirim. A proposta da CDL é mobilizar a sociedade para que providências urgentes sejam tomadas. 

 

CAPACITAÇÃO - Com o objetivo de melhorar as práticas para processos de contratação de bens e serviços, um grupo de servidores da Câmara Municipal de Parnamirim participa de um curso voltado para o Controle Interno Municipal promovido pela Escola de Contas do TCE. O encontro visa a capacitação profissional de servidores, ampliando o número de polos de excelência no âmbito dos municípios. Com quatro módulos, o curso será encerrado no dia 22 de maio.

 

PAIXÃO DE CRISTO - O Espetáculo Paixão de Cristo, promovido anualmente pela Fundação Parnamirim de Cultura, será apresentado nesta sexta-feira (11) e no domingo (13), no Pátio da Igreja Santo Antônio, no bairro da Cohabinal. A direção cênica de André Batista, com texto da querida Irmã Maria Luzia. Cerca de 50 pessoas, incluindo elenco e equipe de apoio estão envolvidos na encenação. 

 

MAIS MÉDICOS - O Ministério da Saúde acaba de abrir a quinta etapa do Programa "Mais Médicos". Além da inscrição de profissionais, o governo pré-selecionou 310 municípios no país que estão em área de vulnerabilidade social ou com dificuldades para completar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). No Rio Grande do Norte foram pré-selecionados 12 municípios, entre eles, Parnamirim, Mossoró e São Gonçalo, os três mais populosos depois da capital. O início das atividades deste do Mais Médico está previsto para 5 de maio.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA - A Câmara Municipal de Parnamirim deverá realizar em breve audiência pública para debater a situação do lixo urbano no município e a criação da nova estação de transbordo por parte da Prefeitura, através da Secretaria de Limpeza Urbana (Selim). A proposta é do vereador Ricardo Gurgel (PSB).

 

CANDIDATOS - Os vereadores Abidene Salustino (PSC) e Carlos Augusto Maia (PTdoB) vão disputar, respectivamente, vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Mas, até agora nenhum dos dois tiveram a palavra de apoio de qualquer de um de seus colegas na Câmara Municipal de Parnamirim. A história se repete. 

14 de Março de 2014 às 12h49

MAIS EMPREGO E RENDA

A geração de emprego e renda é um dos programas da Secretaria de Assistência Social mais procurados pelos parnamirinenses. Com uma equipe dinâmica, o Proger não apenas capta os currículos, mas também capacita e encaminha para as vagas no mercado, graças ao banco de dados atualizado que mantém. Diariamente, as empresas de Parnamirim e Natal informam as vagas existentes para que a Semas faça o encaminhamento para entrevistas.  O Proger também é uma linha de crédito instituída pelo Ministério do Trabalho que utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O programa conta com as melhores condições para financiar o Plano de Negócios de investimento e capital de giro associado. E, assim, garante o crescimento da micro ou pequena empresa. As pessoas interessadas devem se dirigir à sede da Semas, rua Aspirante Santos, 396, Santos Reis, de segunda a sexta-feira para solicitar informações.

 

 

NO BATENTE – De volta ás atividades no jornalismo do Rio Grande do Norte, o competente jornalista Bosco Afonso (ex-TV Ponta Negra), agora integra a equipe administrativa da TV Metropolitano, emissora parnamirinense comandada pelo jornalista Roberto Costa Lima.

 

CONCURSO – A Prefeitura de Parnamirim está prometendo que até o final deste primeiro semestre deve lançar edital para um novo concurso público para contratação efetiva de professores. Por enquanto, a Secretaria Municipal de Educação segue chamando os provados no Processo Seletivo Simplificado.  Os profissionais selecionados ocuparão vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental nas áreas de Educação Física, Arte, História, Português, Matemática e Inglês.

 

PROJETO – Sob o comando do professor Ivanildo Filho, o projeto "De Bem com a Vida", do Supermercado Boa Esperança, está completando 10 anos de atividades. O trabalho que vem ajudando vários parnamirinenses a manter a saúde, consiste em proporcionar aos clientes e aos amantes do esporte, aulas de ginástica no estacionamento do empreendimento. As aulas ocorrem duas vezes por semana, no Centro, Parque Industrial e Rosa dos Ventos.

 

TRABALHO – A vice-prefeita de Parnamirim, Lucinha Thiago (PSD) vem trabalhando intensamente na sede da sub-Prefeitura, localizada na rua Aníbal Brandão, em Nova Parnamirim. No dia a dia, Lucinha ouve os reclamos da população e encaminha os problemas às secretarias competentes para as devidas soluções.

 

DANÇA – Companhia de Dança Cangaia que abriga cerca de 25 jovens que têm amor à rate e paixão pela dança, vem desenvolvendo um grande trabalho em Parnamirim. Os ensaios acontecem nos fundos do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Parnamirim, localizado na Rua Albertina Ferreira de Oliveira, 74, Vale do Sol, sob o comando do coreógrafo Wrmmesson Costa e Kathleen Louise Costa Martins. O precisa de apoio, de patrocínio, de empresas que acreditam e incentivam a cultura regional.

 

TÁ FORA – O prefeito Maurício Marques que foi citado como possível candidato a vice-governador e como suplente de senador, garante que ficará até o final do mandato a frente da gestão municipal. "Não desejo ser candidato a nada este ano, sinceramente prefiro falar da gestão, do trabalho que estou desenvolvendo do que de eleição", disse.

 

APOIO DEFINIDO – Aliás, Maurício Marques, que é vice-presidente estadual do PDT, reafirma que vai apoiar Fátima Bezerra (PT), independentemente de que cargo ela vá se candidatar neste ano.  “Eu não abro mão de uma posição que eu tenho. Qual é a posição? Eu voto em Fátima Bezerra para qualquer cargo eletivo. Eu voto nela. Voto em Dilma e voto em Agnelo Alves”, afirmou Maurício Marques.

 

QUEBRA-CABEÇA – Velho conhecedor da política estadual, o deputado Agnelo Alves (PDT) pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça pensado pelo presidente estadual do PSD, Robinson Faria. O que se fala nos bastidores da política é que aceitando Agnelo a vaga de vice-governador, poderia aglutinar em torno de Robinson os prefeitos Carlos Eduardo (Natal) e Maurício Marques (Parnamirim) e, consequentemente, ganharia força no primeiro e no terceiro colégios eleitorais do RN.

 

MATERNIDADE – A Maternidade do Divino Amor passará por uma reforma. O investimento será feito com recursos do Programa Rede Cegonha. Para melhorar a estrutura serão destinados R$ 243.400,00; para a Casa da Gestante serão investidos R$335.100,00 e para o Centro de Parto Normal o investimento será de R$ 540 mil. A primeira parcela já está disponível e o valor é de R$ 223.700,00. Parnamirim é a única cidade da Região Metropolitana a ser contemplada com o recurso. 

07 de Março de 2014 às 11h17

FIM DO AEROPORTO

A desativação do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, já tem data marcada: 15 de abril deste ano, com a entrada em funcionamento do novo Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Apesar de ampla discussão no sentido de transformar a área do Augusto Severo em algo de utilidade, até agora nada foi feito e todos os nossos sonhos não tiveram eco. Na verdade, a aérea será totalmente militarizada e sem nenhuma utilidade para a população parnamirinense. Ali trabalham 35 taxistas e cerca de 2 mil empregos que serão todos desativados. Ninguém vai ser aproveitado no novo aeroporto de São Gonçalo. Será que isso é justo para Parnamirim, perder arrecadação de impostos e empregos e não receber nenhuma contrapartida? Parnamirim não pode ficar de braços cruzados diante de tamanha injustiça com a nossa cidade. Faltou força política.

 

 

COMPLICAÇÃO - A previsão para inauguração da UPA de Nova Esperança é de que esteja funcionando de junho para julho deste ano. Se isso não ocorrer, a partir do mês de setembro o Governo Federal suspende o repasse de recursos por falta de cumprimento do convênio de implantação da unidade. Agora, ou funciona ou não funciona nunca mais.

 

CÓDIGO DE VIGILÂNCIA - A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou na última semana o Código de Vigilância Sanitária do Município. O novo Código Sanitário - como é mais conhecido - trata da organização territorial e saneamento ambiental, abastecimento de água para consumo humano, esgotamento sanitário, resíduos sólidos. Os órgãos competentes do Município vão garantir o fiel cumprimento deste Código Sanitário.

 

INTEGRAÇÃO - A urbanização da Avenida Felizardo Moura, estudo pela  Prefeitura de Parnamirim, será um grande elo de integração do centro de  Parnamirim  com o bairro de Nova Parnamirim. Atualmente já está em execução o projeto de Conformação do Viário entre a Rua Câmara Cascudo e a Avenida Everaldo Breves (sentido Natal), no Centro, para facilitar o acesso de veículos às BRs 304 e 101. Esta obra está orçada em R$ 100.000, vai contemplar a adequação de capacidade da via, com melhoramentos de um retorno e baia de ônibus, segurança de tráfego e a eliminação de pontos críticos no local.

 

ESTÁ FORA - O que se fala em Parnamirim é que está descartada a possibilidade do deputado Agnelo Alves ser o vice do governador de Robinson Faria em aliança PSD/ PDT. A ideia foi sugerida pelo deputado José Dias (PSD), cunhado de Agnelo. Agnelo é o nome que o PDT tem para manter a cadeira na Assembleia Legislativa. Para deputado federal o nome lançado pelo PDT será o do jornalista e chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal, Sávio Hackradt, que terá que deixar o cargo no começo de abril.

 

CUSTO DO CARNAVAL - O carnaval de Pirangi do Norte teve um custo de R$ 1 milhão, segundo informação do prefeito Maurício Marques. O prefeito justificou que carnaval não é despesa e sim investimento. "É nesse período que recebemos 30 mil foliões por dia em Pirangi, gerando empregos temporários e arrecadação de impostos que serão revertidos em obras para os parnamirinenses", justificou o prefeito.

 

LIXO URBANO - O secretário de Limpeza Urbana (Selim), Gutemberg Xavier, anuncia que já concluiu o trabalho de limpeza nos bairros de Santos Reis, Cohabinal, Vale do Sol, Santa Cecília, Santa Júlia, Nova Esperança, Cajupiranga, Sonho Verde, Parque de Exposições I, Vida Nova e Conjunto Joquéi Club. O mutirão, que teve início na cidade, deve regularizar o serviço de limpeza até o final desta semana. A orientação é para que a população dos bairros já atendidos só coloque o lixo nas ruas nos dias preestabelecidos pela secretaria para manter a cidade limpa.

 

INSEGURANÇA - O ano legislativo na Câmara Municipal de Parnamirim começou com discursos de vários vereadores denunciando o descaso na segurança pública do município. O vereador Gustavo Negócio (PSDC) denunciou que a Rádio FM-87.7, de propriedade da Fundação Mário Negócio, foi arrombada na calada da noite pelos marginais que fizeram uma completa limpeza nos equipamentos e objetos da emissora.

 

NOVO VIADUTO - Uma equipe do DNIT esteve presente no IFRN Parnamirim para realizar vistorias Na área da BR-101. As melhorias englobam um complexo viário composto por um viaduto, um retorno, uma passarela, uma parada de ônibus e o asfaltamento do acesso ao Campus Parnamirim do IFRN. Obras vão mudar completamente o entorno do Campus, onde os alunos, servidores, terceirizados e a população residente nos bairros localizados nas proximidades do Campus serão diretamente beneficiados.

 

HOSPITAL - O fechamento do setor de Pediatria do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, que é mantido pela Secretaria Estadual de Saúde, fato ocorrido no final deste ano, vem sendo duramente criticado pela população parnamirinense. Para o vereador Iranir Guedes (PRB), o Governo do Estado não tem despesa alguma com o hospital e não havia motivo algum para o fechamento, já que a Prefeitura de Parnamirim arca com grande parte dessa responsabilidade.

 

28 de Fevereiro de 2014 às 14h54

A CRISE DO LIXO URBANO

A Prefeitura de Parnamirim vem enfrentando uma verdadeira crise no setor de lixo urbano da cidade. O problema seria dificuldades financeiras enfrentadas pela Líder Limpeza Urbana, terceirizada responsável pelo serviço em metade do município. Mas, o  prefeito Maurício Marques, após ouvir a Procuradoria do Município, já autorizou a realização de uma nova licitação para contratar nova empresa que atenda a necessidade da cidade. Um mutirão de limpeza vem sendo realizado nos bairros de Santos Reis, Cohabinal, Vale do Sol, Santa Cecília, Santa Júlia, Nova Esperança, Cajupiranga, Sonho Verde, Parque de Exposições I, Vida Nova e Conjunto Jóquei Clube, para regularizar o serviço. A orientação é para que a população dos bairros só coloque o lixo nas ruas nos dias preestabelecidos pela secretaria para manter a cidade limpa. A população pode colaborar ligando para o 0800-281-6401 para pedir reforço na coleta. 


 


É SÓ FOLIA! - A abertura do carnaval de Pirangi acontece nesta sexta-feira (28), quando o prefeito Maurício Marques entregará a chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha. A abertura está marcada para as 20h na Praça São Sebastião. De acordo com a organização do evento, em torno de 500 profissionais de diversas áreas, além das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, estarão mobilizados para garantir a segurança dos foliões.


UPA TEM PRAZO - Uma equipe do Ministério da Saúde visitou recentemente as instalações da UPA de Nova Esperança. Os técnicos vieram monitorar a obra e saber o que está faltando para o início das atividades. A UPA apresenta algumas pendências como as instalações de telefonia, lógica, subestação e equipamentos para o combate a incêndio, itens que estão a cargo do Governo do Estado para serem resolvidos. O prazo dado pelo Ministério da Saúde para que a unidade entre em funcionamento é setembro deste ano.


AUMENTO - O prefeito Maurício Marques anunciou na última semana, durante abertura da Semana Pedagógica, o reajuste nos salários dos professores da rede municipal de ensino de 8,32%. Os salários de março virão com acréscimo de 2% referente a um reajuste escalonado concedido no ano passado. Os professores gostaram da novidade.


NOVO ACESSO - Está em execução em Parnamirim o projeto de Conformação do Viário entre a Rua Câmara Cascudo e a Avenida Everaldo Breves (sentido Natal), no Centro, para facilitar o acesso de veículos às BRs 101 e 304 com desvio pela área do Aeroporto Augusto Severo. Segundo o secretário de Obras, Naur Ferreira, a obra proporcionará maior fluidez e mobilidade ao trânsito em frente à Maternidade do Divino Amor.


APELAÇÃO - O Ministério Público Federal recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife, na tentativa de reformar a decisão da Justiça Federal em Natal que permitiu ao deputado Gilson Moura (Pros) continuar no cargo e com a disponibilidade de seus bens enquanto responde à Ação de Improbidade. Gilson é investigado sob acusação de ter indicado funcionários fantasmas para o IPEM no período em que o advogado Rychardson de Macedo Bernardo presidia o órgão, também por indicação de Gilson. O MPF já havia pedido o afastamento do deputado, mas o juiz federal Ivan Lira indeferiu.


XTERRA - pelo terceiro ano consecutivo, o Rio Grande do Norte vai receber o maior festival de esportes outdoor do planeta, o XTERRA. O local escolhido para a edição 2014 do XTERRA Camp Rota do Sol - nome dado à etapa potiguar - foi a Praia de Cotovelo, em Parnamirim, que terá em 15 de março um dia de competições nas modalidades Triathlon Cross Country, Swing Challenge, Night Run e Stand Up Paddle.


DEFINIÇÃO - O prefeito Maurício Marques não quer falar sobre política agora, mas, segundo fontes do centro Administrativo, o prefeito parnamirinense já tem duas definições: Agnelo Alves (deputado estadual) e Fátima Bezerra (Senado). Maurício atualmente é o vice-presidente estadual do PDT e já disse que vai seguir o mesmo caminho do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves.


IPTU - O prazo para pagamento do segundo grupo com desconto de 10% na parcela do IPTU de Parnamirm vence hoje, 28. O pagamento pode ser parcelado em até oito vezes, mas neste caso não haverá desconto. O imposto pode ser pago na rede bancária, inclusive nas casas lotéricas. O IPTU de Parnamirim vem com reajuste de 12,2% referente à 1º parcela da correção da planta genérica (6%), mais a reposição do IPCA-E de 5,93%.


REAJUSTE - A semana iniciou com uma boa notícia para os professores do município. O prefeito Maurício Marques anunciou um reajuste de 8,32% para a categoria. O reajuste estará valendo a partir de abril e a partir de março os docentes receberão os 2% referentes ao reajuste concedido em 2013.


 

21 de Fevereiro de 2014 às 12h42

UM PROGRAMA DE ALCANCE SOCIAL

O Programa Mulheres em Ação, da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, teve sua carga horária ampliada para 4h horas semanais. O Projeto, que tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres através da dança, já está beneficiando em torno de 80 mulheres. As aulas aconteciam duas vezes por semana no Ginásio Poliesportivo de Liberdade, agora ocorrem nas segundas, terças, quintas e sextas, com duração de 1h cada aula, sempre das 16h até 17h. As modalidades praticadas são aeróbica, ginástica, forró, samba, merengue, bolero e salsa. Segundo o secretário Laizomar Wanderley, o programa tem um grande alcance social pois tem trazido para as alunas muitos benefícios, entre eles melhorias na habilidade motora e outras capacidades físicas, na autoestima, na qualidade de vida e até incentivo à boa alimentação. O programa deve ser estendido a outros bairros da cidade.

 

 

INQUÉRITO - O inquérito 007/2004, aberto há dez anos pelo Ministério Público para apurar a contaminação do Rio Cajupiranga pela lagoa de captação no bairro Boa Esperança, construída pela Prefeitura de Parnamirim, está parado e em local incerto. O inquérito foi aberto em 2004 pela promotora Isabel Cristina, a pedido do empresário Roberto Serquiz, que observou que dejetos e água servida eram despejados pela tubulação da lagoa até o leito do rio. 

 

AFASTAMENTO - Pelo menos uma vitória. O juiz federal Ivan Lira de Carvalho indeferiu o pedido de indisponibilidade de bens e afastamento do deputado Gilson Moura. O pedido, em caráter de liminar, foi impetrado pelo Ministério Público Federal, no fim do mês passado, e era justificado para evitar que o parlamentar interfira sobre os depoimentos que devem ser prestados pelos envolvidos no esquema descoberto na operação Pecado Capital. O juiz não acatou o pedido e o deputado continua exercendo o seu mandato.

 

REI MOMO - Depois que realizou a primeira etapa do concurso de escolha do Rei Momo e Rainha do carnaval de Pirangi 2014, a Prefeitura de Parnamirim, através da Fundação Parnamirim de Cultura e a Secretaria de Turismo e Lazer, promove nesta sexta-feira (21) a etapa final. Será às 20 horas na Praça São Sebastião, com a escolha entre os semifinalistas. Nove candidatos a Rei e Rainha disputam o trono. A abertura do carnaval acontecerá na próxima sexta-feira (28).

 

BASE ÁREA - A Base Aérea de Natal (BANT) deseja desenvolver projetos em conjunto com a Prefeitura de Parnamirim. É o que garantiu ao prefeito Maurício marques o comandante da unidade, coronel aviador André Luís Gomes Monteiro. Um dos projetos deve ocorrer no mês de abril e será uma ação comunitária no bairro da Liberdade para beneficiar a população local em conjunto com a administração.

 

PLEITOS - Aproveitando a presença do coronel André Monteiro, o prefeito Maurício Marques falou da sua intenção em ampliar a lagoa de captação Antônio Pontes e a implantação de uma lagoa de águas pluviais em Cidade Verde. Para a realização dessas duas obras são necessárias autorizações da Base Aérea e da Barreira do Inferno. Ao obter o apoio, por exemplo da Barreira do Inferno, haverá uma redução de custos de R$ 7 milhões para R$ 2 milhões na construção da lagoa em Cidade Verde.

 

ATENDIMENTO - A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) redefiniu o fluxo de atendimentos em ortopedia na Região Metropolitana de Natal. O Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, terá atendimentos de urgência e emergência no turno da noite (de segunda a sexta-feira) e nos finais de semana. Durante a semana (de segunda a sexta-feira) o período diurno será limitado às cirurgias eletivas, consideradas de baixo risco.

 

CANDIDATO - O deputado estadual Agnelo Alves segue candidatíssimo à sua reeleição à Assembleia Legislativa. E diz aos amigos: "Sou candidato!". O nome de Agnelo Alves está sempre aparecendo nas conversas como suplente de Senado e até mesmo como vice-governador. Mas ele segue pensando na reeleição.

 

CEDUC - A situação do Centro de Educação (Ceduc) de Parnamirim continua inalterada. Obras paralisadas e nenhuma ação do governo do estado para resolver o problema, mesmo depois de bloqueados cerca de R$ 2 milhões para a reforma e estruturação da unidade. Com 72 vagas, a unidade do Pitimbu está interditada completamente. Devido à falta de vagas, 133 adolescentes que deveriam cumprir medida socioeducativa foram encaminhados ao sistema aberto ou semiaberto, nos últimos dois anos.

 

CÂMARA - A Câmara Municipal de Parnamirim retomou suas atividades legislativas na segunda-feira (17), com a leitura da mensagem anual do prefeito Maurício Marques (PDT). A mensagem do prefeito contemplou a saúde, educação e infra-estrutura como a pavimentação do bairro de Santa Tereza e a drenagem do Portal do Jiqui e do bairro de Bela Parnamirim, obras orçadas em R$ 15 milhões, que serão pagas com recursos próprios.

 

31 de Janeiro de 2014 às 11h22

AUGUSTO SEVERO COM A FAB

O Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, passará a operar, ainda em 2014, somente com a aviação militar. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Comando da Aeronáutica (Comaer). As coordenações  da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Comando estão se reunindo periodicamente a fim de que o processo de transferência “ocorra da forma mais harmoniosa possível”.  Não está definida ainda a data de encerramento das atividades civis no Augusto Severo. Desde o início das obras do aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, as especulações quanto ao destino do aeródromo Augusto Severo surgiram em vários setores do Estado. Informações desencontradas e nunca confirmadas anunciavam a desativação do equipamento e um possível uso para outras finalidades. 

 

 


PRAIA SEGURA – O Corpo de Bombeiros Militar do RN vem desenvolvendo ações preventivas contra afogamentos e acidentes no litoral Sul. A ação “Criança a Vista” também atua nas praias de Cotovelo e Pirangi, orientando e identificando crianças com pulseiras.  De acordo com números divulgados, a Campanha Praia Segura 2014 orientou mais de 20 mil pessoas, abordou 3.600 veículos, distribuiu 6.500 panfletos e identificou 2.117 crianças com pulseirinhas da ação “Criança a Vista”.

 

IPTU 2014 – A Secretaria de Tributação de Parnamirim iniciou a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). São dois grupos de contribuintes. O primeiro tem prazo até 20 de fevereiro para pagar o tributo com desconto de 20% em parcela única. O prazo para o segundo grupo - desconto de 10% - vai até 28 de fevereiro. No caso de parcelamento não haverá desconto. Os boletos dos dois grupos, no entanto, podem ser gerados na internet e pagos na rede bancária, inclusive casas lotéricas. Este ano, foram lançados mais de 90 mil carnês. A expectativa é de uma inadimplência abaixo dos 40% registrados em 2013.

 

SANEAMENTO – Em Parnamirim, R$ 6 milhões advindos do Governo Federal foram aplicados no bairro Liberdade e 20 mil famílias já estão sendo beneficiadas. Esta foi a primeira etapa das obras de saneamento básico na cidade. A segunda fase já está com 80% da tubulação pronta. Ainda estão sendo construídas três estações elevatórias, além da estação de tratamento. Os recursos giram em torno de R$ 56 milhões só para essa etapa. As localidades do Jockey Club, Monte Castelo, Boa Esperança, Santos Reis, Jardim Planalto, Rosa dos Ventos, Passagem de Areia e o Centro da cidade serão beneficiados. A terceira etapa pretende utilizar R$ 186 milhões do PAC 2.

 

CINE-TEATRO – A inauguração do Cine-Teatro da Cohabinal, que recebeu o nome de “Vereador Paulo Barbosa da Silva”, vai acontecer em março deste ano. Segundo o prefeito Maurício Marques, mais de R$ 5 milhões foram investidos na compra dos equipamentos da nova casa de espetáculos, que será uma das maiores e mais equipadas do Rio Grande do Norte.

 

PAVIMENTAÇÃO – Este ano, um bairro de Parnamirim será totalmente pavimentado: o Conjunto Parnamirim II, em Boa Esperança. Segundo o prefeito Maurício Marques, aquela área da cidade vai mudar radicalmente para oferecer melhore condição de vida aos seus moradores. “Vamos continuar construindo e destaco, vamos asfaltar do o Conjunto Parnamirim II, vamos pavimentar toda Boa Esperança até Santa Teresa”, afirmou Maurício.

 

FORA DO PÁREO – O secretário municipal de Obras e Saneamento, Naur Ferreira da Silva, garante que não tem a menor pretensão de ser candidato a deputado estadual nas eleições de outubro. Diz que vai apoiar a reeleição do deputado Agnelo Alves. “Agora, se Agnelo não for candidato o meu candidato será o vereador Gustavo Negócio (PSDC), filho do ex-prefeito Raimundo Marciano”. Aliás, o jovem Gustavo só será candidato se Agnelo não for...

 

PINHÃO NA UNHA – O prefeito Maurício Marques está disposto a pegar o pinhão na unha e montar um forte esquema para coordenar a campanha de seus candidatos – Governo, Senado e Deputados – em Parnamirim. “Estou esperando que o panorama da sucessão seja definido, depois eu entro em ação”, disse. A ideia de Maurício é tentar aglutinar o maior número de aliados, principalmente os vereadores de sua base, em torno dos mesmos candidatos, mas, reconhece, que é parada dura!

 

SECRETARADO – Embora o prefeito Maurício Marques se negue a falar sobre o assunto, é voz corrente em todos os setores da administração que, após o carnaval, virá uma reforma ou mesmo um remanejamento no seu secretariado, que atingiria algumas das principais secretarias. Já se fala até quem vai para onde, quem sai e quem fica...

 

DE VOLTA – Outro assunto bastante comentado nas rodas políticas é a volta da ex-vereadora Walkíria Fonseca, atual suplente pelo PRB, ao sistema governista. Walkiria voltaria a fazer parte da administração Maurício Marques e apoiaria a reeleição do deputado estadual Agnelo Alves, assim como os candidatos do prefeito Maurício Marques.

24 de Janeiro de 2014 às 11h01

SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 730

Cerca de 1,2 mil servidores efetivos de Parnamirim que recebiam salário-base de R$ 678 serão beneficiados no final de janeiro com o novo salário mínimo municipal de R$ 730. O valor foi aprovado hoje pela Câmara Municipal após envio do projeto da Prefeitura de Parnamirim e ficou acima do piso sugerido pelo governo federal para 2014. O aumento representará um investimento anual de R$ 730.847,13 na folha de pagamento somente destes servidores. Por mês, os números significam um impacto de mais de R$ 56 mil no orçamento. A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos também divulgou o Calendário de Pagamentos de 2014. Como no ano passado, o pagamento será feito sempre no penúltimo e último dia útil de cada mês. O 13º salário será parcelado em duas vezes, sendo que o primeiro pagamento ocorrerá em 16/06 e a o segundo em 15/12. 

 

 


SECRETARIADO – O prefeito Maurício Marques no último dia 16 realizou a primeira reunião deste ano com o secretariado para avaliar as ações desenvolvidas em 2013 e apresentar as metas para o exercício de 2014. Durante a reunião, o controlador do município, José Maria da Silva, fez um balanço da situação financeira do Município e mostrou relatórios com os investimentos realizados pela administração nos últimos cinco anos.

 

MENSAGEM – Quando da leitura de sua mensagem anual na Câmara Municipal no dia 17 de fevereiro, o prefeito Maurício Marques pretende detalhar os projetos para 2014, entre eles, a construção de escolas, a Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos e a construção do Centro de Iniciação Esportiva da cidade. Para Maurício, 2014 deverá ser bem melhor do que 2013.

 

SINDICALISTA – O assassinato do sindicalista João Alexandre Alves Neto, 40 anos, morto a tiros no início da noite do dia 14, em Parnamirim, precisa ser esclarecido. João Neto chegava à sede do Sindicato dos Empregados do Comércio quando foi alvejando ainda dentro de seu carro. Morreu no local. Os suspeitos se aproximaram do veículo e dispararam contra o vidro do motorista, atingindo o comerciário. Uma semana depois, a Polícia não tinha informação nenhuma sobre o assassinato. A população cobra um esclarecimento...

 

MATRÍCULAS – A expectativa da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim é de matricular 33 mil alunos este ano na rede municipal de ensino, um número maior do que em 2013, quando foram inscritos mais de 28 mil estudantes. A secretária Vandilma Oliveira garante que a Semec também está trabalhando no sentido de garantir a efetividade das matrículas para a criança, o adolescente e o adulto com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

 

SEGURANÇA – Pelo menos uma boa notícia na área de segurança pública.  A Polícia Civil do Rio Grande do Norte instalou um posto avançado na praia de Pirangi do Norte, dentro da Operação Verão. A unidade funciona na quinta-feira das 08 às 18 horas, para registro de boletins de ocorrências, e, das sextas-feiras a partir das 8h até às 8h das segundas-feiras, para fins de lavraturas de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), Boletins de Ocorrência (BOs), além de flagrantes e outros procedimentos. O posto funciona na Coordenadoria Regional do Litoral, na Avenida São Sebastião; e cobrirá a área situada entre as praias de Cotovelo até Barreta.

 

VISITA – O prefeito Maurício Marques andou visitando a Câmara Municipal de Parnamirim. Conversou demoradamente com o presidente Rosano Taveira da Cunha e com os vereadores. Na conversa, com certeza, em pauta a sucessão de outubro vindouro, onde o prefeito pretende aglutinar o maior número de aliados na mesma direção. Não é tarefa fácil! A Câmara Municipal está em recesso desde o dia 15 de dezembro de 2013 e deverá voltar aos trabalhos legislativos no dia 17 de fevereiro, já que a data oficial – dia 15 – é em um sábado.

 

REBOLIÇO – Um verdadeiro reboliço nos bastidores da política parnamirinense. O nome do deputado estadual Agnelo Alves cresce na cotação para ser candidato a vice-governador. Então, quem seria o candidato a deputado estadual de Parnamirim? Tem muita gente querendo... Um dos nomes mais cotados é o atual secretário de Obras e Serviços Públicos, Naur Ferreira da Silva (PSB).

 

SANEAMENTO – Recursos da ordem de R$ 6 milhões advindos do Governo Federal foram aplicados no bairro Liberdade, em Parnamirim, e 20 mil famílias já estão sendo beneficiadas. Esta foi a primeira etapa das obras de saneamento básico na cidade. A segunda fase já está com 80% da tubulação pronta, segundo o secretário de Obras do Município, Naur Ferreira. As localidades do Jockey Club, Monte Castelo, Boa Esperança, Santos Reis, Jardim Planalto, Rosa dos Ventos, Passagem de Areia e o Centro da cidade serão beneficiados.

 

MELHOR NOME – Para o deputado estadual Agnelo Alves (PDT), o candidato melhor preparado para disputar o Governo do estado nas eleições de outubro é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados e do PMDB no RN. “Ninguém reúne as condições para disputar as eleições como ele”, analisou. Agnelo, porém, negou que já estivesse “fechado” com o PMDB. Na realidade, ressaltou que não há nem candidato apresentado ainda pelo partido dos seus sobrinhos. “O PMDB pode, até mesmo, nem indicar alguém da própria sigla e sim de outra”, disse.

10 de Janeiro de 2014 às 10h34

PARNAMIRIM SIM, VOTO SIM!

O slogan "Parnamirim, sim!" adotado pela administração do prefeito Maurício Marques surgiu às vésperas de pleito estadual de 2006, quando forças políticas da cidade diziam que o eleitorado parnamirinense só deveria apoiar candidatos que se comprometessem a trabalhar pela cidade. O seu criador - o atual secretário de Obras Públicas e Saneamento, Naur Ferreira da Silva - lançou a idéia: "Parnamirim, sim! Voto Sim!". Em 2010, a maioria do eleitorado parnamirinense optou por votar na então candidata Rosalba Ciarlini (DEM), que se elegeu governadora, mas que até agora na verdade pouco ou nada fez pela cidade Trampolim da Vitória, que é o terceiro maior colégio eleitoral do estado. A presidente Dilma Rousseff chegou a ser derrotada em Parnamirim. Mas, seu governo destinou verbas para a cidade, a exemplo da obra do saneamento básico e do programa Minha Casa, Minha Vida. Agora, para este pleito de 2014, as forças políticas - entre elas o prefeito Maurício Marques - falam em Parnamirim sim, voto sim. Porém, é preciso que o eleitorado entenda essa proposta, porque a cidade está cansada de votar naqueles que nada fazem por seus habitantes.

 

 

TRÂNSITO - Entra ano e sai ano, mas o trânsito de veículos na Praia de Pirangi, o point do verão em Parnamirim, continua caótico. Ninguém toma uma providência para resolver a situação. A proposta do Governo do Estado em urbanizar a Rota do Sol, apesar de ser válida, em nada vai melhorar o trânsito no Litoral Sul. A solução seria a construção de uma nova via alternativa a partir de Pium até Búzios, desviando a passagem de veículos de Pirangi.

 

INTERNET - A Prefeitura de Parnamirim instalou mais oito pontos de internet grátis na Praia de Pirangi e um outro na Feirinha de Pium. A iniciativa faz parte da Operação Verão, que este ano terá um reforço extra: a instalação de câmeras de alta resolução para monitoramento do trânsito e reforço no esquema de segurança. Ao todo são nove pontos de internet grátis à disposição de turistas, nativos e visitantes eventuais de Pirangi.

 

NOVO IPTU - Prefeitura de Parnamirim já iniciou a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em função disso, o prazo de pagamento foi ampliado. Os contribuintes em situação regular com o fisco municipal e que optarem por quota única poderão fazê-lo até 31 de janeiro com desconto de 20% do valor do imposto. Os demais contribuintes terão direito a 10% de desconto para pagamento à vista e prazo até 28 de fevereiro. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em oito meses, mas neste caso não terá direito ao desconto previsto em lei.

 

MEIA ENTRADA - As praças de espetáculos que no verão se instalam na Praia de Pirangi terão que oferecer meia-entrada para estudantes em cada apresentação que ofereçam. Os ingressos com 50% do seu valor original são para estudantes devidamente identificados.  A decisão é da 2ª Vara Cível de Parnamirim e foi proferida no último dia 28. Agora é Lei Federal: fixadas regras da meia-entrada para estudantes, deficientes, idosos e jovens carentes.

 

VOTAÇÃO - Em 2010, o deputado federal João Maia (PR) obteve o apoio em Parnamirim dos vereadores Rosano Taveira, Siderley Bezerra, Clênio Santos, Walkyria Diniz, Elienai Dantas e Valério Felipe, além dos suplentes Santana e Irani Guedes. O que se pergunta na cidade: o que o deputado fez em termos de destinação de emendas para projetos de Parnamirim?

 

DEVASTAÇÃO - Quem quiser ver uma área de dunas sendo totalmente devastada, com caminhões e tratores retirando areia em plena luz do dia, é só passar na Avenida Petra Kelly, em Nova Parnamirim, na altura da lagoa de captação. Tudo isso para dar lugar a um empreendimento imobiliário. E pode? O mega empreendimento Buena Vista, às margens da BR-101, não foi interditado a pedido do Ministério Público do Meio Ambiente porque ali seria uma área dunar?

 

CEMITÉRIOS - Os quatro cemitérios públicos de Parnamirim estão parcialmente superlotados. Uns mais do que outros, como é o caso do Cemitério São Sebastião, no bairro de Monte Castelo. Para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) a solução seria a construção de um novo cemitério público, talvez no bairro de Cajupiranga, ainda este ano.

 

CANDIDATOS - Pelo menos dois vereadores parnamirinenses deverão disputar vagas na Assembléia Legislativa nas eleições deste ano. Carlos Augusto Maia (PTdoB) e Abdene Salustino (PSC) vêm sendo incentivados pelas executivas estaduais de seus respectivos partidos a disputarem o pleito de deputado. Em outras eleições, os vereadores da cidade que fizeram essa aventura tiveram votações pífias.

 

POSTE - Um poste de alta tensão da Cosern está no meio da via pública, no cruzamento da avenida Maria Lacerda Montenegro com a rua Adeodato José dos Reis, proximidades do Extra, em Nova Parnamirim, atrapalhando o trânsito. No local há um semáforo e os veículos têm que fazer malabarismo para desviar do poste. Já aconteceram muitos acidentes. Por que não a retirada desse poste?

 

 

03 de Janeiro de 2014 às 12h05

AJUDA DA OPOSIÇÃO

Ao discursar na solenidade de cumprimentos de fim de ano realizada na manhã de sexta-feira, dia 27 de dezembro, o prefeito Maurício marques do Santos fez questão de ressaltar o apoio recebido do Poder Legislativo para aprovação de todos os projetos de sua administração durante o ano de 2013. Disse que dos 18 vereadores com assento na Câmara Municipal tinha há o apoio de 17. “Apenas o vereador Gildásio Figueiredo, do PSDB, não integra a nossa bancada de sustentação. Porém ele (Gildásio) tem dado uma contribuição importante para o nosso governo, a partir do momento que, sozinho, tem feito uma oposição construtiva e denunciando eventuais erros para nós possamos corrigi-los”. O prefeito ainda adiantou que os investimentos para 2014 não vão parar. De acordo com ele, R$ 186 milhões estão assegurados para terceira etapa do saneamento, além da construçã o de seis novas unidades básicas de saúde. Também citou avanços já conquistados que contribuíram para o desenvolvimento de Parnamirim. 

 

 


VICE-PREFEITURA – A vice-prefeita de Parnamirm, Lucinha Thiago (PSD) já está trabalhando no prédio da Vice-Prefeitura, localizado na Rua Anibal Brandão, em Nova Parnamirim, próximo ao Colégio Salesiano Dom Bosco. Lucinha tinha um desejo antigo de instalar a Vice-Prefeitura em local mais próximo da população onde ela tem forte militância política.

 

FORA DA TV – Com a troca do comando da TV Ponta Negra, o deputado Gilson Moura deverá deixar sua participação no programa Patrulha Policial, onde apresenta o quadro “Advogado Cidadão”. A direção da TV Ponta Negra diz que o negócio ainda não está totalmente fechado, mas não desmente a negociação... Dizem que Gilson Moura Já está procurando um novo canal de TV para mostra a cara na telinha...

 

CONDOMÍNIO – A Construtora Ecomax começou a entregar os primeiros 60 apartamentos do Terraço Residence, um condomínio que reúne conforto e lazer, na praia de Pirangi, litoral de Parnamirim. Os apartamentos fazem parte das torres 2, 3 e 5 e estão sendo entregues dentro do prazo previsto. O Terraço Residence ainda dispõe de algumas unidades para venda com entrega imediata.

 

SANTOS REIS – Em Parnamirim, um bairro está em festa neste início de ano. O bairro de Santos reis comemora a festa dos padroeiros, que dá o nome a comunidade. Este ano, a Festa de Santos Reis parnamirinense tem da de Natal: “Com os Magos, seguimos ao encontro do Menino Jesus”. Haverá missa e procissão pelas ruas do populoso bairro da zona Oeste.

 

DUPLICAÇÃO I – É bom lembrar que se o Governo do Estado  executar a obra de duplicação da RN-066, interligando a avenida Maria Lacerda à BR-101, será com recursos do Governo federal, através do Ministério das Cidades. A duplicação da rodovia estadual consiste na adequação de capacidade do acesso Natal-Cajupiranga através da interligação da BR-101 à avenida Maria Lacerda, passando pela RN-313 e pela rua Olavo Montenegro.

 

DUPLICAÇÃO II – A obra contempla ainda a duplicação de 2,7 quilômetros da rodovia estadual RN-313 e 4,92 quilômetros da rua Olavo Montenegro e Maria Lacerda Montenegro, em pista dupla, numa extensão de 4,2 quilômetros, inclusive com a construção de uma ponte de 50 metros sobre o rio Pitimbu. O valor total para a obra é de R$ 21,4 milhões. O Estado não tem dinheiro para isso...

 

CONFRATERNIZAÇÃO – Os vereadores de Parnamirim se confraternizaram na sexta-feira, dia 27, no Restaurante Paçoca de Pilão, na Praia de Pirangi, para comemorar mais um exercício legislativo e os bons números alcançados em 2013. Apenas três ausências: Carlos Augusto Maia, Gildásio Figueiredo e Gustavo Negócio. O presidente Rosano Taveira anunciou que para 2004 irá fazer uma reforma administrativa e,  possivelmente,  um concurso público que é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado  (TCE).

 

RECADO – Sobre as eleições de 2014, o prefeito Mauricio Marques manda um recado para os políticos que tem intenção de aportar na cidade de quatro em quatro anos. "Serei um eleitor exigente nas próximas eleições. Só entrará aqui quem for comprometido com Parnamirim!", diz Maurício, alertando que a parada neste ano eleitoral vai ser diferente do passado.

 

CONSÓRCIO – Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará Mirim, Monte Alegre e São José de Mipibu, se reúnem desde setembro deste ano para formalização do Consórcio Intermunicipal de Trânsito e Transporte de Municípios que integram a Região Metropolitana de Natal. O que pode ser a solução para o impasse do serviço de táxi na área do novo aeroporto. O consórcio envolve a criação do Fórum Regional de Trânsito e Transporte do RN

20 de Dezembro de 2013 às 14h15

UNIDADE DE PEDIATRIA

Enquanto o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, fecha o setor de pediatria do Hospital Deoclécio Marques de Lucena, a Prefeitura de Parnamirim, abre uma unidade pediátrica no município. Desde segunda-feira (16) a população  parnamirinense pode contar com os serviços do Centro de Pediatria, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, localizado à Rua Luiza Bezerra de Lima, 382, no bairro de Monte Castelo. A unidade conta com uma equipe de oito enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem, dois pediatras por plantão e 12 pessoas de apoio. Cabe lembrar que o Centro de Pediatria está sendo montado para atender somente as crianças de Parnamirim, através da rede de saúde do município. No local iria  funcionar uma UBS, mas com a suspensão do atendimento pediátrico no Deoclécio Marques,a prefeitura mudou os planos. 

 

 


DEFINIÇÃO – O prefeito Maurício Marques não se nega de falar sobre a sucessão de 2014. Já tem algumas posições definidas: apóia a reeleição da presidente Dilma Rousseff, apóia o projeto da deputada federal Fátima Bezerra – senado ou reeleição; e apoia a reeleição do deputado estadual Agnelo Alves (PDT). Para o governo do Estado Maurício Marques diz que seguirá o mesmo caminho do prefeito Carlos Eduardo e Agnelo Alves.

 

NO PV – O vereador Clênio José dos Santos, que foi eleito para o seu segundo mandato pelo PV e estava inclinado a deixar o partido, vem sendo aconselhado pela executiva estadual a permanecer na legenda. Clênio Santos, que tinha divergências com o deputado Gilson Moura que deixou o PV, agora tem o caminho livre.

 

PARCERIA – Federação das Câmaras do Estado do Rio Grande do Norte e a FEMURN – Federação dos Municípios do RN, assinaram no último dia 16 convênio que cria o Diário Oficial das Câmaras Municipais do Estado. Nele será possível a publicação dos atos administrativos das câmaras municipais associadas às duas entidades. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Natal e também celebrou a confraternização natalina dos legisladores municipais e os servidores da FECAM.

 

SECRETARIADO – O prefeito Maurício Marques reuniu o seu o secretariado no dia 11 para avaliar as ações administrativas de 2013, além de definir o calendário de inaugurações de dezembro em comemoração aos 55 anos da cidade. Para o prefeito, o primeiro ano do seu segundo mandato foi melhor que 2009, quando assumiu pela primeira vez o comando da Prefeitura de Parnamirim. Também destacou que apesar da crise que afetou a arrecadação dos municípios, obrigando os prefeitos a colocar pé no freio dos investimentos, Parnamirim chega ao final de 2013 com um grande volume de obras e com as finanças equilibradas.

 

DELEGACIA – A Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) de Parnamirim ainda aguarda providências do governo do Estado para resolver seus inúmeros problemas, que vão desde a falta de estrutura do prédio, viaturas, pessoal até a falta de um telefone. Uma situação de verdadeiro caos.

 

CORREIOS – A agência dos Correios de Parnamirim  vai funcionar com horário diferenciado por causa das festas de fim de ano. Nos dias 23, 26 e 30 de dezembro, o funcionamento será normal, das 8h às 17h. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, a agência vai ficar aberta até o meio-dia. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a agência não abrirá. A partir do dia 2 de janeiro, o horário de funcionamento volta ao normal.

 

ASAS DA HISTÓRIA – Desde o dia 15 que o espetáculo teatral Asas da História vem sendo encenado em Parnamirim como parte das comemorações do aniversário de emancipação do município. São 45 atores e sob direção de Makarios Maia Barbosa, e mostra ao público um pouco da vida de Mestre Elpídio, brincante de boi de reis premiado em 2008 pelo Ministério da Cultura, mas praticamente desconhecido em Parnamirim. O encerramento acontece no domingo (22), em Pirangi do Norte.

 

PÉ NO FREIO – O deputado Agnelo Alves disse que ouviu de algumas pessoas (não adiantou nomes) que o vice-governador Robinson Faria "não estaria desejoso" de assumir o Governo do Estado até que se tenha uma resposta definitiva sobre o recurso judicial que a governadora Rosalba Ciarlini deve solicitar para se manter no posto. Para o deputado, a crise é grande e já se verifica "uma vacância clara no Governo do Estado".

 

GINÁSIO – O Ginásio Poliesportivo do bairro de Passagem de Areia está passando por serviços de recuperação. Toda a estrutura metálica na parte superior está sendo substituída. A restauração inclui não apenas a substituição do teto do ginásio como também a recuperação dos banheiros e pintura. Uma antiga aspiração dos desportistas locais.

13 de Dezembro de 2013 às 12h48

REFORÇO NA SAÚDE

A saúde pública de Parnamirim acaba de receber mais um reforço de peso. O prefeito Maurício Marques entregou ao secretário de Saúde, Marcio Cezar Pinheiro, as chaves de cinco ambulâncias, adquiridas com recursos próprios, possibilitando um melhor atendimento aos parnamirinenses. De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Cezar Pinheiro, as ambulâncias serão distribuídas para a Maternidade Divino Amor, UPA de Rosa dos Ventos, Hospital Márcio Marinho (Pirangi do Norte), Sesad e uma ainda terá seu destino definido. “Essa é mais uma iniciativa de uma administração compromissada com a população. Com esses veículos vamos poder melhorar ainda mais a qualidade de atendimento”, garante Márcio. O prefeito Mauricio marques fez questão de ressaltar que as ambulâncias foram adquiridas com recursos próprios do município.

 

 

 

CINE-TEATRO – O novo Cine Teatro Municipal de Parnamirim não deverá ser inaugurado no próximo dia 17 de dezembro como estava programado. Ainda não foram licitados todos os equipamentos para o pleno funcionamento do Cine-Teatro. No PPP está uma verba de R$ 1,5 milhão para a compra dos equipamentos em 2014.

 

PARQUE ALUÍZIO ALVES – Mas, o prefeito Maurício Marques promete realizar em 2014 uma ampla reforma no Parque Aluízio Alves, na Coohabinal. A prefeitura de Parnamirim vai fazer a ampliação e a recuperação de toda a área, onde irá funcionar o Cine-Tetaro e  Planetário de Parnamirim. O prefeito já autorizou a abertura do processo licitatório para contratação da empresa que fará o serviço, que acontecerá no dia 13 de  dezembro.

 

IPTU PRORROGADO – Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Parnamirim terão mais tempo para pagar o tributo este ano. Decreto Do prefeito Maurício Marques fixa as bases da correção, o lançamento dos carnês de 2014 e o prazo de pagamento. Os contribuintes em situação regular com o fisco municipal e que optarem por quota única poderão fazê-lo até 31 de janeiro com desconto de 20% do valor do imposto. Os demais contribuintes terão direito a 10% de desconto para pagamento à vista e prazo até 28 de fevereiro.

 

SUPLENTE OU VICE – O empresário Flávio Azevedo está filiado ao PMDB. Assinou a ficha pensando no futuro. Quer ser o suplente da pré-candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB). Ou até mesmo vice-governador. Flávio Azevedo é um dos maiores expoentes do empresariado potiguar e seu nome é bem visto em todos os setores da política potiguar.

 

CADEIRANTES – Cadeirantes parnamirinenses acabam de ser beneficiados com a entrega de ônibus que farão o transporte escolar de alunos com deficiência de locomoção. Os ônibus estão adotados para receber cinco cadeirantes confortavelmente. Os ônibus foram adquiridos com recursos do Governo Federal.

 

AUGUSTO SEVERO – O Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, passará por algumas mudanças operacionais, segundo garante o superintendente da Infraero no RN, Usiel Vieira, acrescentando que  ainda não há uma data definida para que o Augusto Severo em cerre suas operações e há uma expectativa que isso só ocorra depois da Copa do mundo.

 

JUSTIÇA LENTA –  Parnamirim apesar de estar na segunda colocação na lista das comarcas com maior número de processos criminais distribuídos este ano, acaba sendo a maior prejudicada no que concerne a dar celeridade aos processos. De acordo com o juiz Fábio Filgueira, os 304 processos distribuídos na comarca, frente aos 34 julgamentos, revelam uma estrutura funcional precária. Há déficit no quadro de oficiais de justiça e de servidores, principalmente nas varas criminais.

 

ASAS DA HISTÓRIA – Neste domingo (15), a Fundação Parnamirim de Cultura inicia a maratona de apresentações do espetáculo Nas Asas da História, que este ano traz como tema “Mestre Elpídio e seu Boi de Reis nos Destinos de Parnamirim”. Serão percorridos oito bairros da cidade com a proposta de levar cultura para o povo. A apresentação tem direção geral de Makários Maia e o texto de Malakias Maia Barbosa & Ismael Alves Dumangue. A duração é de 1h20 minutos com a participação de 45 atores da cidade Trampolim da Vitória.

 

AUDITORIA – A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte promete entregar, até o próximo dia 20, o parecer final sobre a auditoria realizada no âmbito das unidades hospitalares vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Um das situações mais críticas é a do Hospital regional Deoclécio Marques, em Parnamirim. 

22 de Novembro de 2013 às 14h06

URBANIZAÇÃO DA ORLA MARÍTIMA

O prefeito Maurício Marques está empenhado na solução para a urbanização do Litoral, que beneficiará as praias de Pium, Cotovelo e Pirangi do Norte. A obra de vital importância para o turismo do litoral Sul do RN e deve contar com o apoio de todas as forças políticas do nosso Estado. Lamentavelmente, não se vê uma palavra das forças políticas representativas do RN lá em Brasília em defesa dessa importante obra, que estava para ser executada pelo Prodetur I e II e acabou sendo retirada dos projetos. O projeto, desenvolvido pela empresa ATP Engenharia, inclui calçada, estacionamento, quiosques, área verde e banheiros. A idéia é unificar as propostas, com base na área delimitada pelo Patrimônio da União e colaboração dos proprietários de imóveis da região. O prefeito Maurício considera a obra “muito importante para o nosso turismo” e quer priorizá-la no seu governo.

 

 

PESQUISA DO PMDB – Dizem que a pesquisa do PMDB encomendada desde agosto à Analítica Consultoria, do consultor Orjan Olsen, deu Wilma de Faria na cabeça. Bateu o senador-ministro Garibaldi Filho. O ex-senador Fernando Bezerra, lançado como pré-governadorável do partido, está mal posicionado. Por isso, o PMDB já descarta Bezerra.

 

ENRIQUECIMENTO – O Ministério Público investiga mais 42 auditores fiscais da Prefeitura de São Paulo pela suspeita de que eles enriqueceram de forma ilícita. Contra três deles há ainda indícios de corrupção ativa e passiva, além de improbidade administrativa. Foram cruzadas informações sobre os bens adquiridos pelos servidores e os seus rendimentos e descobriu-se que eles eram incompatíveis. Bem que essa investigação poderia ser feita em outros estados...

 

ROSALBA NA CÂMARA – A governadora Rosalba Ciarlini vai fezr uma visita à Câmara Municipal de Parnamirim, na última terça-feira, dia 19. Os vereadores desejavam audiência com a governadora, que se prontificou a ouvi-los na própria Câmara. Os vereadores estão preocupados com a falta de ação do Governo do Estado em Parnamirim, onde a governadora Rosalba Ciarlini foi muito bem votada na eleição estadual de 2010. Coube ao vereador Gildásio Figueiredo (PSDB) fazer os contatos para viabilizar o encontro da governadora com os vereadores.

 

OPOSIÇÃO RADICAL – O único vereador de oposição na Câmara de Parnamirim – Gildásio Figueiredo (PSDB) – tem feito uma radical oposição à administração Maurício Marques. Fala todo dia com denúncias e críticas. As sessões da Câmara têm sido tomadas por embates entre a oposição e a situação.

 

LICITAÇÃO DO VLT – A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) abriu concorrência pública para a contratação de empresa, a fim de elaboração do projeto de recuperação e modernização da linha ferroviária, no trecho de 23,1 quilômetros, entre Natal e Extremoz, a  um custo estimado de R$ 1,99 milhão. Mas, essa licitação não atende o trecho Natal/Parnamirim.

 

INVESTIMENTO – Duas delegacias de Parnamirim ganharão núcleos de investigação. A Secretaria de Segurança anunciou que estará investindo em torno de R$ 3,7 milhões na melhoria estrutural de sete unidades policiais do Estado, com a proposta de otimizar e modernizar a segurança no Rio Grande do Norte. A ideia é reduzir o índice de violência e aumentar a elucidação dos crimes. A reestruturação incluirá a utilização de novos equipamentos nas delegacias, como microcomputadores, notes, impressoras, GPS portáteis e veiculares, além de câmeras e filmadoras digitais e rádios portáteis.

 

TORCIDA CONTRA – Parnamirim há anos não é representada na elite do futebol potiguar. Segundo o presidente do Potiguar, Valério Felipe Santiago, quando um clube local disputou o Estadual, as rendas eram ínfimas e a maioria dos torcedores presentes no estádio torcia contra o time local.

 

DUNAS SHOPPING – Parnamirim vai ganhar um shopping com conceito arquitetônico inspirado no sol, com seus jogos de luzes e sombras, a partir de 2016. Será o Praça das Dunas Shopping Center, que será construído às margens da BR-101, esquina com a estrada de acesso A Base Aérea de Natal. O projeto é moderno e arrojado e será desenvolvido em cinco anos com um investimento de R$ 300 milhões. O estacionamento terá capacidade para 2.100 veículos.

 

CONTAS  A Câmara Municipal de Parnamirim deverá provar “com ressalvas”, as contas do Poder Executivo relativas ao exercício de 2006. A matéria, através do processo nº 00391/2007, recebeu parecer prévio da Primeira Câmara do Tribunal de Contas (TCE) do Estado do Rio Grande do Norte, motivo da provação pelos vereadores. Ao propor a aprovação “com ressalvas” o Tribunal de Contas do Estado recomenda ao Poder Executivo a fazer adoção de providências para as devidas correções.

 

VÔO ALTO – Tem vereador em Parnamirim defendendo que um nome da casa seja lançado para disputar uma vaga na Câmara Federal. Teria, então, o apoio de todos os parlamentares, da deputada Fátima Bezerra (PT), do deputado estadual Agnelo Alves (PDT) e do prefeito Maurício Marques. É pensar alto... 

14 de Novembro de 2013 às 12h29

DESTAQUE PEDE APOIO PARA O CARNATAL

A Destaque Promoções não pode jamais realizar o Carnatal 213 no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, de 5 a 7 de dezembro, sem o apoio da prefeitura. Os diretores da Destaque, Ricardo Bezerra e Gustavo Carvalho estiveram reunidos com o prefeito Maurício Marques e solicitaram uma reunião com os secretários das pastas de Limpeza Pública, Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente para explicar  o formato da festa e contar com a colaboração da Prefeitura em alguns serviços. Maurício se colocou à disposição dos empresários, mas explicou que a Prefeitura poderá se responsabilizar apenas pelos serviços na área externa do Parque Aristófanes Fernandes.  “Cuidaremos de toda a parte da limpeza ao redor do Parque, do trânsito e do cadastramento dos vendedores ambulantes. Mas, a parte interna do Parque deve ficar por conta da Destaque”, declarou. 

 

 


NOVA UPA – O Ministério Público Estadual firmou acordo com a Prefeitura de Parnamirim para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança seja inaugurada e comece a funcionar até o final de março de 2014. Segundo o MP, na audiência, a prefeitura se manifestou pela conciliação, acordando providências quanto a inauguração da UPA no referido prazo estipulado. A prefeitura pretende homologar os pregões eletrônicos referentes à aquisição de móveis e equipamentos hospitalares até o próximo dia 30 de novembro.

 

AEROPORTO-1  A governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada de um grupo de jornalistas, andou visitando as obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Depois da visita, disse que as obras, até mesmo a parte que começou com atraso, estão dentro dos cronogramas. Pura inverdade!

 

AEROPORTO-2 – O prefeito Maurício Marques está disposto a deflagrar um intenso movimento em defesa do Aeroporto Internacional Augusto Severo. E para isso deverá contar com apoio integral do Poder Legislativo e da sociedade organizada. A tônica do movimento é: político que não defender intransigentemente o nosso aeroporto nem vá pedir voto em Parnamirim.

 

BOICOTE – A deputada federal Fátima Bezerra, apesar de todo seu trabalho, nunca foi unanimidade dentro do PT do Rio Grande do Norte. Agora mesmo ela enfrenta ameaça de boicote à sua possível candidatura ao Senado. Quem afirma é o vereador de Natal, Fernando Lucena. Caso o partido atenda a orientação nacional e realize uma aliança com o PMDB no Rio Grande do Norte, sem passar pela aprovação da previa local, corre o risco do mesmo fiasco eleitoral de 2008, e ser boicotada dentro do seu partido. Como é que pode?

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS – Mais duas importantes audiências públicas deverão ser realizadas pela Câmara Municipal de Parnamirim neste mês de novembro, nos dias 21 e 26, respectivamente. A primeira irá discutir o PPA (Plano Plurianual) e segunda deverá discutir o Orçamento da Prefeitura relativo a 2014. As audiências serão coordenadas pela Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, que é integrada pelos vereadores Valério Felipe Santiago (presidente), Giovani Junior e Antônio Batista Barros (membros).

 

SENADO – A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), mesmo sendo bem aprovada para o Senado – de acordo com as pesquisas – não morre de amores por essa possibilidade. Wilma tem dito aos mais próximos que “só disputaria a cadeira de senadora em uma chapa com um candidato muito forte para o Governo do Estado”. Assim, essa possibilidade só se tornaria numa aliança PSB/PMDB e o candidato ao governo sendo Garibaldi.

 

ONDE ESTÁ – Perguntas de um internauta: Onde está o deputado estadual Gilson Moura? Qual o seu pensamento com relação a desativação do Aeroporto Internacional Augusto Severo, externado da tribuna da Assembléia Legislativa? Só vai aparecer em Parnamirim em 2014 em busca de votos?  A palavra está com o deputado...

 

NOME DA TERRA – O vereador Valério Felipe Santiago (PDT) defende que um nome da cidade, que poderia até ser qualquer um dos vereadores, para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal em 2014. E esse nome teria então o apoio de todos os vereadores. Será que isso é possível?

 

PERGUNTAS – Com a deputada Fátima Bezerra (PT) indo disputar a vaga para o Senado em 2014, quem seria então o deputado federal de Parnamirim? Ou a cidade vai ser invadida por todos os candidatos?


 

08 de Novembro de 2013 às 12h13

PARNAMIRIM VAI INAUGURAR OBRAS

A partir de 10 de novembro a Prefeitura de Parnamirim vai fazer uma série de inaugurações (cerca de 30) se estendendo até o mês de dezembro quando será inaugurado o Cine-Teatro "Paulo Barbosa", coincidindo com a festa de emancipação do município, que ocorre no dia 17. O calendário está sendo elaborado.

Mesmo reconhecendo a crise que os municípios brasileiros atravessam - e Parnamirim não fica de fora - o prefeito Maurício Marques faz questão de ressaltar que vai continuar asfaltando toda a cidade, ainda com obras de drenagem, saneamento e asfalto. "Onde tiver calçamento vamos asfaltar e onde tiver barro, ruas sem pavimentação, vamos pavimentar pelo método bripar. Vamos construir mais sete unidades básicas de saúde, vamos construir mais duas escolas e dois Centro Infantis. Não tem no RN um município que tenha mais construído obras do que Parnamirim, fruto de um planejamento eficaz", ressalta o prefeito Maurício Marques. 

 

 

 


HOMENAGEM - O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, marcou para dia 29, às 10h30, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito "Governador Dinarte Mariz". Entre os homenageados está o jornalista e deputado estadual parnamirinense Agnelo Alves (PDT), além de outras personalidades. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer a atuação de personalidades que ofereceram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

 

COM A BASE - O prefeito Maurício Marques esteve reunido com 17 vereadores dos 18 que integram a Câmara Municipal de Parnamirim para tratar de diversos assuntos. Ao final do encontro ressaltou a harmonia entre o Executivo e o Legislativo. Também foi discutido o encaminhamento de projetos dos vereadores para obras no município. Isso significa dizer que agora apenas um vereador é oposição na Câmara. Maurício corrige o erro do seu primeiro mandato e agora faz o que Agnelo Alves fez nos seus dois mandatos.

 

MONITORAMENTO - A Base Aérea de Natal, em Parnamirim, vai receber do Ministério da Ciência e Tecnologia um radar meteorológico para o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O equipamento será operado ainda este ano pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do Comando da Aeronáutica. Também deverão ser implantados 26 pluviômetros automáticos, interligados ao sistema de monitoramento da Emparn, em 14 municípios potiguares.

 

CANDIDATO - O vereador Abidene Salustiano (PSC) confirma que é pré-candidato a deputado estadual. Inclusive, esteve participando no dia 4 passado de uma reunião da executiva estadual com a executiva nacional do PSC, em Natal, para deliberar assuntos relativos às eleições nacionais de 2014.

 

SEMINÁRIO - A Prefeitura de Parnamirim, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram no último dia 01 de novembro, o Seminário Municipal: Sistema de Atendimento Socioeducativo de Parnamirim com o objetivo de discutir a atual conjuntura da socioeducação, dando enfoque à maior participação das instituições públicas na execução das medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade.

 

OBRAS NA BR-101 - Após a publicação no dia 05 do edital para licitação (presencial) para a execução de obras complementares e de adequação de capacidade do trecho de 13 quilômetros da BR-101, entre Natal e Parnamirim, desde o Viaduto de Ponta Negra prosseguindo até o acesso a Pium, depois da Cohabinal, na altura da Cidade do Vaqueiro, a expectativa fica agora para o início imediato dos trabalhos. Segundo o DNIT, todos os semáforos serão eliminados coma implantação de seis viadutos, cinco passarelas e uma passagem inferior.

 

AEROPORTO - O prefeito Maurício Marques, a vice-prefeita Lucinha e um grupo de vereadores pediram o apoio da deputada Fátima Bezerra (PT) para buscar uma alternativa para o Aeroporto Augusto Severo, que corre o risco de ser desativado após a inauguração do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A deputada se comprometeu em fazer a intermediação junto à Infraero para buscar informações sobre o assunto. Ela se colocou à disposição, ainda, para participar de uma audiência pública para discutir a questão.

 

RECURSOS - Parnamirim deve ser contemplada com recursos já  assegurados para investimento nas Unidades Básicas de Saúde (R$ 4 milhões) e construção de quatro novas creches (R$ 4 milhões). Além disso, a deputada Fátima Bezerra está pleiteando R$ 24 milhões para projetos de mobilidade urbana em Parnamirim, para melhorar a vida da população, principalmente daqueles que dependem mais dos serviços públicos.

 

CHUVAS - Uma semana de muita alegria para o sertanejo. Chuvas fortes em várias regiões do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Na divisa entre os dois estados (entre Serra Negra e Paulista-PB) choveu mais 130 mm. Até pequenos açudes sangraram. O sertanejo está radiante...

 

01 de Novembro de 2013 às 12h09

BASES MÓVEIS DA PM EM PARNAMIRIM

Em razão da alta criminalidade em Parnamirim, o vereador Rosano Taveira da Cunha (PRB) sugere a formalização de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) e a Prefeitura Municipal para implantação do sistema de bases móveis da Polícia Militar em várias áreas da cidade. Os recursos são do governo federal através do programa nacional "Crack, é possível vencer". As bases móveis contam com equipamentos de segurança, armas não letais, viaturas, motocicletas e câmeras de vídeo-monitoramento e espargidores de pimenta. Seria uma boa para melhorar a segurança no município... Além do Ministério da Justiça, o programa "Crack, é possível vencer" conta com ações dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos.

 

 

 

BEZERRA x WILMA - O PMDB volta agora suas atenções para tentar emplacar o ex-senador Fernando Bezerra como candidato ao Governo em 2014. Em se confirmado essa hipótese, Fernando Bezerra pode ter certeza que vai enfrentar a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB). E dona Wilma deverá ter o apoio do PDT, PT, PSD e outros partidos.

 

TÁ FORA - O prefeito Carlos Eduardo (PDT) reafirma que está fora da disputa pelo Governo do Estado. E faz um apelo aos institutos de pesquisa: "Tirem o meu nome da relação de pretensos candidatos. Eu não sou candidato a governador. Sou candidato a resgatar Natal. Sou prefeito e continuarei prefeito. O que penso e que sonho é que em 2016 possa ser candidato à reeleição", afirmou Carlos Eduardo.

 

CARNATAL - Quem foi que disse que está tudo certo para o Carnatal 2013 se realizar no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim? O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) já instaurou inquérito que aponta que o uso da área do Parque Estadual Aristófanes Fernandes para a realização do evento acarreta em favorecimento particular da Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc).

 

FATURAMENTO - Com o aluguel do Parque para a Destaque, a Anorc esperava obter R$ 200 mil, além de 20% da bilheteria e 20% da receita de estacionamento, o que geraria um total de aproximadamente R$ 350 mil, segundo a Associação. Para o MPE, a "negociação para a realização do Carnatal pode culminar com mais uma utilização do Parque (bem público) para fins particulares, conferindo mais uma considerável vantagem financeira em favor da Anorc, sempre às custas da exploração de bem público, em total descompasso com Lei e a Constituição Federal e, pior, à revelia do Estado, real proprietário do bem".

 

CRUZEX 2013 - Noventa e seis aeronaves, mais de dois mil militares de nove países. A CRUZEX Flight 2013, o maior exercício de guerra aérea da América Latina, está programado para acontecer de 4 a 15 de novembro no Nordeste brasileiro. A Base Aérea de Natal vai receber aviões e helicópteros para missões que envolvem desde o combate aéreo entre caças até o salto de paraquedistas de forças especiais, uma das novidades deste ano. Os portões serão abertos para visitação do público no dia 9 de novembro.

 

COM GARI - O vereador Antônio Batista Barros (PMDB) diz que Parnamirim clama para que o senador-ministro Garibaldi Filho aceite disputar o Governo do Estado em 2014. E justifica: "A grande maioria das obras estaduais executadas aqui foram nos governos Garibaldi Filho. Nós precisamos de Garibaldi Filho de volta para governar este Estado".

 

AÇÃO PÚBLICA - Os municípios não têm sido prejudicados apenas pelo Governo Federal quando se trata do repasse de recursos públicos. Desde 2010, o Governo do Estado não faz o repasse legal para os municípios referentes aos programas de "Atenção Básica à Saúde" e da "Farmácia Básica". A dívida chega ao montante de R$ 60 milhões. Por isso, o Ministério Público e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) ajuizaram Ação Civil Pública para assegurar a destinação desses recursos.

 

HOMENAGEM - A Câmara de Parnamirim deverá prestar significativa homenagem in memoriam a senhora Maria Dagmar Falcão de Melo, falecida no dia 17 de agosto passado. Ela foi fundadora do LEAN - Lar Espírita Alvorada Nova, que abriga dezenas de pessoas idosas no município.

 

PAC 2 - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) vai beneficiar Parnamirim com recursos da ordem R$ 186 milhões para o esgotamento sanitário em áreas não contempladas no projeto original, como Cajupiranga, Coophab e demais áreas de expansão imobiliária. Mas, a  prefeitura terá de cumprir um ritual de prazos que vai até o final de novembro do próximo ano com as obras da última etapa do esgotamento sanitário começando em 2015.

 

25 de Outubro de 2013 às 12h20

ESTAÇÃO DE TRANSBORDO DE LIXO

A Prefeitura de Parnamirim publicou edital de licitação para construção da Estação de Transbordo de Lixo do município. A estação ficará na divisa com Macaíba e obedecerá a todas as normas de segurança e higiene, inclusive às que dizem respeito ao tráfego aéreo, tendo em vista as restrições impostas num raio de 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Augusto Severo. O projeto deverá custar algo em torno de R$ 500 mil e será executado com recursos próprios. A abertura da Licitação está agendada para o dia 31 de outubro. A Estação de Transbordo de Lixo é uma antiga aspiração de Parnamirim, vez que a cidade em franco crescimento tem no lixo urbano um problema muito sério.

 

 

NÃO HÁ CRISE – Diferentemente do que ocorre com o Rio Grande do Norte, onde o governo do estado desde o primeiro dia de administração e até hoje está em crise, no vizinho Estado da Paraíba não se fala em crise no governo estadual. O governador Ricardo Coutinho (PSB) a cada dia cumpre agenda administrativa por todas as regiões do estado inaugurando obras, assinando ordens de serviços, anunciando pavimentação de estradas, construção de hospitais, etc. Pergunta-se: o que é que a PB tem que o RN não tem? 

 

LITORAL – O projeto de urbanização da orla marítima de Parnamirim, especialmente as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte é alvo de preocupação. O projeto vem sendo discutido há anos e chegou ser incluído no Prodetur, mas posteriormente foi retirado.  O projeto inclui calçada, estacionamento, quiosques, área verde e banheiros. Temos que lutar por essa obra...

 

LANÇAMENTO – O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, advogado e imortal Valério Mesquita, estará lançando no próximo dia 30 sua mais recente obra, que tem como título “Presságios e travessias”. A sessão de autógrafos vai acontecer na sede da Academia Norte-Riograndense de Letras a partir das 18h. Toda renda obtida com a venda do livro será revertida em prol do IHGRN.

 

URBANIZAÇÃO – A Avenida Felizardo Moura vai ser urbanizada, interligando o bairro da Liberdade a Nova Parnamirim. A Prefeitura de Parnamirim prepara os últimos detalhes para realizar a licitação da obra que será de grande importância para integração não só de Nova Parnamirim, mas, também, do Parque das Árvores, Coophab e outros conjuntos da área que se encontram em franco crescimento urbano. 

 

HOMENAGEM – O vereador Clênio José dos Santos (PV) propôs uma sessão solene para homenagear in memorian trabalho solidário de dona Maria Dagmar Falcão de Melo, recentemente falecida, por seu trabalho de décadas à frente do LEAN – Lar Espírita Alvorada Nova – que abriga dezenas de idosas no município. Uma justa homenagem!

 

BANCADA – E por falar no vereador Clênio Santos, ele está totalmente alinhado com o prefeito Maurício Marques, ou seja, retornou à base governista. Isso significa que a bancada do prefeito na Câmara Municipal aumentou para 16 vereadores... A oposição só tem dois vereadores.

 

PRUDENTE DE MORAIS – DER/RN anuncia mais uma vez novo prazo de entrega do prolongamento da avenida Omar O’Grady (conhecida como prolongamento da avenida Prudente de Morais). Agora, o prazo é novembro. A obra fará a ligação da Prudente de Morais com a BR-101 e promete desafogar o trânsito na rodovia federal. A primeira licitação da obra foi de R$ 27 milhões, no entanto passou para algo em torno de R$ 59 milhões.

 

CRUZEX – Noventa e seis aeronaves, mais de dois mil militares de nove países. É este o cartão de visita da CRUZEX Flight 2013, o maior exercício de guerra aérea da América Latina, programado para acontecer de 4 a 15 de novembro no Nordeste brasileiro. Na Base Aérea de Natal os portões abertos para visitação do público será no dia 9 de novembro.

 

SEGURANÇA – O prefeito Maurício Marques reuniu representantes da Associação dos Transportes Interbairros de Parnamirim (Astip) e o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Cel. Jair Júnior, para tratar da onda de assaltos nas linhas que circulam pela cidade. Reiterou que a Prefeitura tem todo o interesse em contribuir para amenizar esse problema. 

18 de Outubro de 2013 às 10h27

INSATISFAÇÃO GENERALIZADA NA PM

Oficiais da Polícia Militar discutiram estas semana a atual situação da  corporação no Rio Grande do Norte. O tom dos discursos é de muita reclamação diante do que se entende como uma paralisação na mobilidade profissional de grande parte dos oficiais que formam a PM. Para o Capitão Moreira, “a sociedade precisa saber o que está acontecendo nos quartéis”. A categoria defende a Lei de Promoção de Praças, uma vez que desde 2010 não ocorrem promoções entre os oficiais. Há uma insatisfação geral com o não andamento do projeto, nas secretarias do Estado, e o debate está dentro dos batalhões e companhias. Nesta sexta-feira (18), haverá uma nova assembleia no Clube Tiradentes, às 9h, ocasião em que serão deliberadas novas ações.

 

 

 

EM BAIXA – Nas conversas políticas em todos os recantos da Festa do Boi, em Parnamirim, ninguém se arrisca apostar na candidatura à reeleição da governadora Rosalba Cirlini. Até mesmo o pessoal do DEM está descrente nos empréstimos do Banco Mundial.



CANDIDATURA – O PT caminha para lançar candidatura própria ao Governo do Estado em 2014 no Rio Grande do Norte. Aliado do PT em 2006 e em 2010, o PSB da hoje vice-prefeita Wilma de Faria, está fora do arco de possibilidades de aliança. É que o partido hoje tem candidato à presidência – o governador Eduardo Campos ou a ex-senadora Marina Silva – concorrendo com a presidente petista Dilma Rousseff. E mesmo o PMDB sendo, no âmbito nacional, companheiro de chapa do PT, a legenda comandada pelo deputado federal Henrique Alves também está sendo descartada das pretensões petistas do RN. Assim, não resta outra saída.



AFASTAMENTO – O padre Antônio Otávio Miguel estará afastado da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, por um período de um ano. De acordo com o próprio padre, existe na Igreja Católica o “ano sabático”, em que os sacerdotes tem o direito de afastar-se de sua missão paroquial a cada dez anos. Antônio Miguel irá se dedicar nesse período à Secretaria de Habitação, onde exerce a função de secretário da pasta.



NOVO ENDEREÇO – O Ministério Público do Rio Grande do Norte tem novo domínio na internet. Para acessar a página eletrônica agora é só digitar (www.mprn.mp.br).  Por enquanto, quem digitar o endereço antigo (www.mp. rn.gov.br) será redirecionado automaticamente. A mudança ocorre em todo o Ministério Público brasileiro.



DESCASO – A situação de descaso e abandono em que se encontra a rodovia estadual RN-066, que liga o bairro de Nova Parnamirim à RN-313 (estrada de Pium), é preocupante. A estrada, principalmente no trecho que vai do Conjunto da Coophab até a RN-313, se encontra cheia de buracos e tem sido palco de constantes assaltos. Algo precisa ser feito com urgência, uma vez que se trata de uma estrada de acesso ao litoral e, também, de escoamento do trânsito entre Parnamirim e Natal.



LICENÇA – O vereador Valério Felipe Santiago solicitou no último dia 7 licença por um período de 15 dias da Câmara Municipal de Parnamirim para viagem ao exterior. Durante a viagem de Valério Santiago o suplente do partido não assumirá a vaga, ficando a Casa Legislativa parnamirinense neste período com apenas 17 vereadores.



PESQUISA – Está sendo aguardado com muita expectativa o resultado da pesquisa contratada pelo PMDB, que teria sido feita pela empresa Analítica Consultoria, do consultor Orjan Olsen. O trabalho teria sido contratado pelo PMDB nacional, para decifrar a radiografia do povo potiguar em relação às eleições do próximo ano. Falou-se que o resultado seria divulgado no dia 15 de outubro. Se é que a pesquisa foi feita...



SEPARAÇÃO – Ninguém pode garantir que o prefeito Carlos Eduardo (PDT) e a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB) estarão juntos em 2014. Antes, Carlos Eduardo falava que as vezes em que esteve ao lado de Wilma, ambos foram vencedores, e quando “estivemos separados perdemos – nós dois – a eleição”. Porém, o quadro nacional pode separar mais uma vez os dois políticos potiguares.



CANDIDATURA Presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA) e vice-presidente da Força Sindical do Brasil, além de novo presidente estadual do PRB no Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln deve disputar uma vaga na Câmara Federal ou mesmo na Assembléia Legislativa. Está trabalhando para isso em todas as regiões do estado.

 

 

11 de Outubro de 2013 às 11h30

EM DEFESA DO AEROPORTO

O destino do Aeroporto Internacional Augusto Severo, a partir de 2014, quando for inaugurado o novo terminal de passageiros de São Gonçalo do Amarante, continua sendo tema amplamente debatido em Parnamirim. Vários segmentos da cidade defendem uma ampla mobilização de todos os segmentos sociais da cidade e do Estado em defesa da manutenção do Augusto Severo. Com a desativação, a cidade de Parnamirim terá prejuízos incalculáveis não só na questão de emprego e renda, mas, também, na arrecadação de tributos. São muitos funcionários e empresas que vivem em função do aeroporto. Com o seu fechamento, os prejuízos serão incalculáveis. O momento de mobilização de todos em defesa da manutenção do aeroporto.

 

 

REBU - Uma entrevista do presidente eleito da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Ricardo Hiraruhy Alencar Gurgel (PSB) defendendo o nome do atual secretário de Obras Públicas, Naur Ferreira da Silva como candidato à sucessão do prefeito Maurício Marques (PDT), causou o maior rebu no sistema agnelista. Bombeiros foram chamados para apagar o fogo...



DEPUTADOS - Outros nomes de Parnamirim também se dispõem a disputar uma vaga na Assembleía legislativa. O professor Tita Holanda, que deixou o PSol, já anuncia que disputará a vaga pelo PSTU...Tocha também garante que vai disputar...



CAOS - A situação da Polícia Militar em Parnamirim é de falência total. Recentemente, alguns policiais estiveram na Câmara Municipal mendigando da presidência da Casa, quatro pneus e uma bateria para uma viatura policial que estava para ser recolhida ao depósito do 3º BPM.



ASSALTOS - Com a enorme buraqueira na RN-066 (estrada da Coophab), que liga o bairro de Nova Parnamirim à RN-313 (estrada de Pium) os motoristas têm que reduzir a velocidade e são vítimas de assaltos principalmente no horário noturno. Uma comissão de vereadores deverá ir até a governadora Rosalba Ciarlini solicitar providências, por se tratar de uma via de acesso de trânsito intenso.



PASSE LIVRE - Pai do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) já deu sinais de que o filho vai alegar inconstitucionalidade e vetar a lei do Passe Livre.



FESTIVAL DA PIPA - Vai até o dia 12 de outubro o 9º Festival Gastronômico da Pipa, na praia de Tibau do Sul. Um acontecimento anual cheio de charme e sabor que já se configura como um dos atrativos do lugar. O evento tem o objetivo de continuar a divulgar, promover e valorizar a gastronomia regional, bem como o aprimoramento de técnicas gastronômicas. Com duração de 10 dias o evento  atrai um público muito especial.



TORCIDA - O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) diz que a sua torcida é para que o seu partido venha se aliar à oposição – PSB, PDT, PSD, PT, PCdo B e outros partidos – para que seja lançado um candidato de consenso em 2014. “Torço por isso e defendo essa hipótese dentro do meu partido”, diz Gustavo, que é filho do ex-deputado Elias Fernandes.



SENADORA - A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) não morre de amores pela disputa de uma vaga no Senado. E diz: “Por experiência própria, eu tenho consciência que a disputa para o senado está aliado a um forte candidato ao Governo do Estado”. Em não disputando o governo, Wilma é inclinada a disputar uma vaga na Câmara Federal.



NÃO VOTA - O vereador Clênio José dos Santos (PV) diz que não há nada definido sobre a sua permanência no PV e muito menos o seu apoio ao deputado Paulo Wagner. E justifica: “Paulo Wagner teve mais de 10 mil votos em Parnamirim mas até hoje não fez uma única ação em defesa da cidade”



LICENÇA - O vereador Valério Felipe Santiago (PDT) apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira (7) da Câmara Municipal de Parnamirim, solicitando uma licença pelo período de 15 dias para viagem ao exterior. Durante a viagem de Valério Santiago o suplente do partido não assumirá a vaga, ficando a Câmara de Parnamirim neste período com apenas 17 vereadores.

04 de Outubro de 2013 às 11h55

PARNAMIRIM QUER MAIS FORÇA

O município de Parnamirim tem uma população superior a 220 mil habitantes. Em 2014, devem estar aptos a votar no município cerca de 120 mil eleitores. A cidade é o terceiro pólo do Estado, com uma economia em crescimento. Mas, as forças políticas locais reclamam que a cidade não tem uma expressão política a nível estadual à altura da sua representatividade. Para 2014, a cidade de Parnamirm deve estar ocupando uma posição bem mais adiantada em relação a anos anteriores. Mas, um fato que chama atenção das forças políticas locais é a necessidade da cidade ampliar a sua representatividade no parlamento. Na avaliação de líderes políticos locais, Parnamirim teria, inclusive, condições de apresentar um nome para a Câmara Federal, deixando de ficar sempre a reboque de votar em nomes de fora que, geralmente, depois de eleitos, esquecem o município. Esse não foi o caso da deputada federal Fátima Bezerra (PT), que foi bem votada na cidade e realmente vem fazendo um trabalho de bem representar os anseios da população local, em Brasília, carreando importantes recursos para o município. Mas, os demais que foram votados na cidade não deram sua parcela de contribuição com representes do povo local.

 

 

 

 

NOVO DIRETÓRIO - O Diretório municipal do PSDC está sendo renovado em Parnamirim. O comando do partido agora está nas mãos do vereador Gustavo Negócio, filho do ex-prefeito Raimundo Marciano de Freitas. Foi o vereador mais votado da legenda, com mais de 2 mil votos. O PSDC no município tem três vereadores.

 

NOVA AGÊNCIA - A Caixa Econômica Federal está prometendo instalar em 2014 uma nova agência em Parnamirim, mais precisamente no bairro de Santos Reis. Segundo o superintendente da CEF, Roberto Linhares, também será instalado um Posto Avançado no novo prédio do Gabinete Civil da Prefeitura, que deverá ficar situado na Cohabinal também no próximo ano.

 

LIÇÃO - O vereador Valério Santiago (PDT) é defensor da tese de que o povo parnamirinense deve dar uma lição aos deputados federais e estaduais que foram bem votados aqui, mas que não se preocupam com os problemas da cidade. "Não adianta reclamar. Temos que dá o troco a essa gente", diz Valério Santiago.

 

RUGAS - A eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Parnamirim para o biênio 2015/2016 deixou rugas no grupo político que comanda o município há mais de 12 anos, sob o comando político do deputado estadual Agnelo Alves. O caldeirão anda fervendo!

 

MARCHA - Vereadores de Parnamirim estão dispostos a realizarem uma "Marcha a Brasília", em defesa da manutenção do Aeroporto internacional Augusto Severo, que já tem data para ser desativado: 02 de abril de 2014. O movimento pugna no sentido de que seja dada uma destinação ao terminal de modo que Parnamirim não seja prejudicada. Será que isso ainda é possível?

 

VIADUTOS - Pelo menos três novos viadutos e dois túneis irão ser construídos pelo DNIT no trecho da BR-101 entre Natal e Parnamirim. As obras já estão em processo de licitação no órgão, estão incluídas no PAC e devem ser iniciadas nos próximos 60 dias. Isso é o que garante o novo diretor do órgão, engenheiro Walter Fernandes de Miranda Júnior.

 

COMANDO DO PV - O deputado federal Paulo Wagner, que iria comandar o PS no Rio Grande do Norte, decidiu permanecer no PV e deverá comandar a legenda em Parnamirim em lugar do deputado estadual Gilson Moura. Paulo Wagner vai ser candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano. Com a saída de Gilson Moura do comando local do partido, o vereador Clênio José dos Santos que estava para deixar o PV já decidiu que permanece na agremiação e apoiará PW em 2014.

 

TURISMO - Com apoio do Sebrae/RN, a Secretaria de Esporte e Turismo de Parnamirim está investindo alto no nosso Litoral com o lançamento do Plano Estratégico de Turismo da cidade, batizado de "Caminhos do Trampolim da Vitória". A ideia do projeto é roteirizar o turismo pedagógico e científico do município. Ainda serão lançados mais três roteiros turísticos: Encantos de Cotovelo (Barreira do Inferno e Pirangi), Parnamirim Cósmica (Planetário) e Parnamirim Trampolim da Vitória (Base Oeste).

 

CONDENAÇÃO - A ex-prefeita do município de Pirpirituba, no vizinho Estado da Paraíba, Valdinha Matias (PMDB), foi condenada pela Justiça Federal a cinco anos e sete meses de prisão por crime de responsabilidade. O juiz Bruno Teixeira de Paiva, em exercício na 12ª Vara da Justiça Federal, decidiu acolher a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que denunciou o uso de forma indevida os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante sua gestão. A ex-prefeita poderá recorrer em liberdade. Se a moda pega aqui no RN!

 

 

 

 


JM